APRENDIZAGENS DA/NA CULTURA LÚDICA: POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES DO JOGO NOS CONTEXTOS INFORMAIS

Autores

DOI:

10.52367/BRJPD.2675-102X.2021.3.3.79-95

Palavras-chave:

Brincar, Criança, Interação, Mediação semiótica

Resumo

Este ensaio teórico teve como objetivo refletir sobre elementos que afetam a co-construção da cultura lúdica nos contextos informais e engendram possibilidades e potencialidades do jogo nessas situações de aprendizagem. Para tanto, discorremos sobre as aprendizagens da/na cultura lúdica, a partir da teoria da aprendizagem situada, que estabelece que a própria participação na vida cotidiana configura aprendizagens, pois suscita encontros e atividades potencializadoras de mudanças no conjunto de conhecimentos dos indivíduos. Refletimos sobre a possibilidade dos contextos informais tornarem-se ambientes de jogo, à medida que possibilitem às crianças liberdade para se expressar, decidir, se aventurar e se relacionar a partir dos seus próprios desejos e interesses. Entretanto, para engendrar aprendizagens é fundamental, também, que haja mediação semiótica, a partir das relações estabelecidas no e por meio de jogos solitários, jogos entre pares e jogos com adultos. Por fim, ressaltamos a necessidade de assegurar às crianças espaços, tempos e relações para que possam vivenciar as possibilidades dos jogos e engendrar potencialidades nesse processo de co-construção da cultura lúdica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcides José Scaglia , Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Livre Docente em Pedagogia do Esporte e Pedagogia do Jogo (UNICAMP). Docente no curso de Ciências do Esporte (FCA/UNICAMP), Limeira, SP, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Pedro Zaccaria, 1300, Jd. Santa Luzia, Limeira, SP, Brasil, CEP: 13484-350. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1462-1783. E-mail: alcides.scaglia@gmail.com

Referências

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

BORBA, Angela Meyer. Culturas da infância nos espaços-tempos do brincar: estratégias de participação e construção da ordem social em um grupo de crianças de 4-6 anos. Momento - Diálogos Em Educação, n.18, v.1, p. 35–50, 2008. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/749. Acesso em: 08 ago. 2021.

BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. 8. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

BROUGÈRE, Gilles. Lazer e aprendizagem. In: BROUGÈRE, Gilles; ULMANN, Anne-Lise. (Org.). Aprender pela vida cotidiana. Campinas: Autores Associados, 2012a, pp. 127-140.

BROUGÈRE, Gilles. Vida cotidiana e aprendizagem. In: BROUGÈRE, Gilles; ULMANN, Anne-Lise. (Org.). Aprender pela vida cotidiana. Campinas: Autores Associados, 2012b, pp.11-23.

BROUGÈRE, Gilles; ULMANN, Anne-Lise. Sair das sombras: as aprendizagens cotidianas. In: BROUGÈRE, Gilles; ULMANN, Anne-Lise. (Org.). Aprender pela vida cotidiana. Campinas: Autores Associados, 2012, pp. 01-07.

BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). O brincar e suas teorias. 11 reimpr. da 1 ed. de 1998. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Petrópolis: Vozes, 2017.

CAMPOS, Marcus Vinícius Simões de; MOREIRA, Wagner Wey. Jogo/esporte no corpo/corporeidade: corpo/corporeidade no jogo/esporte. In: NÓBREGA, Terezinha Petrucia da; MOREIRA, Wagner Wey (Org.). Ser professor (a) universitário (a): o sensível, o inteligível e a motricidade. Natal: IFRN, 2017, pp. 228-253.

CARNEIRO, Kleber Tüxen. Por uma memória do jogo: a presença do jogo na infância de octogenários e nonagenários. Curitiba: Appris, 2017.

CARNEIRO, Kleber Tuxen; SILVA, Bruno Adriano Rodrigues da; REIS, Fábio Pinto Gonçalves dos. Liames contextuais e epistemológicos entre o jogo e a educação física escolar. Corpoconsciência, v. 24, n. 2, p. 71-81, mai./ ago., 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/10802. Acesso em: 02 ago. 2021.

CARNEIRO, Kleber Tuxen et al. A Presença do jogo na infância de octogenários e nonagenários. R. Educ. Públ., Cuiabá, v. 27, n. 66, p. 815-838, set./dez. 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3755. Acesso em: 04 ago. 2021.

