PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ELETRICIDADE PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: TRANSFORMANDO A SALA EM UM LABORATÓRIO

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v4i3.442

Palavras-chave:

Ensino de Física., Tecnologia Educacional., Uso de simuladores.

Resumo

Sabe-se que o ensino de Física apresenta dificuldades por trabalhar conceitos abstratos que muitas vezes não se relacionam com o cotidiano dos alunos e de difícil execução de atividades experimentais. Dessa forma, o uso de simuladores se torna uma possibilidade para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta didática para o ensino de eletricidade para o 8º ano usando atividades interativas. Essa proposta foi aplicada em duas turmas de 8º ano e houve atividades expositivas teóricas e atividades práticas com o uso de experimentos e simuladores. Os simuladores se apresentaram como recursos muito interessantes para tornar o ensino desse conteúdo mais interativo e interessante para os alunos, trazendo a possibilidade da experimentação de forma segura e eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isabella Capistrano Cunha Soares, Universidade Estadual de Campinas

Professora criativa atuando no Ensino Básico e na Formação Continuada de Professores. Bacharela em Ciências Biológicas com ênfase na modalidade ambiental (2015) e molecular (2016) pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Licenciada em Ciências Biológicas pela UNICAMP (2017). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) pela Unicamp (2020). Especialista em Ensino de Ciências pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2018). Especialista em Ensino Lúdico (2021), em Metodologias Ativas (2021) e em Tecnologias aplicadas ao ensino presencial (2021) pela UniBF / IBFPós. Especialista em Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas ao Ensino de Ciências, IFSP Campinas (2021). Especialista em Ciências da Natureza, suas tecnologias e o mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2023). Especialista em Informática aplicada à Educação pelo IFRJ (2023) Especialista em Arte Educação pela Anhanguera (2023). Licencianda em Pedagogia pelo IFSuldeMinas com previsão de término em jan/2025. Pós graduanda em Educação em Ciências e Matemática pelo IFSP Capivari com previsão de término em julho/2025.Escritora dos livros: "Guia Definitivo do Professor inovador: como inovar a educação no século XXI" e "Desperte o Professor Inovador que existe em você".Parecerista ad hoc da Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio e atua no Comitê Científico da Editora Bonêt. Possui interesse em ensino de ciências, formação de professores, tecnologia educacional e metodologias ativas.

Referências

Araújo, E. S.; Nascimento, J. L. B.; Silva, J. C.; & Bim, C. F. A. (2021). O uso de simuladores virtuais educacionais e as possibilidades do PhET para a aprendizagem de Física no Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 12(3). DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v12n3a22 DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v12n3a22

Barbosa, C. D.; Soares, N. das N.; Chagas, M. L.; & Ferreira, F. C. L. (2017). O uso de simuladores via smartphone no ensino de ciência como ferramenta pedagógica na abordagem de conteúdos contextualizados de Física. Scientia Plena, 13(1). - DOI: 10.14808/sci.plena.2017.012713 DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012713

Heckler, V.; Saraiva, M. de F. O.; & Oliveira Filho, K. de S. (2007). Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de óptica. Revista Brasileira de Ensino de Física, 29(2). DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172007000200011

Tripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, 31(3),443-466. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf. Acesso em 14 de maio de 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009

Downloads

Publicado

04-09-2024

Como Citar

Capistrano Cunha Soares, I. (2024). PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ELETRICIDADE PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: TRANSFORMANDO A SALA EM UM LABORATÓRIO. Journal of Education Science and Health, 4(3), 1–10. https://doi.org/10.52832/jesh.v4i3.442

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO