PIAGET ET LE JEU: UNE CRITIQUE

Authors

  • Brian Sutton-Smith University of Pennsylvania

DOI:

10.52367/BRJPD.2675-102X.2021.3.3.134-144

Keywords:

Piaget, Jogo, Lúdico

Abstract

Contesta-se, neste texto, a tentativa de Piaget de reduzir o jogo a uma função do pensamento, porquanto considero essa perspectiva uma concepção distorcida a respeito do, pelo fato de se preocupar com uma classe restrita de operações intelectuais e por sua “epistemologia copista”. Ao basear a origem da representação sobre uma noção “copista de imitação” e ao propugnar que esta desempenha apenas a função de replicar conceitos, Piaget priva o jogo de qualquer papel genuinamente constitutivo dentro do pensamento. À vista disso, este texto discute as consequências contraditórias, tanto em termos das evidências acerca da ontogênese do jogo, quanto o recurso final de Piaget no que tange às explicações afetivas e conativas mais características.

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Brian Sutton-Smith, University of Pennsylvania

Brian Sutton-Smith (1924-2015) foi Professor Doutor Titular na University of Pennsylvania. É tido como um dos maiores estudiosos acerca das Teorias sobre Jogo e Cultura Lúdica nos últimos 100 anos. Em 50 anos de pesquisa, este intelectual publicou mais de 350 textos, no formato de livros, capítulos e artigos. Em resumo, Sutton-Smith liderou os principais avanços nas Teorias sobre Jogo e Cultura Lúdica.

References

CASSIRER, E. The philosophy of symbolic forms. v. 1. New Haven: Yale Univer. Press, 1953.

ERIKSON, E. H. Childhood and society. New York: Norton, 1950.

FLAVELL, J. H. The developmental psychology of Jean Piaget. New York: Van Nostrand, 1963.

HUIZINGA, J. Homo ludens: The play element in culture. London: Routledge & Kegan Paul, 1949.

PIAGET, J. The language and thought of the child. New York: Harcourt, Brace,
1926.

__________. Judgment and reasoning in the child. New York: Harcourt, Brace,
1928.

__________. The child’s conception of the world. New York: Harcourt, Brace,
1929.

__________. The child’s conception of Physical causality. London: Kegan Paul,
1930.

__________. The moral judgment of the child. London: Kegan Paul, 1932.

__________. Play, dreams and imitation in childhood. London: Hienemann, 1951.

__________. The construction of reality in the child. New York: Basic Books, 1954.

__________. Logic and psychology. New York: Basic Books, 1957.

________. The psychology of intelligence. Paterson, N.J.: Littlefield Se Adams, 1960.

ROBERTS, J. M.; ARTH, M. J. ; SE BUSH, R. R. Games in culture. American Anthropologist, n. 61, p. 597-605, 1959.

ROBERTS, J. M. ; SUTTON-SMITH, B. Child training and game involvement. Ethnology, n. 1, p. 166-185, 1962.

SUTTON-SMITH, B. The games of New Zealand children. Berkeley: Univer. California Press, 1959.

SUTTON-SMITH, B. ; ROBERTS, J. M. Rubrics of competitive behavior. Journal of Genetic Psychology, n. 105, p. 13-37, 1964.

SUTTON-SMITH, B. ; ROBERTS, J. M.; KOZELKA, R. M. Game involvement in adults. Journal of Social Psychology, n. 60, p. 15-30, 1963.

VYGOTSKY, L. S. Thought and language. Cambridge: Massachusetts Institute of Technology Press, 1962.

WERNER, H. ; KAPLAN, B. Symbol formation. New York: Wiley, 1963.

Published

2021-11-08

How to Cite

SUTTON-SMITH, B. . PIAGET ET LE JEU: UNE CRITIQUE. Brazilian Journal of Policy and Development, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 134–144, 2021. DOI: 10.52367/BRJPD.2675-102X.2021.3.3.134-144. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/brjpd/article/view/385. Acesso em: 20 may. 2024.