PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ELETRICIDADE PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: TRANSFORMANDO A SALA EM UM LABORATÓRIO

Authors

DOI:

10.52832/jesh.v4i3.442

Keywords:

Ensino de Física., Tecnologia Educacional., Uso de simuladores.

Abstract

Sabe-se que o ensino de Física apresenta dificuldades por trabalhar conceitos abstratos que muitas vezes não se relacionam com o cotidiano dos alunos e de difícil execução de atividades experimentais. Dessa forma, o uso de simuladores se torna uma possibilidade para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta didática para o ensino de eletricidade para o 8º ano usando atividades interativas. Essa proposta foi aplicada em duas turmas de 8º ano e houve atividades expositivas teóricas e atividades práticas com o uso de experimentos e simuladores. Os simuladores se apresentaram como recursos muito interessantes para tornar o ensino desse conteúdo mais interativo e interessante para os alunos, trazendo a possibilidade da experimentação de forma segura e eficaz.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Isabella Capistrano Cunha Soares, Professora de educação básica na oficina do estudante

Professora criativa atuando no Ensino Básico e na Formação Continuada de Professores. Bacharela em Ciências Biológicas com ênfase na modalidade ambiental (2015) e molecular (2016) pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Licenciada em Ciências Biológicas pela UNICAMP (2017). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) pela Unicamp (2020). Especialista em Ensino de Ciências pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2018). Especialista em Ensino Lúdico (2021), em Metodologias Ativas (2021) e em Tecnologias aplicadas ao ensino presencial (2021) pela UniBF / IBFPós. Especialista em Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas ao Ensino de Ciências, IFSP Campinas (2021). Especialista em Ciências da Natureza, suas tecnologias e o mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2023). Especialista em Informática aplicada à Educação pelo IFRJ (2023) Especialista em Arte Educação pela Anhanguera (2023). Licencianda em Pedagogia pelo IFSuldeMinas com previsão de término em jan/2025. Pós graduanda em Educação em Ciências e Matemática pelo IFSP Capivari com previsão de término em julho/2025.Escritora dos livros: "Guia Definitivo do Professor inovador: como inovar a educação no século XXI" e "Desperte o Professor Inovador que existe em você".Parecerista ad hoc da Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio e atua no Comitê Científico da Editora Bonêt. Possui interesse em ensino de ciências, formação de professores, tecnologia educacional e metodologias ativas.

References

Araújo, E. S.; Nascimento, J. L. B.; Silva, J. C.; & Bim, C. F. A. (2021). O uso de simuladores virtuais educacionais e as possibilidades do PhET para a aprendizagem de Física no Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 12(3). DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v12n3a22 DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v12n3a22

Barbosa, C. D.; Soares, N. das N.; Chagas, M. L.; & Ferreira, F. C. L. (2017). O uso de simuladores via smartphone no ensino de ciência como ferramenta pedagógica na abordagem de conteúdos contextualizados de Física. Scientia Plena, 13(1). - DOI: 10.14808/sci.plena.2017.012713 DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012713

Heckler, V.; Saraiva, M. de F. O.; & Oliveira Filho, K. de S. (2007). Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de óptica. Revista Brasileira de Ensino de Física, 29(2). DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172007000200011

Tripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, 31(3),443-466. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf. Acesso em 14 de maio de 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009

Published

04/09/2024

How to Cite

Capistrano Cunha Soares, I. (2024). PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ELETRICIDADE PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: TRANSFORMANDO A SALA EM UM LABORATÓRIO. Journal of Education, Science and Health – JESH, 4(3), 1–10. https://doi.org/10.52832/jesh.v4i3.442

Issue

Section

EDUCAÇÃO E ENSINO