JOGOS MATEMÁTICOS:RECURSOS POTENCIALIZADORES DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM TEA
DOI:
10.52832/jesh.v4i3.453Palavras-chave:
Inclusão. Ensino. Aprendizagem. Jogo.Resumo
O processo de ensino aprendizagem ocorre diante das complexidades, próprias da natureza humana e outras emergidas dos diversos contextos sociais que se revelam a partir de fatores socioeconômicos, culturais e políticos. O presente estudo tem como objetivo refletir acerca dos jogos matemáticos como recursos potencializadores da aprendizagem de alunos com TEA. Tendo como questão problema: como os jogos matemáticos enquanto recursos pedagógicos potencializam a aprendizagem de alunos com TEA? O percurso metodológico se fundamenta numa abordagem qualitativa, do tipo de pesquisa bibliográfica e de campo. Os recursos pedagógicos elaborados envolveram jogos com materiais concretos, os quais possibilitaram a interação do aluno com os conceitos matemáticos abordados tanto na sala regular quanto no AEE, oportunizando assim experiências diversificadas em relação ao ensino e aprendizagem matemática. Sendo assim, a matemática assume um papel essencial, visto que oportuniza ao discente a capacidade de raciocinar, contar, refletir, pensar, imaginar, criar, assim como a concentração e atenção estimulando a autoestima pois passa a confiar em si mesmo, se relacionando melhor com a sociedade na qual está inserido, já que o ensino de conceitos matemáticos procura buscar o desenvolvimento cognitivo lógico-matemático oportunizando crescimento e amadurecimento mental e intelectual. A experiência e reflexões aqui expostas não findam o debate sobre os jogos matemáticos enquanto recursos potencializadores de aprendizagem em alunos com TEA, longe disso, acreditamos que estudos precisam ser contínuos e permanentes, tanto em formação inicial quanto formação continuada de profissionais que atuam na educação.
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