Outras Informações

Histórico
A revista surgiu a partir da interação e discussões de um grupo de pesquisadores da área de humanidades e ciências sociais, nacionais e internacionais, que objetivam difundir a pesquisa científica brasileira, de forma ágil e responsável. Da mesma forma, buscavam conseguir um fórum de intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e internacionais, a partir da divulgação de pesquisas de autores brasileiros e estrangeiros.
Decidiram não vincular a revista a nenhuma universidade ou grupo de pós-graduação, pois como o grupo era plural, e a ideia era que a revista expressasse essa pluralidade e não ficasse vinculada a nenhum programa de pós-graduação específico com suas agendas de pesquisas determinadas.
Partindo desse ponto de partida colaborativo, o corpo editorial foi formado da mesma forma, tentando ao máximo a pluralidade de área de formações, e regionalidade das instituições.
Da mesma forma, o corpo de avaliadores ad hoc foi formado de forma colaborativa a partir da socialização da página do facebook, de um formulário de cadastro. Após o cadastro a equipe editorial, filtrou os resultados, desconsiderando os que não preenchiam os critérios, e da mesma forma as chamadas de submissões foram publicizadas na página da revista. Ao final de 2020, a revista publicou seu primeiro dossiê, organizado por dois professores doutores.
Ao final de 2020, a revista publicou seu primeiro dossiê, organizado por dois professores doutores.
A partir do aumento da demanda da revista (evidenciada principalmente após o mês de setembro de 2020), e o aumento da responsabilidade de sua editoração, sendo necessário o cadastro em bases de dados e indexadores, bem como sua filiação a ABEC, e cumprimento de vários pré-requisitos para manutenção e ampliação da qualidade editorial, a revista passou passou para a administração profissional de uma editora comercial em janeiro de 2021, mudando sua identidade visual e aperfeiçoou suas políticas editoriais, para que pudesse ser indexada ao máximo de bases possíveis, de forma cumprir com a sua missão de divulgação do conhecimento científico com excelência.
AVALIADORES AD HOC
A Revista BRJPD conta com 275 avaliadores ad hoc cadastrados no sistema, de diversas regiões e instituições de ensino no Brasil e também do exterior. Destes, mais de 100 já atuaram emitindo pareceres sobre os artigos nas edições de 2019 e 2020.
A nossa meta é duplicar os avaliadores ativos para que os processos de avaliação sejam agilizados e os autores possam ter um retorno em no máximo 40 dias, considerando que a demanda e a procura pela revista tende a aumentar à medida que entra no seu terceiro ano (2021).
Ao término de cada avaliação, após o avaliador enviar o parecer ao editor responsável, este encaminha, uma declaração ao parecerista pela avaliação realizada. Além disso, o avaliador pode cadastrar a avaliação realizada no site Publons, que é um site comercial (da Clarivate Analytics) que fornece um serviço gratuito para os acadêmicos rastrearem, verificarem e mostrarem seus trabalhos de revisão por pares e contribuições editoriais para periódicos acadêmicos.
A Revista já está cadastrada no Publons https://publons.com/journal/743859/brazilian-journal-of-policy-and-development/ .É necessário que o pesquisador/avaliador possua um cadastro para a registar a avaliação efetuada.
Assim, os avaliadores valorizam e dão publicidade a este trabalho tão importante que é o peer review.
Caso tenha interesse em solicitar o cadastramento como avaliador ad hoc da Revista BRJPD, basta atender os requisitos listados a seguir e preencher/enviar o formulário online abaixo.
CADASTRO DE AVALIADORES
Requisitos:
Ser doutorando(a) ou possuir o título de Doutor(a) nas áreas de publicação da revista, em cursos reconhecidos pelo MEC
Ter sido avaliador de periódicos (pelo menos dois).
FORMULÁRIO ONLINE
Estatísticas
(2019-2020) Edições publicadas: 5
  • Artigos publicados v. 1, nº 1: 5
  • Artigos publicados v. 2, nº 1: 3
  • Artigos publicados v. 2, nº 2: 11
  • Artigos publicados v. 2, nº 3: 17
  • Artigos publicados v. 2, nº 4: 14
Total de artigos publicados: 50
Total de artigos submetidos: 91
Taxa de aceitação: 41,76%
Tempo médio de avaliação (dias): 39 dias
Tempo médio para a primeira decisão (desk review): 9 dias
Tempo médio para a segunda decisão: 30 dias
Avaliadores ad hoc cadastrados: 275
Avaliadores ad hoc que enviaram pareceres: 103
Fator de impacto
O fator de impacto é medido pelo número de citações que os artigos publicados em determinada revista recebem.
Estamos indexados no google acadêmico, portanto, recebemos o fator de impacto H, medido por esse meio.
O fator de impacto H, é um dos indicadores que será utilizado para a elaboração do Qualis Referência (que está previsto para ser lançado em junho de 2021.Para saber mais sobre essas métricas acesse o documento (link do documento).

Você pode consultar nosso INDICE H clicando no PERFIL DA REVISTA.
Transparência
A Revista BRJPD assume os seguintes compromissos de transparência:
  1. Caso seja necessário fazer alguma correção solicitada pelo autor em algum artigo já publicado na revista, esta fará uma errata que será publicada logo em seguida à publicação corrigida.
  2. Transparência em socializar tanto os aspectos positivos como os negativos relativos ao desempenho da Revista, na forma de relatório de gestão a ser publicado na página da revista todo final de ano.
  3. Fornecimento de informações de interesse dos leitores, autores, avaliadores e editores, respeitando a política de privacidade.
INDEXADORES \BASES DE DADOS\ REPOSITÓRIOS
A revista encontra-se em processo de indexação nas seguintes bases de dados ( ainda aguardando parecer):
  • Directory of Open Access Journals (DOAJ)
  • REDIB. Plataforma de contenidos científicos y académicos en acceso abierto producidos en el ámbito iberoamericano
  • Advanced Science Index (ASI)