PRODUCCIÓN DE MODELOS SOBRE BIOMAS Y CONTAMINACIÓN AMBIENTAL UTILIZANDO MATERIALES RECICLABLES

Autores/as

DOI:

10.52832/jesh.v4i3.231

Palabras clave:

Ciencias, Educación Lúdica, Reutilizar, Residuos sólidos

Resumen

La educación necesita estar en constante evolución, en este contexto, estrategias como el aula invertida proponen que el estudiante sea el protagonista de su proceso de enseñanza-aprendizaje. La promoción de estrategias que refuercen la conciencia ambiental y las actitudes sostenibles deben permear la práctica pedagógica. Así, el objetivo de este estudio fue asociar estrategias relacionadas al aula invertida y estrategias para promover la sustentabilidad, a través de la propuesta de construir modelos con materiales reciclables. La investigación se realizó con estudiantes del séptimo año de la enseñanza primaria de una escuela de Pelotas-RS. Los temas que abarcaron la sostenibilidad se concentraron en dos ejes: Biomas o contaminación. La producción de materiales se realizó en el aula bajo la supervisión del docente y con los estudiantes reunidos en grupos. Se produjeron un total de 8 modelos, 4 sobre biomas y 4 sobre contaminación. Se puede observar el compromiso y entusiasmo de los estudiantes en la implementación de las propuestas. Además, se encontró que a través de estos modelos se consolidó el proceso de enseñanza-aprendizaje sobre biomas y contaminación, ya que los estudiantes demostraron creatividad, innovación y pudieron materializar a través de formas tridimensionales los principales temas tratados previamente en temas relacionados con biomas. contaminación.

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Biografía del autor/a

Eduarda Medran Rangel, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais – Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora na Prefeitura Municipal de Rio Grande, RS, Brasil.

Adrize Medran Rangel, UFPel

Formada no curso Técnico em Química do Instituto Federal Sul Rio-Grandense, licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de Franca, pós-graduada em Psicologia da Educação pela Faculdade do Paraná de Educação Superior e Pós-Graduanda em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Pelotas. Tenho experiência com encapsulação, rotulagem, embalagem e peso médio de fármacos; Análises físico-químicas dos fertilizantes organominerais, minerais e matérias-primas; Análises físicas: preparo e quarteamento de amostras, granulometria, dureza e umidade; Análises químicas: Nitrogênio total, Fósforo solúvel em CNA + água, Potássio solúvel em água, Cloro solúvel em água, Carbono orgânico; Análise e controle de água de caldeira. Experiência como líder de equipe e processo de produção de fertilizante fluido, verificando o funcionamento dos equipamentos, distribuindo tarefas a ser executadas; organizando as produções diárias, acompanhando e analisando o processo produtivo (produção do produto, qualidade, embalagens, rótulos); ordem de fabricação, acompanhamento e produção de selos da produção de adubo organo-mineral.

Estela Fernandes e Silva, FURG

É Biotecnologista pela Universidade Federal de Pelotas (2012),Licenciada em Biologia pela Universidade de Franca (2019), mestre (2014) e doutora (2018) pelo Programa de pós-graduação em Ciências Fisiológicas (PPG-CF) da Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Tem experiência nas áreas de investigação de compostos antitumorais em linhagens resistentes a múltiplas drogas, criobiologia, toxicologia reprodutiva e testes in vitro para predição de fertilidade. Realizou pós-doutorado no período de abril de 2018 a fevereiro de 2019 desenvolvendo atividades junto ao Programa de Cooperação Acadêmica no projeto Resistência a Múltiplas Drogas em células tumorais - Estudo colaborativo para investigar o fenótipo e a sensibilidade a agentes quimioterápicos com diferentes alvos celulares.

Daiana Kaster Garcez, IFSul

Doutora em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais, pela Universidade Federal do Rio Grande (2021). Mestre pelo mesmo programa (2016). Pós-graduada em Ensino de Biologia e Ciências (2022). Possui graduação em Ciências Biológicas, ênfase em Zoologia, pela Universidade Federal de Pelotas (2014) e em Formação Pedagógica pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas (2021). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Animal e Evolutiva, desenvolvendo pesquisas relacionadas ao entendimento de padrões micro e macroevolutivos em peixes anuais da família Rivulidae e de sua conservação. Atualmente é professora substituta de Biologia no Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Visconde da Graça e professora de Ciências na Prefeitura Municipal do Rio Grande.

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Publicado

05/02/2024

Cómo citar

Medran Rangel, E. ., Medran Rangel, A., Fernandes e Silva, E., & Kaster Garcez, D. (2024). PRODUCCIÓN DE MODELOS SOBRE BIOMAS Y CONTAMINACIÓN AMBIENTAL UTILIZANDO MATERIALES RECICLABLES. Journal of Education Science and Health, 3(4), 01–09. https://doi.org/10.52832/jesh.v4i3.231

Número

Sección

EDUCAÇÃO E ENSINO

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