LUDOPOLÍTICA: A DITADURA DA LUDICIZAÇÃO

Autores

DOI:

10.52367/BRJPD.2675-102X.2021.3.3.145-163

Palavras-chave:

Lúdico, Ludopolítica, Ludicização, Gamificação.

Resumo

O lúdico é entendido no campo acadêmico e nos discursos pedagógicos e empresariais no Brasil, como sinônimo de diversão, jogo, brincadeira ou brinquedo. À vista disso, tornou-se um termo banalizado no cotidiano brasileiro, sendo empregado para adjetivar ações de alegria, formato e classificação de brinquedos, obras de arte, métodos didático-pedagógicos, manifestações atinentes à festivais, em elaborações culinárias e até mesmo em diversas propagandas relativas a passeios, viagens ou estilos em decoração de interiores. Ademais, o lúdico tem servido também à construção de ideários propagandísticos em diferentes contextos, como empresas, mídias sociais, discursos políticos e contexto escolar. Por esta razão, o lúdico tem servido a um discurso neoliberal, que o transforma em um rótulo, uma mercadoria, um objeto de barganha. Isto significa que ele passa a ser usitado para se vender uma ideia de sentimento de liberdade e prazer às pessoas. Dessarte, emerge a Ludopolítica, que nada mais é do que um modo de controle das nossas práticas de divertimento, de tempo livre e da nossa expressividade. Nessa perspectiva, o escopo deste artigo é analisar a Ludopolítica e as práticas de ludicization da vida cotidiana, tomando como pressupostos discursivos os modelos empresariais (meritocracia, estudo do comportamento, empreendedorismo, ranqueamento, produtividade, entre outros) sob a égide de um suposto viés lúdico.

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Biografia do Autor

Regina Célia Grando, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela UNICAMP (1990), Mestrado (1995) e Doutorado (2000) em Educação pela UNICAMP. Possui Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP. Atualmente é professora Titular do Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino e docente do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2775-0819. E-mail: regrando@yahoo.com.br.

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Publicado

2021-11-08

Como Citar

DE MELO GRILLO, R.; GRANDO, R. C. LUDOPOLÍTICA: A DITADURA DA LUDICIZAÇÃO. Brazilian Journal of Policy and Development, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 145–163, 2021. DOI: 10.52367/BRJPD.2675-102X.2021.3.3.145-163. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/brjpd/article/view/384. Acesso em: 20 maio. 2024.