Produção de maquetes sobre biomas e poluição ambiental utilizando materiais recicláveis

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v4i3.231

Palavras-chave:

Ciências, Educação Lúdica, Reaproveitamento, Resíduos Sólidos

Resumo

A educação precisa estar em constante evolução, nesse contexto, estratégias como as da sala de aula invertida propõem que o aluno seja protagonista do seu processo de ensino-aprendizagem. A promoção de estratégias que reforcem a consciência ambiental e as atitudes sustentáveis deve permear a prática pedagógica. Assim, o objetivo deste estudo foi o de associar estratégias relacionadas à sala de aula invertida e estratégias de fomento da sustentabilidade, através da proposta de construção de maquetes com materiais recicláveis. A pesquisa ocorreu com estudantes do sétimo ano do ensino fundamental em uma escola de Pelotas-RS. Os temas que contemplavam a sustentabilidade concentraram-se em dois eixos: Biomas ou poluição. A produção dos materiais ocorreu em sala de aula com supervisão da professora e com os estudantes reunidos em grupos. Foram produzidas um total de 08 maquetes, sendo 04 sobre biomas e 04 sobre poluição. Pode-se perceber o comprometimento e o entusiasmo dos estudantes na execução das propostas. Além disso, verificou-se que o processo de ensino-aprendizagem sobre biomas e poluição foi consolidado através dessas maquetes, uma vez que os estudantes demonstraram criatividade, inovação e conseguiram materializar através de formas tridimensionais os principais assuntos abordados previamente sobre as temáticas relacionadas à biomas e poluição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eduarda Medran Rangel, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais – Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora na Prefeitura Municipal de Rio Grande, RS, Brasil.

Adrize Medran Rangel, UFPel

Formada no curso Técnico em Química do Instituto Federal Sul Rio-Grandense, licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de Franca, pós-graduada em Psicologia da Educação pela Faculdade do Paraná de Educação Superior e Pós-Graduanda em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Pelotas. Tenho experiência com encapsulação, rotulagem, embalagem e peso médio de fármacos; Análises físico-químicas dos fertilizantes organominerais, minerais e matérias-primas; Análises físicas: preparo e quarteamento de amostras, granulometria, dureza e umidade; Análises químicas: Nitrogênio total, Fósforo solúvel em CNA + água, Potássio solúvel em água, Cloro solúvel em água, Carbono orgânico; Análise e controle de água de caldeira. Experiência como líder de equipe e processo de produção de fertilizante fluido, verificando o funcionamento dos equipamentos, distribuindo tarefas a ser executadas; organizando as produções diárias, acompanhando e analisando o processo produtivo (produção do produto, qualidade, embalagens, rótulos); ordem de fabricação, acompanhamento e produção de selos da produção de adubo organo-mineral.

Estela Fernandes e Silva, FURG

É Biotecnologista pela Universidade Federal de Pelotas (2012),Licenciada em Biologia pela Universidade de Franca (2019), mestre (2014) e doutora (2018) pelo Programa de pós-graduação em Ciências Fisiológicas (PPG-CF) da Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Tem experiência nas áreas de investigação de compostos antitumorais em linhagens resistentes a múltiplas drogas, criobiologia, toxicologia reprodutiva e testes in vitro para predição de fertilidade. Realizou pós-doutorado no período de abril de 2018 a fevereiro de 2019 desenvolvendo atividades junto ao Programa de Cooperação Acadêmica no projeto Resistência a Múltiplas Drogas em células tumorais - Estudo colaborativo para investigar o fenótipo e a sensibilidade a agentes quimioterápicos com diferentes alvos celulares.

Daiana Kaster Garcez, IFSul

Doutora em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais, pela Universidade Federal do Rio Grande (2021). Mestre pelo mesmo programa (2016). Pós-graduada em Ensino de Biologia e Ciências (2022). Possui graduação em Ciências Biológicas, ênfase em Zoologia, pela Universidade Federal de Pelotas (2014) e em Formação Pedagógica pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas (2021). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Animal e Evolutiva, desenvolvendo pesquisas relacionadas ao entendimento de padrões micro e macroevolutivos em peixes anuais da família Rivulidae e de sua conservação. Atualmente é professora substituta de Biologia no Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Visconde da Graça e professora de Ciências na Prefeitura Municipal do Rio Grande.

Referências

ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (2015). Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leonir Pessate (Org.). Processos de Ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille, 67-100.

