CLASES INTEGRADAS: PERCEPCIONES DE ESTUDIANTES DE ESCUELA SECUNDARIA FRENTE A UNA PROPUESTA DE TRABAJO ENTRE LOS COMPONENTES DE FÍSICA Y BIOLOGÍA

Autores/as

DOI:

10.52832/jesh.v1i3.25

Palabras clave:

Aulas integradas, Juventudes, Competências Docentes, Discentes, Aulas remotas

Resumen

La investigación presenta un análisis de las percepciones de estudiantes de secundaria de una escuela privada, en vista de una propuesta de trabajo desarrollada de forma remota, y que desarrolla habilidades en el área de conocimiento de las Ciencias Naturales a través del estudio de la Biomecánica. Así, con la intención de respetar el rol de los estudiantes, buscamos comprender sus percepciones, vivencias y críticas a lo largo del desarrollo de las actividades docentes integradas. Así, en la investigación se discutió el desarrollo de actividades integradas en el área del conocimiento, así como la recolección de datos, que representa la escucha sensible de los estudiantes, a través del análisis del discurso textual (ATD), respecto a las percepciones y hallazgos de los jóvenes. personas que participaron en la propuesta de trabajo integrada desarrollada de forma remota. Así, identificamos que además de los objetivos establecidos en el plan docente de la propuesta, también son percibidos y discutidos por los estudiantes, quienes señalaron categorías que señalan las competencias docentes y estudiantiles durante el desarrollo de la propuesta.

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Biografía del autor/a

Artur Antunes Navarro Valgas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Biologia Animal

Biólogo formado em Bacharelado e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul , sob Orientação da Dra. Laura Verrastro. Possui Mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob Orientação da Dra. Paula Beatriz Araujo. Foi Bolsista de Iniciação científica no Laboratório de Fisiologia da Conservação PUCRS, sob orientação da Dra. Guendalina Turcato Oliveira, estagiou no laboratório de Carcinologia da UFRGS, na empresa de licenciamento ambiental Lótica, nos projetos de conservação TAMAR Base Ubatuba e Projeto Baleia Franca, no Colégio Rainha do Brasil e Colégio de Aplicação UFRGS (ensino fundamental, médio e EJA). É Bolsista do Programa de Educação Tutorial em Biologia. Foi monitor nos clube de Ciência do Colégios Marista São Pedro e monitor fundador do clube no Colégio Rainha do Brasil. Tem experiencia em nas áreas de ecofisiologia animal, toxicologia, zoologia, fisiologia comparada, biologia da invasão, fisiologia da conservação e educação (formal, não formal e educação ambiental). É carcinólogo afiliado a Sociedade Brasileira de Carcinologia.

Tatiane Alves Gonçalves , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Ensino de Física

Doutoranda em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação em Ciências/Matemática da PUCRS (2020); Licenciada em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2016). Graduanda do curso de matemática licenciatura da Universidade Luterana do Brasil. Atualmente sou professora de física da rede pública e privada, na região metropolitana de Porto Alegre.

Lisandra Catalan do Amaral , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (2001), graduação em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é integrante da Gerência Educacional da Rede de Colégios Marista atuando como assessora da área das Ciências da Natureza, responsável pelos processos de formação de professores da Rede. É professora titular na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e coordenadora dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química. Também é integrante do Núcleo de Iniciação à Docência da PUCRS.
Tem experiência nas áreas de Educação, Formação de Professores, Ensino de Ciências, e também na área de Materiais Poliméricos

Citas

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Publicado

23/07/2021

Cómo citar

Antunes Navarro Valgas, A., Alves Gonçalves , T. ., & Catalan do Amaral , L. (2021). CLASES INTEGRADAS: PERCEPCIONES DE ESTUDIANTES DE ESCUELA SECUNDARIA FRENTE A UNA PROPUESTA DE TRABAJO ENTRE LOS COMPONENTES DE FÍSICA Y BIOLOGÍA. Journal of Education Science and Health, 1(3), 1–15. https://doi.org/10.52832/jesh.v1i3.25

Número

Sección

EDUCAÇÃO E ENSINO

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