AUTISMO: PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO REGULAR EM UMA ESCOLA DE CAXIAS, MARANHÃO, BRASIL
DOI:
10.52832/jesh.v1i3.33Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, Inclusão, Ensino FundamentalResumo
No ambiente escolar, percebe-se que ainda há dificuldade por parte dos professores para trabalhar com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Um aspecto que ainda se configura um desafio a ser vencido pelos docentes é a elaboração de práticas educativas que atraiam a atenção desses alunos e que contribuam no processo de aprendizado dessas crianças. O presente estudo tem como objetivo conhecer e compreender as práticas educativas no ensino regular para alunos autistas, levando em consideração que é um tema de suma importância para o processo de inclusão dessas crianças no contexto escolar. Como instrumento de coleta de informações, foi realizada entrevista com professores de uma escola de ensino fundamental da rede municipal da cidade de Caxias – MA, que tinham alunos autistas matriculados em suas salas de ensino regular. Evidenciou-se nos relatos dos professores a presença de adaptações dos conteúdos em suas aulas. Esse é um aspecto positivo, pois os professores estão buscando formas para que o aluno compreenda o assunto repassado. Constatou-se também que os professores não têm recebido nenhuma capacitação oferecida pela escola ou pelo município para trabalhar com alunos autistas. Pode-se notar que nesse ponto a escolar regular está deixando a desejar. Verifica-se a necessidades de nova investigações sobre o tema em questão, visto que há uma busca por práticas educativas e metodologias que envolvem o ato de ensinar alunos autistas.
Downloads
Métricas
Referências
Almeida, J. R. S., & Almeida, M. B. (2008). O processo ensino-aprendizagem permeado pela avaliação contínua. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1516-8.pdf Acesso: 18/Jan/2019.
APA. (2014). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-V. (5. ed.). Porto Alegre: Artmed.
Banda, D. R., & Grimmett, E. (2008). Enhancing social and transition behaviors of persons with autism through activity schedules: A review. Education and Training in Developmental Disabilities, 43(3), 324-333.
Barberini, K. Y. (2016). A escolarização do autista no ensino regular e as práticas pedagógicas. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, 16(1), 46-55. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151903072016000100006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 17/Ago/2021 DOI: https://doi.org/10.22310/1809-4139/cpdd.v16n1p46-55
Brasil (1994). Declaração de Salamanca. Conferência Mundial sobre Educação para Necessidades Especiais: Acesso e Qualidade. Salamanca.
Brasil (1996). Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 06/Jun/2018.
Brasil (2008). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília.
Brasil (2015). Congresso Nacional. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso: 05/Jun/2018.
Chizzotti, A. (2008). Pesquisa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes.
Cunha, E. (2011). Autismo e inclusão. Psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. Rio de Janeiro: Wark.
Graciolli, M. M., & Bianchi, R.C. (2014). Educação do autista no ensino regular: um desafio à prática pedagógica. Nucleus, 11(2), 125-138. https://doi.org/10.3738/1982.2278.989 DOI: https://doi.org/10.3738/1982.2278.989
IBGE (2010). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=210300 Acesso em: 05/Jun/2018.
INEP (2017). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar. Disponível em: http://www.qedu.org.br/cidade/4300-caxias/censoescolar? year=2017&dependence=0&localization=0&education_stage=0&item=Acesso em: 04/Jul/2018.
Lemos, E. L. de M. D., Salomão, N. M. R., & Agripino-Ramos, C. S. (2014) Inclusão de crianças autistas: um estudo sobre interações sociais no contexto escolar. Revista Brasileira de Inclusão Escolar, 20(1), 117-130. https://doi.org/10.1590/S1413-65382014000100009 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382014000100009
Magalhães, C. de J. S., Moraes, C. S., Cruz, J. G. M., & Sampaio, L. M. T. (2017). Práticas inclusivas de alunos com TEA: principais dificuldades na voz do professor e mediador. Revista on line de Política e Gestão Educacional, 21(2), 1031-1047. https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10386 DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp2.2017.10386
Melo, C. C. S. (2016) Estratégias pedagógicas direcionadas ao aluno com autismo no ensino fundamental. (Monografia – Graduação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte).
Salgado, A. M. (2012). Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas: o trabalho do professor e o olhar para o sujeito. (Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil). Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/28518/R%20-%20D%20 %20ANDRESSA%20MATTOS%20SALGADO.pdf?sequence=1&isAllowed=yAcesso em: 06/dez/2018.
Silva, K. F. W. da. (2007). Inclusão escolar de alunos com deficiência mental: possíveis causas do insucesso. (Dissertação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil). Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/17040>. Acesso em: 06/dez/2018.
Silva, M. M. F, Barros, R. P. S, Lopes, L. C. S, & Teles, M. C. (2020). A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no ensino regular. Anais do VII Congresso Nacional de Educação. Disponível: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID3588_28092020215417.pdf. Acesso em: 17/ago/2021.
Silveira, K. A., Enumo, S. R. F., & Rosa, E. M. (2012). Concepções de professores sobre inclusão escolar e interações em ambiente inclusivo: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Educação Especial, 18(4), 695-708. https://doi.org/10.1590/S1413-65382012000400011 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-65382012000400011
Teles, F. M., Resegue, R., & Puccini, R. F. (2013). Habilidades funcionais de crianças com deficiências em inclusão escolar: barreiras para uma inclusão efetiva. Ciência e saúde coletiva, 18(10), 3023-3031. https://doi.org/10.1590/S1413-81232013001000027 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232013001000027
Teodoro, G. C., Godinho, M. C. S., & Hachimine, A. H. F. (2016). A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Fundamental. Research, Society and Development, 1(2), 127-143. DOI: https://doi.org/10.17648/rsd-v1i2.10
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Journal of Education Science and Health
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.