TEMPOS DE PANDEMIA: EFEITOS DO ENSINO REMOTO NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BENJAMIN CONSTANT, AMAZONAS, BRASIL

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v1i3.36

Palavras-chave:

Pandemia de COVID-19, Ensino Remoto, Ensino de Química, Tecnologia Educacionais

Resumo

A pandemia de SARS-CoV-2 atingiu a população mundial em 2020, ceifando milhares de vidas. Para conter a propagação do vírus na fase inicial da doença (COVID-19), medidas rigorosas de saúde como quarentena e distanciamento social foram tomadas pelos governos dos países, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde. O impacto dessas medidas afetou diversos setores, entre eles a Educação, obrigando instituições de ensino no mundo a fechar as portas e buscar formas alternativas de ensino. Docentes e estudantes precisaram se adaptar rapidamente ao modelo de aulas remotas, o que exigiu mudanças de metodologia de ensino e uso mais intensivo de recursos educacionais digitais. Nesse contexto, esse estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento do ensino remoto e as dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem de Química de um grupo de estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de Benjamin Constant, AM, Brasil, em 2020. Trata-se de um estudo de caso de abordagem quali-quantitativa, no qual os dados foram obtidos por meio de questionários semiestruturados. Embora o ensino remoto tenha sido aprovado pela maioria desses alunos (92%), coexistem alguns obstáculos para uma aprendizagem de fato significativa. Destacam-se a baixa qualidade da rede 4G local, problemas de acesso a recursos educacionais, e o impacto psicológico e social da pandemia na vida dos estudantes. A questão se mostra ainda complexa e demanda mais investigações pela comunidade escolar e governos, no sentido de se obter um melhor aproveitamento do ensino remoto enquanto este for uma opção viável ao processo educacional.

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Biografia do Autor

Agmar José de Jesus Silva, Universidade Federal do Amazonas

Químico Industrial, Licenciado em Química, Especialista em Processamento de Plásticos e Borrachas, Mestre e Doutor em Ciências em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Atua nas áreas de polímeros e aplicações, química, ensino de química, ensino de ciências, e ciência e engenharia de materiais. Atualmente é professor substituto da Universidade Federal do Amazonas e Professor Efetivo da SEDUC Amazonas. 

Alcinei Pereira Lopes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Possui graduação em Bacharel e Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas (2000) e Mestrado em Química na área de concentração em Química Analítica pela Universidade Federal do Amazonas (2010). Professora da Universidade Federal do Amazonas/Instituto de Natureza e Cultura em Benjamin Constant. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Química Ambiental e Analises Química da Água. Atualmente cursando Doutorado em Química na Universidade Federal Fluminense/UFF.

Acsa Talita Oliveira da Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Discente do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas.

Arlington da Costa Maurício, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Discente do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas.

Fabio Fidel da Silva Santana, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Discente do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas.

Carmen Malafaia Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Discente do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas.

Geiziane Gama dos Santos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Discente do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas.

Isai Ramos Lourenço, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Discente do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

15-09-2021

Como Citar

Silva, A. J. de J., Pereira Lopes, A., da Silva, A. T. O. ., Maurício, A. da C. ., da Silva Santana, F. F. ., Silva, C. M. ., dos Santos, G. G. ., & Lourenço, I. R. . (2021). TEMPOS DE PANDEMIA: EFEITOS DO ENSINO REMOTO NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BENJAMIN CONSTANT, AMAZONAS, BRASIL. Journal of Education Science and Health, 1(3). https://doi.org/10.52832/jesh.v1i3.36

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO

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