O FETICHISMO IDEOLÓGICO E O PAPEL DOCENTE: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR NOS DOCUMENTOS OFICIAIS

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v4i3.444

Resumo

O presente artigo tem como fim, investigar como o fetiche ideológico presente nos documentos oficiais de natureza internacional e nacional, interferem na formação inicial e continuada dos docentes. De modo geral, a formação docente no Brasil se deu de forma lenta e retrógrada em sua trajetória, podendo ser percebido avanços mais significativos a partir da década de 1990, especialmente com a Conferência de Jomtien, na Tailândia. Acerca da metodologia, nossos estudos se darão no campo da pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e documental A primeira possibilitou compreender o real e desmistificar falsas consciências acerca do que é a Ideologia e o Papel do Estado frente as demandas do sistema econômico. No que se refere à análise documental, foram enfatizados documentos (diretrizes, manuais, leis, relatórios técnicos e o, Censo da Educação – em especial, o esforço docente quanto a sua formação). Fez-se uso, como método de análise, do materialismo histórico-dialético tendo em vista que nosso caminho como sujeitos que pesquisam norteia-se no referencial onto-marxiano, que tem como objeto o homem e sua história. Previamente consideramos que fazer a análise do fenômeno por meio deste método nos garante o exame do ser real e suas formas necessárias de consciência oriundas de movimentos reais do ser social. Ademais, buscamos encontrar ações e metas que garantam um olhar mais sensível aos profissionais da educação.

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Biografia do Autor

Stephanie Barros Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação (PPGE/UECE). Professora da Educação Básica (SME/Fortaleza), Ceará, Brasil.

Priscilla Brito Tavares, Universidade de Fortaleza

Doutoranda em Psicologia (PPGPSI/UNIFOR). Professora da Educação Básica (SME/Fortaleza), Ceará, Brasil.

Caio Cesar da Silva Araújo, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Educação (PPGE/UFC), Ceará, Brasil.

Francisca Gabriella Brito Tavares, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Antropologia (PPGA-UFC/UNILAB). Professora do Atendimento Educacional Especializado (SME/Fortaleza), Ceará, Brasil.

Maria das Graças Barros, Universidade do Ceará

Mestranda em Saúde Coletiva (PPGSC/UNIFOR). Professora da Educação Básica (SME/Fortaleza), Ceará, Brasil.

Viviane Sampaio da Silva, Universidade do Ceará

Mestranda em Saúde Coletiva (PPGSC/UNIFOR). Professora da Educação Básica (SME/Fortaleza), Ceará, Brasil.

Raquel Linhares Rodrigues Vieira, Secretaria Municipal de Educaçaõ de Fortaleza

Especialista em Letramento e Alfabetização (FAMEESP). Professora da Educação Básica (SME/Fortaleza), Ceará, Brasil.

Rilena Borges Costa, Secretaria Municipal de Educaçaõ de Fortaleza

Especialista em Gestão Escolar (UFC). Supervisora Escolar (SME/Fortaleza), Ceará, Brasil.

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Publicado

03-09-2024

Como Citar

Araújo, S. B., Tavares, P. B., Araújo, C. C. da S., Tavares, F. G. B., Barros, M. das G., da Silva, V. S., Vieira, R. L. R., & Costa, R. B. (2024). O FETICHISMO IDEOLÓGICO E O PAPEL DOCENTE: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR NOS DOCUMENTOS OFICIAIS. Journal of Education Science and Health, 4(3), 1–16. https://doi.org/10.52832/jesh.v4i3.444

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS