PANDEMIC TIMES: EFFECTS OF THE REMOTE LEARNING IN HIGH SCHOOL CHEMISTRY CLASSES IN A PUBLIC SCHOOL OF BENJAMIN CONSTANT, AMAZONAS, BRAZIL

Authors

DOI:

10.52832/jesh.v1i3.36

Keywords:

Covid-19 Pandemic, Remote teaching, Chemistry teaching, Educational technology

Abstract

The SARS-CoV-2 pandemic reached the world's population in 2020, interrupting thousands lives. To break the virus dissemination in the initial phase of the disease (COVID-19), severe health procedures such as quarantine and social distancing were adopted by governments, as per recommendations of the World Health Organization. The impact of these procedures affected several sectors, among them the Education, compelling educational institutions around the world to close its doors and, consequently, to look for alternative forms of education. Teachers and students needed to quickly adapt to the remote teaching model, which required changes in teaching methodology and in the intensity of use of digital educational resources. Hence, this study aimed to evaluate the development of remote teaching as well as its association with the difficulties for Chemistry teaching and learning of a group of 3rd year high school students of a public school in in Benjamin Constant, AM, Brazil, in 2020. This is a case study with a quali-quantitative approach, in which data were obtained through semi-structured questionnaires. Although the remote teaching was approved by majority of these students (92%), some obstacles coexisted to a truly meaningful learning. Between them are the low quality of the local 4G network, problems with educational resources, and the psychological and social impact of the pandemic on the students live. The issue is still complex and requires further investigations in order to obtain a better use of the remote teaching while this to mean a feasible option to keep the educational process active.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Agmar José de Jesus Silva, Universidade Federal do Amazonas

Químico Industrial, Licenciado em Química, Especialista em Processamento de Plásticos e Borrachas, Mestre e Doutor em Ciências em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Atua nas áreas de polímeros e aplicações, química, ensino de química, ensino de ciências, e ciência e engenharia de materiais. Atualmente é professor substituto da Universidade Federal do Amazonas e Professor Efetivo da SEDUC Amazonas. 

Alcinei Pereira Lopes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Possui graduação em Bacharel e Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas (2000) e Mestrado em Química na área de concentração em Química Analítica pela Universidade Federal do Amazonas (2010). Professora da Universidade Federal do Amazonas/Instituto de Natureza e Cultura em Benjamin Constant. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Química Ambiental e Analises Química da Água. Atualmente cursando Doutorado em Química na Universidade Federal Fluminense/UFF.

Acsa Talita Oliveira da Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Discente do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas.

Arlington da Costa Maurício, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Discente do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas.

Fabio Fidel da Silva Santana, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Discente do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas.

Carmen Malafaia Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Discente do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas.

Geiziane Gama dos Santos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Discente do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas.

Isai Ramos Lourenço, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Discente do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas.

References

Albrecht, L. D., & Krüger, V. (2013). Metodologia tradicional x Metodologia diferenciada: a opinião de alunos. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, Ijuí: Unijui.

https://www.publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/edeq/article/view/2735/2311

Barbosa, A. M., Viegas, M. A. S., & Batista, R. L. N. F. F. (2020). Aulas presenciais em tempos de pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustus, 25(51), 255-280. DOI: https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p255

https://doi.org/10.26843/ae19828632v13n22020p47a60

Belo, T. N., Leite, L. B. P., & Meotti, P. R. M. (2019). As dificuldades de aprendizagem de química: um estudo feito com alunos da Universidade Federal do Amazonas. Scientia Naturalis, 1(3), 1-9.

https://peridiocos.ufac.br/index.php/Scinat/article/view/2540/1448

Bhacana, M. (2021). Benjamin Constant (AM) inicia projeto “Rádio Escola” para minimizar impactos da pandemia na educação. Jornal OTAMBAQUI. https://otambaqui.com.br/benjamin-constant-am-inicia-projeto-radio-escola-para-minimizar-impactos-da-pandemia-na-educacao/

Brasil. (2020). Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19.

Camargo, A. F. (2017). O diálogo na relação professor-alunos: a complexa trama das interações no cotidiano da aula no ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo.

Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (CEBRIM). (2020). Coronavírus. https://www.cff.org.br/userfiles/Coronavirus%20-%20%20Folder.pdf

Da Silva, I. R., & Da Silva, C. R. (2021). O projeto “Aulas em Casa” e a educação remota durante a pandemia do COVID-19: análise da experiência do estado do Amazonas. Revista Educar Mais, 5(1), 25-34. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2220 DOI: https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2220

De Freitas, F. A. M., & Da Silva Santos, E. (2021). Os entraves do ensino remoto para a formação acadêmica no curso de Ciências – Biologia e Química no IEAA/UFAM. Revista Prática Docente, 6(1), e018. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e18.id1020

http://10.23926/RPD.2021.v6.n1.e18.id1020

De Jesus Silva, A. J., De Sousa, B. M., & De Jesus Silva, A. J. (2019). Planificações de sólidos: aplicação como intervenção pedagógica de baixo custo para o ensino de conceitos geométricos para alunos de uma escola de ensino fundamental no oeste do Pará. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 6(2), 168-189. https://revistas.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2798

De Jesus Silva, A. J., & Da Silva Egas, V. S. (2021). Percepção da importância do uso de atividades experimentais na aprendizagem de química de um grupo de estudantes concluintes do ensino médio em uma escola pública em Tefé/AM. Revista Insignare Scientia-RIS, In press. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n1.12155

De Oliveira Gomes, J. (2021). Educação e pobreza: uma construção histórico-social. Journal of Education Science and Health, 1(2), 1-16. https://doi.org/10.52832/jesh.v1i2.15 DOI: https://doi.org/10.52832/jesh.v1i2.15

De Oliveira Paz, M. S., De Almeida, N. R., De Araújo, J. P., & Ramos, A. M. (2021). Envolvimento dos discentes nas atividades escolares em tempos de pandemia do COVID-19: Ações desenvolvidas pelo o IFPA–Campus Paragominas. Research, Society and Development, 10(3), e36310313470.

http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13470 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13470

Do Nascimento, F. G. M., & Da Rosa, J. V. A. (2020). Princípio da sala de aula invertida: uma ferramenta para o ensino de química em tempos de pandemia. Brazilian Journal of Development, 6(6), 38513-38525.

https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-409 DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-409

Eleva Plataforma (2021). Metodologia de Ensino: tudo o que voce precisa saber sobre o tema. https://blog.elevaplataforma.com.br/metodologia-de-ensino

Escobar, A. L., Rodriguez, T. D. M., & Monteiro, J. C. (2020). Letalidade e características dos óbitos por COVID-19 em Rondônia: estudo observacional. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 30 (1), 1-10. DOI: https://doi.org/10.1590/s1679-49742021000100019

http://dx.doi.org//S1679-49742021000100019

Figueiredo, A. M., & Souza, S. R. G. (2008). Como elaborar Projetos, Monografias, Dissertações e Teses: Da redação científica à apresentação do texto final. (2. ed.). Rio de Janeiro: Lumen Juris.

Fiori, R., & Goi, M. E. J. (2020). O Ensino de Química na plataforma digital em tempos de Coronavírus. Revista Thema, 18 (ESPECIAL), 218-242. http://dx.doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.218-242.1807 DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.218-242.1807

Flores, J. B., & Do Rosário Lima, V. M. (2021). Educação em tempos de pandemia: dificuldades e oportunidades para os professores de ciências e matemática da educação básica na rede pública do Rio Grande do Sul. Revista Insignare Scientia-RIS, 4(3), 94-109. https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i4.12116 DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i4.12116

Forte, R. M. O. (2019). O uso das tecnologias no Ensino de Química. http://www.contadores.cnt.br/noticias/artigos/2019/08/07/o-uso-das-tecnologias-no-ensino-de-quimica

Freitas, A. C. O. (2013). Utilizaçao de recursos visuais e audiovisuais como estrategia no Ensino de Biologia. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas à distância) – Centro de Ciencias da Saúde, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza.

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). (2021). Como se prevenir contra o coronavírus? https://portal.fiocruz.br/pergunta/como-se-prevenir-contra-o-coronavirus

Gerhardt, T. E., & Silveira, D. T. (2009). Métodos de pesquisa. (1. ed.). Porto Alegre: Editora da UFRGS.

Godoy, A. S. (1995). Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, 35(3), 20-29. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000300004

Knechtel, M. R. (2014). Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. (1. Ed.). Curitiba: Intersaberes.

Laia, S. S. (2016). O poder das imagens didáticas na construção do saber no ensino de ciências. (Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina). https://bdm.unb.br/bitstream/10483/14161/1/2016_StefanneSouzaLaia_tcc.pdf

Leão, D. M. M. (1999). Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. Cadernos de pesquisa, (107), 187-206. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15741999000200008

https://www.scielo.br/j/cp/a/PwJJHWcxknGGMghXdGRXZbB/?format=pdf&lang=pt

Lima, I. P., & Ferrete, A. A. S. S. (2020). WhatsApp em práticas de ensino e aprendizagem em tempo de pandemia. Anais Educon 2020, São Cristóvão, 14(8), 1-15. http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.08.15 DOI: https://doi.org/10.29380/2020.14.08.15

