Relato de experiência sobre a prática pedagógica em ciências: em busca de uma docência reflexiva
DOI:
10.52832/jesh.v3i2.193Palavras-chave:
Ciências, Prática docente, Professor reflexivoResumo
O professor desempenha um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem e é um sujeito em permanente formação, visto que diversos elementos constituem a prática docente. O objetivo desta pesquisa foi analisar a nossa prática docente durante o primeiro ano atuando como docentes de Ciências da Natureza na rede municipal de ensino do município de Rio Grande, Rio Grande do Sul. Para atingir este objetivo, utilizamos a metodologia baseada em uma abordagem qualitativa, na qual os dados foram coletados por meio de uma análise documental utilizando as observações escritas em um diário. Considerando a reflexão acerca da prática pedagógica, conclui-se que a prática docente envolveu características relacionadas à afetividade e estratégias metodológicas, como aula expositiva e dialogada, utilização de ilustrações, mapa conceitual, tecnologias, atividades lúdicas como jogos e história em quadrinhos. Além disso, vários foram os desafios enfrentados durante esse período, principalmente os que se referem ao ensino remoto e à pandemia.
Downloads
Métricas
Referências
Anastasiou, L. G. C. (2015). Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. In: Anastasiou, Léa G. C.; Alves, Leonir P. (Org.). Processos de ensinagem na universidade: Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10 ed. Joinville: Univille, 15-44.
Anastasiou, l. G. C. & Alves, L. P. (2015). Estratégias de ensinagem. In: Anastasiou, Léa G. C.; Alves, Leonir P. (Org.). Processos de Ensinagem na universidade: Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10 ed. Joinville: Univille, 67-100.
André, M. E. D. A. (2016). Formar o professor pesquisador para um novo desenvolvimento profissional. In:
André, M. E. D. A. (Org.). Práticas inovadoras na formação de professores. 4 ed. Campinas: Papirus, 17-34.
Cardoso, T. F.; Garcez, D. K.; Rangel, E. M.; Silva, E. F. (2021). Os desafios do ensino remoto durante a pandemia: relatos de caso na área das Ciências Biológicas em instituições de ensino no extremo sul do Brasil. In: Damasceno, Mônica M. S.; Alves, Francione C. (Org.). Educação em foco: teoria e prática. Iguatu: Quipá Editora, 1, 1-450.
Cunha, M. I. (2012). O bom professor e sua prática. 24 ed. Campinas: Papirus.
Cunha, M. I. A docência como ação complexa. In: Cunha, M. I. (org). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin; Brasília: Capes, 2010. p. 19-34.
Darling-Hammond, L. (2015). A importância da formação docente. Cadernos Cenpec | Nova série, 4 (2). https://doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i2.303
Dellabona, S. R. & Mendes, S. M. S. (2004). O lúdico na educação infantile: jogar, brincar, uma forma de educar. Revista de educação técnico científica do ICPG, 1 (4).
Farias, I. M. S.; Sales, J. O. C. B.; Braga, M. M. S. C. & França, M. S. L. M. (2011). Didática e docência: aprendendo a profissão. 1 ed. Brasília: Liber Livro.
Faria, F. C. (2017). A prática docente e seu papel na formação de professores. Revista Brasileira de Educação, 739-747.
Garcez, D. K. (2020). O bom professor de biologia e sua prática na voz das professoras em formação. 2020. 29 f. Artigo monográfico (Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados) - Instituto Federal Sul-rio-grandense/campus Pelotas.
Gomes, M. M., Gomes, F. das C., de Araujo Neto, B. B., de Sousa Moura, N. D., de Almeida Melo, S. R., de Araujo, S. F., do Nascimento, A. K. & de Morais, L. M. D. (2019). Reflexões sobre a formação de professores: características, histórico e perspectivas. Revista Educação Pública, 19 (15). https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/15/reflexoes-sobre-a-formacao-de-professores-caracteristicas-historico-e-perspectivas
Libâneo, J. C. (2005). Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 2 ed. São Paulo: Cortez.
Lopes, Rita C. S. (2017). A relação professor aluno e o processo ensino aprendizagem. Dia a dia e educação, v. 9. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1534-8.pdf. Acesso em: 24 de agosto de 2020.
Luckesi, C. C. (2002). Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 12 ed. São Paulo: Cortez.
Lüdke, M. & André, M. E. D. A. (2013). Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: GEN.
Masetto, M. T. (2003). Competência pedagógica do professor universitário. 1 ed. São Paulo: Summus.
Martins, C. R. Q. (2017). Repositório institucional na perspectiva de bibliotecários gestores: Possibilidades para a implantação no Instituto Federal Sul-rio-Grandense. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Tecnologia) – Programa de Pós-graduação em Educação, IFSul, Pelotas.
Modelski, D., Giraffa, L. M. M. & Casartelli, A. de O. (2019). Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, 45 (0). https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945180201
Naranjo, M. (2010). Quadrinhos e educação: parceria que dá certo, 2010. Obtido em www.universohq.com/quadrinhos/hq_educacao.cfm
Pimenta, S. G. (1997). O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. 3 ed. São Paulo: Cortez.
Prodanov, C. C. & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale.
Yan, T., Teo, E. W., Lim, B. H. & Lin, B. (2022). Evaluation of competency and job satisfaction by positive human psychology among physical education teachers at the university level: A systematic review. Frontiers in Psychology, 13, 1084961. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.1084961
Tavares, R. (2007). Construindo mapas conceituais. Ciências & Cognição, 4 (12), 72-85.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Journal of Education Science and Health
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.