BRASIL. (1997). Ministério da Educação. Parâmetro Curricular Nacional. Apresentação dos Temas Transversais. Ética. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF. 146p.

BRASIL. (2012). Ministério da Educação/ Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental.

Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10988-rcp002-12-pdf&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 17 de set. 2023.

BRASIL.(2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

Clark, R., Kirschner, Pa E Sweller, J. (2012). Colocando os alunos no caminho da aprendizagem: o caso para uma instrução totalmente orientada. Educador Americano, 36(1), 5-11. https://eric.ed.gov/?id=EJ971752

Csillag, S.; Király, G.; Rakovics, M.; Géring, Z. (2022). Agents for sustainable futures? The (unfulfilled) promise of sustainability at leading business schools. Futures, 144, 103044. http://dx.doi.org/10.1016/j.futures.2022.103044.

Dong, K.; Zeng, X. (2018). Public willingness to pay for urban smog mitigation and its determinants: a case study of beijing, china. Atmospheric Environment, 173, 355-363. http://dx.doi.org/10.1016/j.atmosenv.2017.11.032.

Ferreira, D. C.; Graziele, I.; Marques, R. C.; Gonçalves, J. (2021). Investment in drinking water and sanitation infrastructure and its impact on waterborne diseases dissemination: the brazilian case. Science Of The Total Environment, 779, 146279. http://dx.doi.org/10.1016/j.scitotenv.2021.146279.

Ferrero-Ferrero, I.; Fernández-Izquierdo, M. Á.; Muñoz-Torres, M. J.; Bellés-Colomer, L. (2018). Stakeholder engagement in sustainability reporting in higher education. International Journal Of Sustainability In Higher Education, 19 (2), 313-336. Emerald. http://dx.doi.org/10.1108/ijshe-06-2016-0116.

Huang, S.; Kuo, Y.; Chen, H. (2020). Applying digital escape rooms infused with science teaching in elementary school: learning performance, learning motivation, and problem-solving ability. Thinking Skills And Creativity, 37, 100681. http://dx.doi.org/10.1016/j.tsc.2020.100681.

Oliveira, T. E. de; ARAUJO, I, S.; VEIT, E. A. (2016). Física na escola. São Paulo. v. 14 (2), 4-13.

Oliveira, L.; Neiman, Z. (2020). Educação Ambiental no âmbito escolar: análise do processo de elaboração e aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Revbea, São Paulo, 15(3), 36-52.

Shore, B M; Delcourt, M. A. B.; Syer, C. A.; Schapiro, M. (2008). The Phantom of the Science Fair. Londres: Routledge, 26 p.

Rangel, E. M.. Feira de Ciências On-Line: Uma Adaptação Necessária Durante A Pandemia De COVID-19. In: Guidotti, Charles Dos Santos; Araujo, Rafaele Rodrigues De. (2022). Memórias, práticas e relatos de professores sobre Feiras e Mostras Científicas. 2. ed. Porto Alegre: Mundo Acadêmico, 2022. p. 115-122.

Silva, E. F, Rangel, E. M, Macagnan, K. L, Cardoso, T. F. (2021). Gamificação no Ensino de Ciências da Natureza. In: DAMASCENO, Mônica Maria Siqueira; OLIVEIRA, Ricardo Damasceno de. Tecnologias educacionais. Iguatu,: Quipá. Cap. 14. 87-101. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/600539/2/COLETANEA%20TECNOLOGIAS%20EDUCACIONAIS.pdf. Acesso em: 10 set. 2023.

Tomas, W. M.; Berlinck, C. N.; Chiaravalloti, R. M.; Faggioni, G. P.; Strussmann, C.; Libonati, R.; Abrahão, C. R.; Alvarenga, G. V.; Bacellar, A.E.F.; Batista, F. R. Q. (2021). Counting the Dead: 17 million vertebrates directly killed by the 2020⠹s wildfires in the pantanal wetland, brazil. Research Square, p. 1. http://dx.doi.org/10.21203/rs.3.rs-859794/v1.

Publicado

05-02-2024

Como Citar

Medran Rangel, E. ., Medran Rangel, A., Fernandes e Silva, E., & Kaster Garcez, D. (2024). Produção de maquetes sobre biomas e poluição ambiental utilizando materiais recicláveis. Journal of Education Science and Health, 3(4), 01–09. https://doi.org/10.52832/jesh.v4i3.231

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)