TEMPOS DE PANDEMIA: EFEITOS DO ENSINO REMOTO NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BENJAMIN CONSTANT, AMAZONAS, BRASIL
DOI:
10.52832/jesh.v1i3.36Palavras-chave:
Pandemia de COVID-19, Ensino Remoto, Ensino de Química, Tecnologia EducacionaisResumo
A pandemia de SARS-CoV-2 atingiu a população mundial em 2020, ceifando milhares de vidas. Para conter a propagação do vírus na fase inicial da doença (COVID-19), medidas rigorosas de saúde como quarentena e distanciamento social foram tomadas pelos governos dos países, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde. O impacto dessas medidas afetou diversos setores, entre eles a Educação, obrigando instituições de ensino no mundo a fechar as portas e buscar formas alternativas de ensino. Docentes e estudantes precisaram se adaptar rapidamente ao modelo de aulas remotas, o que exigiu mudanças de metodologia de ensino e uso mais intensivo de recursos educacionais digitais. Nesse contexto, esse estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento do ensino remoto e as dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem de Química de um grupo de estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de Benjamin Constant, AM, Brasil, em 2020. Trata-se de um estudo de caso de abordagem quali-quantitativa, no qual os dados foram obtidos por meio de questionários semiestruturados. Embora o ensino remoto tenha sido aprovado pela maioria desses alunos (92%), coexistem alguns obstáculos para uma aprendizagem de fato significativa. Destacam-se a baixa qualidade da rede 4G local, problemas de acesso a recursos educacionais, e o impacto psicológico e social da pandemia na vida dos estudantes. A questão se mostra ainda complexa e demanda mais investigações pela comunidade escolar e governos, no sentido de se obter um melhor aproveitamento do ensino remoto enquanto este for uma opção viável ao processo educacional.
Downloads
Métricas
Referências
Albrecht, L. D., & Krüger, V. (2013). Metodologia tradicional x Metodologia diferenciada: a opinião de alunos. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, Ijuí: Unijui.
https://www.publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/edeq/article/view/2735/2311
Barbosa, A. M., Viegas, M. A. S., & Batista, R. L. N. F. F. (2020). Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, 25(51), 255-280. DOI: https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p255
https://doi.org/10.26843/ae19828632v13n22020p47a60
Belo, T. N., Leite, L. B. P., & Meotti, P. R. M. (2019). As dificuldades de aprendizagem de química: um estudo feito com alunos da Universidade Federal do Amazonas. Scientia Naturalis, 1(3), 1-9.
https://peridiocos.ufac.br/index.php/Scinat/article/view/2540/1448
Bhacana, M. (2021). Benjamin Constant (AM) inicia projeto “Rádio Escola” para minimizar impactos da pandemia na educação. Jornal OTAMBAQUI. https://otambaqui.com.br/benjamin-constant-am-inicia-projeto-radio-escola-para-minimizar-impactos-da-pandemia-na-educacao/
Brasil. (2020). Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19.
Camargo, A. F. (2017). O diálogo na relação professor-alunos: a complexa trama das interações no cotidiano da aula no ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo.
Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (CEBRIM). (2020). Coronavírus. https://www.cff.org.br/userfiles/Coronavirus%20-%20%20Folder.pdf
Da Silva, I. R., & Da Silva, C. R. (2021). O projeto “Aulas em Casa” e a educação remota durante a pandemia do COVID-19: análise da experiência do estado do Amazonas. Revista Educar Mais, 5(1), 25-34. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2220 DOI: https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2220
De Freitas, F. A. M., & Da Silva Santos, E. (2021). Os entraves do ensino remoto para a formação acadêmica no curso de Ciências – Biologia e Química no IEAA/UFAM. Revista Prática Docente, 6(1), e018. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e18.id1020
http://10.23926/RPD.2021.v6.n1.e18.id1020
De Jesus Silva, A. J., De Sousa, B. M., & De Jesus Silva, A. J. (2019). Planificações de sólidos: aplicação como intervenção pedagógica de baixo custo para o ensino de conceitos geométricos para alunos de uma escola de ensino fundamental no oeste do Pará. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 6(2), 168-189. https://revistas.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2798
De Jesus Silva, A. J., & Da Silva Egas, V. S. (2021). Percepção da importância do uso de atividades experimentais na aprendizagem de química de um grupo de estudantes concluintes do ensino médio em uma escola pública em Tefé/AM. Revista Insignare Scientia-RIS, In press. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n1.12155
De Oliveira Gomes, J. (2021). Educação e pobreza: uma construção histórico-social. Journal of Education Science and Health, 1(2), 1-16. https://doi.org/10.52832/jesh.v1i2.15 DOI: https://doi.org/10.52832/jesh.v1i2.15
De Oliveira Paz, M. S., De Almeida, N. R., De Araújo, J. P., & Ramos, A. M. (2021). Envolvimento dos discentes nas atividades escolares em tempos de pandemia do COVID-19: Ações desenvolvidas pelo o IFPA–Campus Paragominas. Research, Society and Development, 10(3), e36310313470.
http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13470 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13470
Do Nascimento, F. G. M., & Da Rosa, J. V. A. (2020). Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia. Brazilian Journal of Development, 6(6), 38513-38525.
https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-409 DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-409
Eleva Plataforma (2021). Metodologia de Ensino: tudo o que voce precisa saber sobre o tema. https://blog.elevaplataforma.com.br/metodologia-de-ensino
Escobar, A. L., Rodriguez, T. D. M., & Monteiro, J. C. (2020). Letalidade e características dos óbitos por COVID-19 em Rondônia: estudo observacional. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 30 (1), 1-10. DOI: https://doi.org/10.1590/s1679-49742021000100019
http://dx.doi.org//S1679-49742021000100019
Figueiredo, A. M., & Souza, S. R. G. (2008). Como elaborar Projetos, Monografias, Dissertações e Teses: Da redação científica à apresentação do texto final. (2. ed.). Rio de Janeiro: Lumen Juris.
Fiori, R., & Goi, M. E. J. (2020). O Ensino de Química na plataforma digital em tempos de Coronavírus. Revista Thema, 18 (ESPECIAL), 218-242. http://dx.doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.218-242.1807 DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.218-242.1807
Flores, J. B., & Do Rosário Lima, V. M. (2021). Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul. Revista Insignare Scientia-RIS, 4(3), 94-109. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i4.12116 DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i4.12116
Forte, R. M. O. (2019). O uso das tecnologias no Ensino de Química. http://www.contadores.cnt.br/noticias/artigos/2019/08/07/o-uso-das-tecnologias-no-ensino-de-quimica
Freitas, A. C. O. (2013). Utilizaçao de recursos visuais e audiovisuais como estrategia no Ensino de Biologia. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas à distância) – Centro de Ciencias da Saúde, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza.
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). (2021). Como se prevenir contra o coronavírus? https://portal.fiocruz.br/pergunta/como-se-prevenir-contra-o-coronavirus
Gerhardt, T. E., & Silveira, D. T. (2009). Métodos de pesquisa. (1. ed.). Porto Alegre: Editora da UFRGS.
Godoy, A. S. (1995). Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, 35(3), 20-29. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000300004
Knechtel, M. R. (2014). Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. (1. Ed.). Curitiba: Intersaberes.
