O lúdico no ensino de Matemática: uma revisão sobre o uso de jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem

The use of didactic games as a complementary method of the teaching-learning process

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v3i1.187

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Jogos, Ludicidade

Resumo

A educação é a chave do desenvolvimento pleno de qualquer cidadão, a escola acompanha esse desenvolvimento ao longo de muitos anos, buscando associar as disciplinas com a vida cotidiana dos estudantes. A disciplina de Matemática está presente em todo o período escolar, muitas vezes sendo vista como a mais difícil pelos estudantes, fator esse que está associado à dificuldade que os estudantes têm de ver a aplicação da Matemática no cotidiano, o que dificulta ou até mesmo distancia o interesse do estudante pelo conteúdo. A presente pesquisa tem como objetivo descrever a importância do uso de jogos didáticos em aulas de Matemática para a aprendizagem dos estudantes. Para ter um panorama de como os jogos e materiais lúdicos podem auxiliar no ensino de matemática foi realizada uma pesquisa bibliográfica e após uma análise de artigos nacionais e internacionais disponíveis em bancos de dados como Google Acadêmico, Pubmed e Scientific Electronic Library Online (SciELO) com dados dos últimos 20 anos (2003-2023). Na literatura encontramos várias revisões, mas poucos estudos de casos, experimentos práticos com estudantes das séries finais do ensino fundamental. Nos artigos analisados todos os estudos apresentaram resultados favoráveis para a aplicação de jogos e recursos lúdicos no ensino de matemática. É possível concluir que os jogos e os recursos didáticos lúdicos auxiliam no ensino de matemática, ajudando o professor a aproximar o conteúdo desenvolvido a realidade cotidiana dos estudantes, mostrando que a matemática está presente em todos os campos da nossa vida, podendo ser aprendida de forma divertida e dinâmica.

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Biografia do Autor

Eduarda Medran Rangel, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais – Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora na Prefeitura Municipal de Rio Grande, RS, Brasil. Supervisora do PIBID-FURG.

Adrize Medran Rangel, Universidade Federal de Pelotas

Formada no curso Técnico em Química do Instituto Federal Sul Rio-Grandense, licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de Franca e pós-graduada em Psicologia da Educação pela Faculdade do Paraná de Educação Superior. Mestranda no PPG em Ciências Ambientais da UFPel.  Tenho experiência com encapsulação, rotulagem, embalagem e peso médio de fármacos; Análises físico-químicas dos fertilizantes organominerais, minerais e matérias-primas; Análises físicas: preparo e quarteamento de amostras, granulometria, dureza e umidade; Análises químicas: Nitrogênio total, Fósforo solúvel em CNA + água, Potássio solúvel em água, Cloro solúvel em água, Carbono orgânico; Análise e controle de água de caldeira. Experiência como líder de equipe e processo de produção de fertilizante fluido, verificando o funcionamento dos equipamentos, distribuindo tarefas a ser executadas; organizando as produções diárias, acompanhando e analisando o processo produtivo (produção do produto, qualidade, embalagens, rótulos); ordem de fabricação, acompanhamento e produção de selos da produção de adubo organo-mineral.

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Publicado

28-02-2023

Como Citar

Medran Rangel, E., & Medran Rangel, A. (2023). O lúdico no ensino de Matemática: uma revisão sobre o uso de jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: The use of didactic games as a complementary method of the teaching-learning process. Journal of Education Science and Health, 3(1), 01–09. https://doi.org/10.52832/jesh.v3i1.187

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO

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