COTRIM, Gabriela Souza et al. Espaços urbanos para (e das) brincadeiras: um estudo exploratório
na cidade de Salvador (BA). Psicologia: Teoria e Prática, v.11, n.1, p. 50-61, 2009. Disponível em:
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872009000100005. Acesso em: 02 ago. 2021.

DELALANDE, Julie. O pátio de recreio: lugar de socialização e de cultura infantis. In: BROUGÈRE, Gilles; ULMANN, Anne-Lise. (Org.). Aprender pela vida cotidiana. Campinas: Autores Associados, 2012.

DELALANDE, Julie. As crianças na escola: pesquisas antropológicas. In: FILHO, Altino Martins; PRADO, Patrícia Dias (Org.). Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2020.

DUTRA, Rosyane de Moraes Martins. Entre canções, bocas-de-forno e petecas: vivências e registros de cultura infantil maranhense. Kiri-kerê: Pesquisa em ensino, n. 9, dez. 2020. DOI: 10.47456/krkr.v1i9.30086

FABIANI, Débora Jaqueline Farias. O jogo no horário livre: a Educação Física na Educação Não Formal. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

FABIANI, Débora Jaqueline Farias; SCAGLIA, Alcides José. O inventário da cultura lúdica: os espaços, os materiais e os jogos desenvolvidos pelas crianças no horário livre. Lúdicamente, Buenos Aires, v. 7, n. 14, jun.-out. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/328021182_O_INVENTARIO_DA_CULTURA_LUDICA. Acesso em: 30 jul. 2021.

FARIA, Eliene Lopes. Aprendizagens do e no futebol: sobre os ensaios e a constituição da habilidade. Motrivivência, v. 30, n. 53, p. 134-151, maio/2018. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2018v30n53p134

FERNANDES, Florestan. As “Trocinhas” do Bom Retiro: contribuição ao estudo folclórico e sociológico da cultura e dos grupos infantis. Pro-Posições, v. 15, n. 1, p. 229-250, jan./ abr., 2004. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643855
Acesso em: 30 jul. 2021.

FREIRE, João Batista. O jogo: entre o riso e o choro. Campinas: Autores Associados, 2002.

FREIRE, João. Batista; SCAGLIA, Alcides José. Educação como prática corporal. 2 ed. São Paulo: Scipione, 2010.

GRILLO, Rogério de Mello. Mediação Semiótica e Jogo na Perspectiva Histórico-Cultural em Educação Física escolar. 2018. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.

GRILLO, Rogério de Mello; RODRIGUES, Gilson Santos; NAVARRO, Eloisa Rosotti. Cultura Lúdica: uma revisão conceitual à luz das ideias dos intelectuais dos estudos de jogo, cultura de jogo e cultura do lúdico. Arquivos em movimento, v. 15, n. 2, pp. 174-193, ju.-dez., 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/27838. Acesso em: 06 ago. 2021.


HUIZINGA, Johan. Homo ludens. 9. ed. rev. e atual. São Paulo: Perspectiva, 2019.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. 7. reimpr. da 1 ed. de 1994. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos, brinquedos e brincadeiras do Brasil. Espacios en Blanco. Revista de Educación, n. 24, p. 81-105, jun., 2014. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=384539806007.Acesso em: 02 ago. 2021.

LAMOTT, Anne. Bird by bird. New York: Anchor Books, 1995.

LAVE, Jean; WENGER, Etienne. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

LAVE, Jean. A prática da aprendizagem. In ILLERIS, Knud (Org.) Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013, pp. 235-245.

LAVE, Jean. Aprendizagem como/na prática. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, n. 44, p. 37-47, jul./dez., 2015 http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832015000200003
MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

ROCHA, Maria de Lourdes Gonçalves Machado. Brincar: oportunidade lúdica nos tempos livres da criança? In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida; SANTOS, Maria Walburga dos (Org.). Jogos e brincadeiras: tempos, espaços e diversidade (Pesquisas em Educação). São Paulo: Cortez, 2016, pp. 151-172.

ROGOFF, Barbara et al. Développement des répertoires culturels et participation des enfants aux pratiques quotidiennes. In: BROUGÈRE, Gilles; VANDENBROECK, Michel (Org.). Repenser l’éducation des jeunes enfants. 2 ed. Bruxelles, P.I.E: Peter Lang, 2008.

SARMENTO, Manuel. As culturas da infância na encruzilhada da segunda
Modernidade. In: SARMENTO, Manuel; CERISARA, Ana Beatriz (Org.) Crianças e miúdos:
perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Edições Asa, 2004, pp. 9-35.