Laia, S. S. (2016). O poder das imagens didáticas na construção do saber no ensino de ciências. (Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina). https://bdm.unb.br/bitstream/10483/14161/1/2016_StefanneSouzaLaia_tcc.pdf
Leão, D. M. M. (1999). Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. Cadernos de pesquisa, (107), 187-206. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15741999000200008
https://www.scielo.br/j/cp/a/PwJJHWcxknGGMghXdGRXZbB/?format=pdf&lang=pt
Lima, I. P., & Ferrete, A. A. S. S. (2020). WhatsApp em práticas de ensino e aprendizagem em tempo de pandemia. Anais Educon 2020, São Cristóvão, 14(8), 1-15. http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.08.15 DOI: https://doi.org/10.29380/2020.14.08.15
Marques, R. C., Silveira, A. J. T., & Pimenta, D. N. (2020). A Pandemia de COVID-19: interseções e desafios para a história da saúde e do tempo presente. In: Reis, Tiago Siqueira, et al. (Orgs.). Coleção história do tempo presente, volume 3. Boa Vista: Editora da UFRR, pp. 225-249.
Mélo, C. B., Farias, G. D., Nunes, V. R. R., de Andrade, T. S. A. B., & Dalle Piagge, C. S. L. (2021). A extensão universitária no Brasil e seus desafios durante a pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, 10(3), e1210312991. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.12991 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.12991
Miranda, N. F. (2007). Tecnologias digitais no ensino de Química. (Tese de Doutorado, Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação).
Moreira, J. A., Henriques, S., & Barros, D. M. V. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, (34), 351-364.
https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123 DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123
Moreira, J. A., & Schlemmer, E. (2020). Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, 20(26). https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438 DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438
Mota, C. B. (2015). O uso eficiente de apostilas no ensino público e privado. Revista Eletrônica Cientificada FAESB Ano 2, 1(1), 1-10. http://www.faesb.com.br/revista/wp-content/uploads/2015/05/artigo_cris_2015.pdf
Neto, E. B. (2017). O ensino híbrido: processo de ensino mediado por ferramentas tecnológicas. Ponto-e-Vírgula: Revista de Ciências Sociais, (22), 59-72. DOI: https://doi.org/10.23925/1982-4807.2017i22p59-72
https://revistas.pucsp.br/pontoevirgula/article/download/31521/24901
Neves, J. L. (1996). Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, 1(3), 1-5.
https://www.academia.edu/8171621/PESQUISA_QUALIATIVA_CARACTETISTICAS_USOS_E_POSSIBILIDADE
Nunes, R. C. (2021). An overview of the evasion of university students during remote studies caused by COVID-19 pandemic. Research, Society and Development, 10(3), e1410313022.
http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13022
OPAS/OMS Brasil. (2021). Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19
QuestionPro. (2021). Analise descritiva: o que é, como usá-la em pesquisas.
https://www.questionpro.com/blog/pt-br/analise-descritiva/
Salasse, A. M. T. (2012). A Experimentação no Ensino de Química: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem (Monografia de Pós-Graduação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná). https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/136634/000860513.pdf
Santana, P. C. (2021). A importância do Ensino de Química e seu conhecimento na formação universitária de profissionais da saúde. https://m.meuartigo.brasilescola.uol.com.br/a-importancia-ensino-quimica-seu-conhecimento-na-formacao-universitaria-de-profissionais-saude.htm
Santos Neto, M. B. D., Almeida, S. D. N., & Feitosa, R. A. (2018). Uso de objetos de aprendizagem para abstração no Ensino de Química: estado da arte. Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, 8(2), 2358-4750. https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/download/206/170
Santos, V. (2020). Ensino Remoto: como ficam as devolutivas e feedbacks aos alunos?
Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc-AM). (2021). Aula em Casa. http://www.educacao.am.gov.br/aula-em-casa/
Silva, V. G. (2016). A importância da experimentação no ensino de química e ciências. (Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências).
Vercelli, L. (2020). Aulas remotas em tempos de covid-19: a percepção de discentes de um programa de mestrado profissional em educação. Revista @mbienteeducação, 13(2), 47-60. DOI: https://doi.org/10.26843/ae19828632v13n22020p47a60
https://doi.org/10.26843/https://doi.org/10.26843/ae19828632v13n22020p47a60 DOI: https://doi.org/10.26843/https://doi.org/10.26843/ae19828632v13n22020p47a60
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Journal of Education Science and Health
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.