APRENDIZAGENS DA/NA CULTURA LÚDICA: POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES DO JOGO NOS CONTEXTOS INFORMAIS

Autores

DOI:

10.52367/BRJPD.2675-102X.2021.3.3.79-95

Palavras-chave:

Brincar, Criança, Interação, Mediação semiótica

Resumo

Este ensaio teórico teve como objetivo refletir sobre elementos que afetam a co-construção da cultura lúdica nos contextos informais e engendram possibilidades e potencialidades do jogo nessas situações de aprendizagem. Para tanto, discorremos sobre as aprendizagens da/na cultura lúdica, a partir da teoria da aprendizagem situada, que estabelece que a própria participação na vida cotidiana configura aprendizagens, pois suscita encontros e atividades potencializadoras de mudanças no conjunto de conhecimentos dos indivíduos. Refletimos sobre a possibilidade dos contextos informais tornarem-se ambientes de jogo, à medida que possibilitem às crianças liberdade para se expressar, decidir, se aventurar e se relacionar a partir dos seus próprios desejos e interesses. Entretanto, para engendrar aprendizagens é fundamental, também, que haja mediação semiótica, a partir das relações estabelecidas no e por meio de jogos solitários, jogos entre pares e jogos com adultos. Por fim, ressaltamos a necessidade de assegurar às crianças espaços, tempos e relações para que possam vivenciar as possibilidades dos jogos e engendrar potencialidades nesse processo de co-construção da cultura lúdica.

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Biografia do Autor

Alcides José Scaglia , Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Livre Docente em Pedagogia do Esporte e Pedagogia do Jogo (UNICAMP). Docente no curso de Ciências do Esporte (FCA/UNICAMP), Limeira, SP, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Pedro Zaccaria, 1300, Jd. Santa Luzia, Limeira, SP, Brasil, CEP: 13484-350. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1462-1783. E-mail: alcides.scaglia@gmail.com

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Publicado

2021-11-08

Como Citar

FABIANI, D. J. F.; SCAGLIA , A. J. APRENDIZAGENS DA/NA CULTURA LÚDICA: POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES DO JOGO NOS CONTEXTOS INFORMAIS. Brazilian Journal of Policy and Development, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 79–95, 2021. DOI: 10.52367/BRJPD.2675-102X.2021.3.3.79-95. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/brjpd/article/view/376. Acesso em: 23 nov. 2024.