SARTORI, Gabriela Dias; ALVES, Fernando Donizete; SOMMERHALDER, Aline. A cultura lúdica infantil em parques públicos: Qual o espaço e tempo para brincar? Educação Unisinos, n.19, v. 3, p. 401-408, setembro/dezembro, 2015. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.6903

SCAGLIA, Alcides José. Jogo: um sistema complexo. In: FREIRE, João Batista; VENÂNCIO, Silvana (Org.). O jogo dentro e fora da escola. Campinas: Autores Associados, 2005, pp. 37-69.

SCAGLIA, Alcides José et al. Processo organizacional sistêmico, a pedagogia do jogo e a complexidade estrutural dos jogos esportivos coletivos: uma revisão conceitual. In: LEMOS, Kátia Lucia Moreira; GRECO, Pablo Juan; MORALES, Juan Carlos Pérez (Org.). 5º Congresso Internacional dos Jogos Desportivos. Belo Horizonte: EEFFTO; UFMG, 2015.

SCAGLIA, Alcides José; FABIANI, Débora Jaqueline Farias Fabiani. Do jogo à pedagogia do jogo: o processo de constituição da docência. In: NÓBREGA, Terezinha Petrucia da; MOREIRA, Wagner Wey (Org.). Ser professor (a) universitário (a): o sensível, o inteligível e a motricidade. Natal: IFRN, 2017, pp. 254-279.

SCAGLIA, Alcides José. Pedagogia, futebol... e rua. Goiânia: Talu Esporte Educacional, 2020.

SCAGLIA, Alcides José; FABIANI, Débora Jaqueline Farias; GODOY, Luís Bruno de. Dos jogos tradicionais às técnicas corporais: um estudo a partir das relações entre jogo e cultura lúdica. Corpoconsciência, v. 24, n. 2, p. 187-207, mai./ ago., 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/10780. Acesso em: 05 ago. 2021.

SCAGLIA, Alcides José et al. Possibilidades e potencialidades técnico-táticas em diferentes tradicionais jogos/brincadeiras de bola com os pés. Retos, v. 39, p. 312-317, 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7595364. Acesso em: 09 ago. 2021.

SILVA, Lúcia Isabel da Conceição et al. Diferenças de Gêneros nos Grupos de Brincadeira na Rua: A Hipótese de Aproximação Unilateral. Psicologia: Reflexão & Crítica, v. 19, n. 1, p. 114-121. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722006000100016

SILVA, Rogério Correia da. As crianças Xacriabá, suas formas de sociabilidade e o aprendizado nas comunidades de prática. Anais...31º reunião anual da Anped, 2008, pp. 1-16. https://www.anped.org.br/biblioteca/item/criancas-xacriaba-suas-formas-de-sociabilidade-e-o-aprendizado-nas-comunidades-de. Acesso em: 04 ago. 2021.

SPOLAOR, Gabriel da Costa et al. "Prô, quando vamos brincar?" o recreio na escola de tempo integral". Lúdicamente, v. 8, n. 15, nov., 2018/ abr., 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/333672263_Pro_quando_vamos_brincar_o_recreio_na_escola_de_tempo_integral. Acesso em: 01 ago. 2021.

TUAN, Yiu-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Londrina: Eduel, 2013.

TSCHOKE, Aline et al. Espaço, lugar e brincadeiras: o que pensam os professores e o que vivem os alunos. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 272-284, abr./jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v15i2.12109

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Expressão Popular, 2018a.

VIGOTSKI , Lev Semionovitch. 7 aulas de L.S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Rio de Janeiro: e-papers, 2018b.

VIGOTSKI , Lev Semionovitch. Psicologia, educação e desenvolvimento: escritos de Vigotski. São Paulo: Expressão Popular, 2021.

WENGER, Etienne. Uma teoria social da aprendizagem. In ILLERIS, Knud (Org.) Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013, pp. 246-257.

Downloads

Publicado

2021-11-08

Como Citar

FABIANI, D. J. F.; SCAGLIA , A. J. APRENDIZAGENS DA/NA CULTURA LÚDICA: POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES DO JOGO NOS CONTEXTOS INFORMAIS. Brazilian Journal of Policy and Development, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 79–95, 2021. DOI: 10.52367/BRJPD.2675-102X.2021.3.3.79-95. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/brjpd/article/view/376. Acesso em: 20 maio. 2024.