O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM PERÍODO DE PANDEMIA COVID-19: relatos de professores de Biologia em formação inicial
DOI:
10.52832/jesh.v1i3.26Palavras-chave:
Docência, Ensino de Biologia, Ensino remoto, Formação inicialResumo
Ao ser relatado sobre a educação neste período pandêmico, nota-se que não foi somente o método de ensino que sofreu alterações, do ensino presencial para o ensino remoto, mas também, a percepção dos alunos referente aos processos de ensino e aprendizagem. Discorrendo sobre estudantes do nível superior, em especial das licenciaturas, nota-se que ainda durante a Pandemia houve uma busca para que fosse possível a “permanência” no ensino remoto. Logo, pensando nisto e nas demais demandas existentes dentro da formação do futuro professor, este trabalho tem como objetivo discorrer sobre o papel do Programa Residência Pedagógica (PRP) na construção de uma visão crítica e reflexiva de licenciandos em Biologia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), durante o período de pandemia da Covid-19. Para a realização deste estudo foi adotado metodologia no formato de relato, bem como análise documentais que pudessem fundamentar a escrita deste estudo e o conhecimento do PRP, ademais, a concepção de licenciandos por meio de observações durante a participação no PRP foram essenciais para a construção deste relato. Constatou-se que as atividades do PRP de forma remota dificultaram a observação da prática docente por parte dos professores em formação inicial. Contudo, o Programa auxilia a busca do licenciando em compreender como ocorre o trabalho docente e apresentou os desafios do ensino de Biologia em tempos pandêmicos.
Downloads
Métricas
Referências
Barros, F. C., & De Paula Vieira, D. A. (2021). Os desafios da educação no período de pandemia. Brazilian Journal of Development, 7(1), 826-849. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-056
Bezerra, N. P. X., Veloso, A. P., & Ribeiro, E. (2021). Ressignificando a prática docente: experiências em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, 3(2), 323917-323917. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v2i3.3917
Bittencourt, R. N. (2020). Pandemia, isolamento social e colapso global. Revista Espaço Acadêmico, 19(221), 168-178.
Cericato, I. L. (2016). A profissão docente em análise no Brasil: uma revisão bibliográfica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 97(246), 273-289 DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/373714647
Corrêa, A. K., Santos, R. A. D., Souza, M. C. B. D. M., & Clapis, M. J. (2011). Metodologia problematizadora e suas implicações para a atuação docente: relato de experiência. Educação em Revista, 27(3), 61-77. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000300004
Cunha, L. F. F. D., Silva, A. D. S., & Silva, A. P. D. (2020). O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação.
David, M. M. M., & Moreira, P. C. (2013). Formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. Autêntica.
Da Silva, K. A. C. P., & Cruz, S. P. (2018). A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento-Diálogos em Educação, 27(2), 227-247. DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8062
Dos Santos Junior, V. B., & Da Silva Monteiro, J. C. (2020). Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista encantar-educação, cultura e sociedade, 2, 01-15. DOI: https://doi.org/10.46375/encantar.v2.0011
Garcia, T. C. M., Morais, I. R. D., Zaros, L. G., & Rêgo, M. C. F. D. (2020). Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas.
Goedert, L. (2004). A formação do professor de biologia na UFSC e o ensino da evolução biológica.
Leal, J. C., De Carvalho Oliveira, E. R., & Tavares, J. O. (2020, December). O desafio da implantação do programa residência pedagógica do unifor-mg durante a pandemia da covid-19. In xvi mostra integrada de pesquisa e extensão.
Martins, V., & Almeida, J. (2020). Educação em Tempos de Pandemia no Brasil: Saberesfazeres escolares em exposição nas redes. Revista Docência e Cibercultura, 4(2), 215-224. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.51026
Moreira, J. A., Henrrique, S., & Barros D. M. V. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, 351-364. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123
Moretti, V. D. (2011). A articulação entre a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: o caso da Residência Pedagógica da Unifesp. Educação, 34(3), 385-900.
Nacarato, A. M. (2016). A parceria universidade-escola: utopia ou possibilidade de formação continuada no âmbito das políticas públicas?. Revista Brasileira de Educação, 21(66), 699-716. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216636
Nóvoa, A. (2000). Universidade e formação docente. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 4, 129-138. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832000000200013
Paula, V. M., Da Silva, A. C., Da Rocha, J. P., & De Lima, D. V. M. (2021). Percepções de licenciandos em ciências biológicas sobre a relevância do PIBID para a formação do futuro professor de biologia. Scientia Naturalis, 3(1). DOI: https://doi.org/10.29327/269504.3.1-6
Peixoto, N. M. D. S. M., & Peixoto, T. A. D. S. M. (2016). Prática reflexiva em estudantes de enfermagem em ensino clínico. Revista de Enfermagem Referência, 4(11), 121-132. DOI: https://doi.org/10.12707/RIV16030
Pereira, J. E. D. (1999). As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação & sociedade, 20(68), 109-125. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000300006
Silva, F., & Neto, M. B. S. (2021). Contribuições do programa residência pedagógica da Universidade Estadual do Ceará na formação de professores da educação básica. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 13(26), 137-154. DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.405
Souza, L. C., & Dini, N. F. (2010). Discursos sobre homossexualidade e gênero na formação docente em biologia. Pro-Posições, 21(3), 119-134. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73072010000300008
Vasconcelos, C., Praia, J. F., & Almeida, L. S. (2003). Teorias de aprendizagem e o ensino/aprendizagem das ciências: da instrução à aprendizagem. Psicologia escolar e educacional, 7(1), 11-19. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572003000100002
Veiga, I. P. A. (2008). Profissão Docente. Papirus Editora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Journal of Education Science and Health
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.