Vol. 3 No. 3 (2021): SPECIAL ISSUE - LUDIC, PLAY, PLAY CULTURE, AND SCHOOL EDUCATION
O presente dossiê tem como escopo veicular artigos, com vistas a abordar temas e problemas atinentes aos estudos e pesquisas sobre Jogo, Lúdico e Cultura Lúdica, bem como as suas implicações na sociedade. Para tanto, os textos que comporão o dossiê em pauta, focar-se-ão em análises respeitantes aos fundamentos teóricos do jogo, do lúdico e da Cultura Lúdica e sua relação com diferentes áreas de conhecimento. A partir desse objetivo, nosso enfoque é analisar criticamente: os diferentes olhares acerca do jogo e do lúdico; os aspectos históricos e socioculturais do jogo e lúdico; os paradigmas de jogo construídos, mormente, no século XIX e XX; a Cultura Lúdica infantil, juvenil ou adulta; as práticas de ludificação e como emerge na contemporaneidade uma espécie de Ludopolítica (controle do lúdico). À vista disso, o intuito do dossiê é propor uma empreitada científico-literária convocando pesquisadores(as) de diferentes partes do território nacional, da América do Sul e do Norte e da Europa, visando conhecer o que estes(as) intelectuais têm pesquisado a propósito do Jogo e do Lúdico hodiernamente.
Special issue
-
A (RE)CONSTRUÇÃO DAS PONTES DE CASTÁLIA
Visualizações do artigo: 1 PDF (Português (Brasil)) downloads: 0 -
Game, Play and Robotics. Current Insights from Language Learning and Teaching
Visualizações do artigo: 1 PDF (Español (España)) downloads: 0 -
SOCIOCULTURAL AND EDUCATIONAL DEVELOPMENT THROUGH NORTH AFRICAN CHILDREN’S PLAY AND TOY HERITAGE
Visualizações do artigo: 2 PDF (Português (Brasil)) downloads: 0 -
Study group and the resignification movement of the conception of playfulness: an experience in UNEB's LEPEM
Visualizações do artigo: 2 PDF (Português (Brasil)) downloads: 0 -
When school becomes backyard at home: a study of traditional games and the playful culture of children from the Brazilian Pantanal.
Visualizações do artigo: 1 PDF (Português (Brasil)) downloads: 0 -
Learning from/in the ludic culture: possibilities and potentialities of play in informal contexts
Visualizações do artigo: 1 PDF (Português (Brasil)) downloads: 0 -
The Social Game in the work of Pierre Bourdieu: the relationship between Social Class and Belief in the Game.
Visualizações do artigo: 2 PDF (Português (Brasil)) downloads: 0 -
Jacques Henriot’s conception of “distance”: a virtual space for play
Visualizações do artigo: 1 PDF (Português (Brasil)) downloads: 0 -
Toys, Play, Sociocultural Reproduction and Continuity
Visualizações do artigo: 1 PDF (Português (Brasil)) downloads: 0 PDF (Português (Brasil)) downloads: 0 -
Ludopolitics: The Dictatorship of Ludicization
Visualizações do artigo: 2 PDF (Português (Brasil)) downloads: 0
Article
-
SPECIALIZED LISTENING TO CHILDREN IN THE FRAMEWORK OF JUSTICE: THE IMPORTANCE OF THE AUTONOMY OF THE PSYCHOLOGIST'S WORK
Visualizações do artigo: 1 PDF (Português (Brasil)) downloads: 0 -
SOCIAL PROJECTS AND THE THIRD SECTOR: HOW DO THEY BOTH MEET THE DEMAND OF GOVERNMENT?
Visualizações do artigo: 1 PDF (Português (Brasil)) downloads: 0