TOCA O SOM DJ! SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE SEXUALIDADE COM O USO DE MÚSICAS E VIDEOCLIPES
DOI:
10.52832/jesh.v1i3.30Palavras-chave:
Educação sexual. , Aprendizado pela música, Sexualidade e adolescênciaResumo
A sexualidade é um tema transversal importante a ser debatido no ambiente escolar. Por se tratar de uma temática que, por vezes, devido a uma má condução pode gerar polêmicas desnecessárias, optou-se por fazer leituras de videoclipes e músicas que estão no contexto cotidiano da vida dos jovens. Nesse sentido, foram preparadas 10 aulas, para uma turma de 34 alunos, idades entre 16 a 17, Educação de Jovens e Adultos II, 8º E 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal, de Vitória da Conquista, Bahia, Nordeste do Brasil. O objetivo desse trabalho foi desenvolver uma sequência didática (SD) sobre o tema sexualidade por meio de músicas e videoclipes. Na maioria das vezes o assunto é negligenciado no ambiente escolar, principalmente por ferir a moralidade imposta pelo padrão da sociedade contemporânea conservadora. No entanto, é tema transversal e obrigatoriamente deve estar presente no currículo da educação básica, sobretudo fundamentando debates sobre gravidez na adolescência, métodos contraceptivos, infecções sexualmente transmissíveis, respeito ao corpo, dentre outros. Por meio da Sequência didática aplicada foi possível levantar o debate da sexualidade dentro produções culturais diversas, essa abordagem suscinta a utilização dos conhecimentos populares e multiculturais em sala de aula e ilustra bem o diálogo entre saberes científicos e as questões culturais como a música e as produções audiovisuais.
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