PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ELETRICIDADE PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: TRANSFORMANDO A SALA EM UM LABORATÓRIO
DOI:
10.52832/jesh.v4i3.442Palabras clave:
Ensino de Física., Tecnologia Educacional., Uso de simuladores.Resumen
Sabe-se que o ensino de Física apresenta dificuldades por trabalhar conceitos abstratos que muitas vezes não se relacionam com o cotidiano dos alunos e de difícil execução de atividades experimentais. Dessa forma, o uso de simuladores se torna uma possibilidade para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta didática para o ensino de eletricidade para o 8º ano usando atividades interativas. Essa proposta foi aplicada em duas turmas de 8º ano e houve atividades expositivas teóricas e atividades práticas com o uso de experimentos e simuladores. Os simuladores se apresentaram como recursos muito interessantes para tornar o ensino desse conteúdo mais interativo e interessante para os alunos, trazendo a possibilidade da experimentação de forma segura e eficaz.
Descargas
Métricas
Citas
Araújo, E. S.; Nascimento, J. L. B.; Silva, J. C.; & Bim, C. F. A. (2021). O uso de simuladores virtuais educacionais e as possibilidades do PhET para a aprendizagem de Física no Ensino Fundamental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 12(3). DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v12n3a22 DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v12n3a22
Barbosa, C. D.; Soares, N. das N.; Chagas, M. L.; & Ferreira, F. C. L. (2017). O uso de simuladores via smartphone no ensino de ciência como ferramenta pedagógica na abordagem de conteúdos contextualizados de Física. Scientia Plena, 13(1). - DOI: 10.14808/sci.plena.2017.012713 DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012713
Heckler, V.; Saraiva, M. de F. O.; & Oliveira Filho, K. de S. (2007). Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de óptica. Revista Brasileira de Ensino de Física, 29(2). DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172007000200011
Tripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, 31(3),443-466. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf. Acesso em 14 de maio de 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Journal of Education Science and Health
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.