JOGOS MATEMÁTICOS:RECURSOS POTENCIALIZADORES DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TEA

Autores/as

DOI:

10.52832/jesh.v4i3.453

Palabras clave:

Inclusão. Ensino. Aprendizagem. Jogo.

Resumen

O processo de ensino aprendizagem ocorre diante das complexidades, próprias da natureza humana e outras emergidas dos diversos contextos sociais que se revelam a partir de fatores socioeconômicos, culturais e políticos. O presente estudo tem como objetivo refletir acerca dos jogos matemáticos como recursos potencializadores da aprendizagem de alunos com TEA. Tendo como questão problema: como os jogos matemáticos enquanto recursos pedagógicos potencializam a aprendizagem de alunos com TEA? O percurso metodológico se fundamenta numa abordagem qualitativa, do tipo de pesquisa bibliográfica e de campo. Os recursos pedagógicos elaborados envolveram jogos com materiais concretos, os quais possibilitaram a interação do aluno com os conceitos matemáticos abordados tanto na sala regular quanto no AEE, oportunizando assim experiências diversificadas em relação ao ensino e aprendizagem matemática. Sendo assim, a matemática assume um papel essencial, visto que oportuniza ao discente a capacidade de raciocinar, contar, refletir, pensar, imaginar, criar, assim como a concentração e atenção estimulando a autoestima pois passa a confiar em si mesmo, se relacionando melhor com a sociedade na qual está inserido, já que o ensino de conceitos matemáticos procura buscar o desenvolvimento cognitivo lógico-matemático oportunizando crescimento e amadurecimento mental e intelectual. A experiência e reflexões aqui expostas não findam o debate sobre os jogos matemáticos enquanto recursos potencializadores de aprendizagem em alunos com TEA, longe disso, acreditamos que estudos precisam ser contínuos e permanentes, tanto em formação inicial quanto formação continuada de profissionais que atuam na educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Sandra da Conceição Cunha Cunha, Instituto Federal do Piauí

Mestre em Educação - Universidade Federal do Piauí (UFPI)/ Instituto Federal do Piauí - Pedagoga, Piauí, Brasil.

Roseanne Bruna Santos Araújo, Instituto Federal do Piauí

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (IFPI), ), pós-graduada lato sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional – Universidade Vale do Acarau (UVA) e em Currículo e Prática Docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental (UFPI), cursista da pós-graduação lato sensu em Atendimento Educacional Especializado (UFPI). Graduada em Pedagogia (UFPI). Técnica em Assuntos Educacionais – Instituto Federal do Ceará, experiência na Educação Básica anos iniciais e membro no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE).

Maria da Conceição Gomes de Souza, Instituto Federal do Piauí

Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, Educação Especial e Inclusiva (FABRAS), especialista em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (UFPI), Cursista na especialização em AEE- Atendimento Educacional Especializado (Ensino Fundamental, Médio e Superior) pela (UFPI), Cursista na especialização em Educação Infantil e Desenvolvimento (UFPI). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (UESPI). Experiência na docência na educação básica na rede municipal de Piripiri. Atualmente exerce a função de Profissional de Apoio ao Ensino - no Instituto Federal do Piauí (IFPI) em regime contrato terceirizado.

Citas

Abreu, C. I. P. de O.; Amaral, A. V. M.; & Pantano, T. (2022). Treino de matemática para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista. 1ª Ed. Santana de Parnaíba/SP: Manole. DOI: https://doi.org/10.21711/2319023x2022/pmo108

Ananias, B. R.; & Pessoa, C. A. dos S. (2015). O Uso do Material Manipulativo e do Cálculo Mental na Resolução de Problemas de Multiplicação por Alunos do 3° ano do Ensino Fundamental. Cadernos do IME - Série Matemática (online). v. 9. Disponível em: https://www.e -publicacoes.uerj.br/index.php/cadmat/article/view/15289/16064. Acesso em: 12 Abr. 2024.

Aranão, I. V. D. (1996). A matemática através de brincadeiras e jogos. Campinas-SP: Papirus, 1996.

Braz, L. H. C.; Morais, Á. R. S.; Miranda, P. K.; & De Oliveira, P. R. (2018). O jogo e o ensino de matemática: uma experiência de revisão de conceitos aritméticos básicos com alunos do 1º ano do ensino médio. ForScience, 6(1). DOI: https://doi.org/10.29069/forscience.2018v6n1.e349

Carvalho Filho, J. E. C. (2006). Educação científica na perspectiva bachelardiana: ensino enquanto formação. ENSAIO - Pesquisa em Educação em Ciências, 8 (1), 9-22. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172006080102

Cruz, A. P.; Panossian, M. L. Jogos matemáticos: análise de propostas inclusivas para potencializar o cálculo mental. Revista Educação Especial. v. 34. 202 -Santa Maria. Disponível em: Fundamental. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(4), 106–117. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i4.10342. Acesso em: 14 abril 2024.

Gonçalves, A. T., Almeida, W. R. de, & Silva, J. F. da. (2019). Batalha Naval Matemática: um relato da aplicação de jogos matemáticos no Ensino DOI: https://doi.org/10.30612/tangram.v2i4.10342

Grando, R. C. (2000) O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Orientadora: Lucila Diehl Tolaine Fini. 239p. Tese, Doutorado em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. Disponível em: https://pedagogiaaopedaletra.com/wp-content/uploads/2012/10/O-CONHECIMENTO-MATEM%C3%81TICO-E-O-USO-DE.pdf. Acesso em: 11 abril 2024.

Minayo, M. C. de S. (2004). (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 23. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

Moretti, V. D.; Souza, N. M. M. (2015). Educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: Princípios e práticas pedagógicas. 1. ed. São Paulo: Cortez.

Moura, M. O. de. (1992). O Jogo e a Construção do Conhecimento Matemático. Publicação séries e ideias. n. 10. São Paulo 1992. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_10_p045-053_c.pdf. Acesso em: 20 mar. 2019. Acesso em: 10 abril 2024.

Oliveira, C. H.; Trindade, V. M. T; & Robaina, J. V. L. (2018). Uso do console Xbox 360º com kinect no ensino de Matemática e Ciências. In: ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS, 2. Porto Alegre. Anais. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/205986/001108988.pdf?sequence=1. Acesso em: nov. 2023.

Páscoa, E. G., Godinho, M. S. F., & Targino de Moura, F. M. (2020). Jogos matemáticos como recurso didático no ensino da subtração: o discurso docente. Horizontes, 38(1), e020052. https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.913. Acesso em: 14 abril 2024. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v38i1.913

Pereira, P. (2017). Jogos matemáticos e mediação docente. Revista on-line de Política e Gestão Educacional. 21(3), 1484 -1498, set./dez. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10285/71. Acesso em: 14 abril. 2024. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n3.2017.10285

Vygotsky, L. S. (1989). A formação social da mente. São Paulo: Martins

Publicado

02/09/2024

Cómo citar

Cunha, S. da C. C., Santos Araújo, R. B., & Gomes de Souza, M. da C. (2024). JOGOS MATEMÁTICOS:RECURSOS POTENCIALIZADORES DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TEA. Journal of Education Science and Health, 4(3), 1–11. https://doi.org/10.52832/jesh.v4i3.453

Número

Sección

EDUCAÇÃO E ENSINO