Marques, R. C., Silveira, A. J. T., & Pimenta, D. N. (2020). A Pandemia de COVID-19: interseções e desafios para a história da saúde e do tempo presente. In: Reis, Tiago Siqueira, et al. (Orgs.). Coleção história do tempo presente, volume 3. Boa Vista: Editora da UFRR, pp. 225-249.

https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/a-pandemia-de-covid-19_intersecoes-e-desafios-para-a-historia-da-saude-e-do-tempo-presente.pdf

Mélo, C. B., Farias, G. D., Nunes, V. R. R., de Andrade, T. S. A. B., & Dalle Piagge, C. S. L. (2021). A extensão universitária no Brasil e seus desafios durante a pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, 10(3), e1210312991. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.12991 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.12991

Miranda, N. F. (2007). Tecnologias digitais no ensino de Química. (Tese de Doutorado, Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação).

Moreira, J. A., Henriques, S., & Barros, D. M. V. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, (34), 351-364.

https://doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123 DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123

Moreira, J. A., & Schlemmer, E. (2020). Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, 20(26). https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438 DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438

Mota, C. B. (2015). O uso eficiente de apostilas no ensino público e privado. Revista Eletrônica Cientificada FAESB Ano 2, 1(1), 1-10. http://www.faesb.com.br/revista/wp-content/uploads/2015/05/artigo_cris_2015.pdf

Neto, E. B. (2017). O ensino híbrido: processo de ensino mediado por ferramentas tecnológicas. Ponto-e-Vírgula: Revista de Ciências Sociais, (22), 59-72. DOI: https://doi.org/10.23925/1982-4807.2017i22p59-72

https://revistas.pucsp.br/pontoevirgula/article/download/31521/24901

Neves, J. L. (1996). Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, 1(3), 1-5.

https://www.academia.edu/8171621/PESQUISA_QUALIATIVA_CARACTETISTICAS_USOS_E_POSSIBILIDADE

Nunes, R. C. (2021). An overview of the evasion of university students during remote studies caused by COVID-19 pandemic. Research, Society and Development, 10(3), e1410313022.

http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13022

OPAS/OMS Brasil. (2021). Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19

QuestionPro. (2021). Analise descritiva: o que é, como usá-la em pesquisas.

https://www.questionpro.com/blog/pt-br/analise-descritiva/

Salasse, A. M. T. (2012). A Experimentação no Ensino de Química: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem (Monografia de Pós-Graduação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná). https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/136634/000860513.pdf

Santana, P. C. (2021). A importância do Ensino de Química e seu conhecimento na formação universitária de profissionais da saúde. https://m.meuartigo.brasilescola.uol.com.br/a-importancia-ensino-quimica-seu-conhecimento-na-formacao-universitaria-de-profissionais-saude.htm

Santos Neto, M. B. D., Almeida, S. D. N., & Feitosa, R. A. (2018). Uso de objetos de aprendizagem para abstração no Ensino de Química: estado da arte. Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, 8(2), 2358-4750. https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/download/206/170

Santos, V. (2020). Ensino Remoto: como ficam as devolutivas e feedbacks aos alunos?

https://novaescola.org.br/conteudo/19751/ensino-remoto-como-ficam-as-devolutivas-e-feedbacks-aos-alunos

Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc-AM). (2021). Aula em Casa. http://www.educacao.am.gov.br/aula-em-casa/

Silva, V. G. (2016). A importância da experimentação no ensino de química e ciências. (Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências).

Vercelli, L. (2020). Aulas remotas em tempos de covid-19: a percepção de discentes de um programa de mestrado profissional em educação. Revista @mbienteeducação, 13(2), 47-60. DOI: https://doi.org/10.26843/ae19828632v13n22020p47a60

https://doi.org/10.26843/https://doi.org/10.26843/ae19828632v13n22020p47a60 DOI: https://doi.org/10.26843/https://doi.org/10.26843/ae19828632v13n22020p47a60

Published

15/09/2021

How to Cite

Silva, A. J. de J., Pereira Lopes, A., da Silva, A. T. O. ., Maurício, A. da C. ., da Silva Santana, F. F. ., Silva, C. M. ., dos Santos, G. G. ., & Lourenço, I. R. . (2021). PANDEMIC TIMES: EFFECTS OF THE REMOTE LEARNING IN HIGH SCHOOL CHEMISTRY CLASSES IN A PUBLIC SCHOOL OF BENJAMIN CONSTANT, AMAZONAS, BRAZIL. Journal of Education, Science and Health – JESH, 1(3). https://doi.org/10.52832/jesh.v1i3.36

Issue

Section

EDUCAÇÃO E ENSINO

Most read articles by the same author(s)