O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO
DOI:
10.52832/jesh.v4i3.461Abstract
Este trabalho, que aborda o papel do coordenador pedagógico em uma das suas variadas atribuições que é a formação em serviço, foi apresentado como trabalho final do curso de especialização em Gestão, Coordenação e Supervisão escolar. Tendo como um de seus objetivos discutir os desafios e estratégias enfrentados por esse profissional no seu papel de formador em serviço nas unidades escolares da rede municipal de ensino de Fortaleza. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica, exploratória e documental, considerando a escassez de referências sobre a temática ora pretendida. Foi então escolhido como contexto para fundamentar a discussão, a formação continuada oferecida pela rede municipal de educação de Fortaleza aos seus docentes. A partir dos resultados da pesquisa foi possível constatar a importância e o valor do coordenador pedagógico nas unidades escolares para a implementação das políticas públicas bem como no processo contínuo de busca por uma qualidade na educação oferecida nas instituições públicas da educação básica.
Downloads
Metrics
References
Bello, I. M., & Penna, M. G. de O. (2017). O papel do coordenador pedagógico nas escolas públicas paulistanas: entre as questões pedagógicas e o gerencialismo. Educar em Revista, (Educ. rev., 2017 (spe.1). Disponível em: http://doi.org/10.1590/0104-4060.49149. Acesso em: 28/fev
Brasil. (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF.
Brasil. (2006). Ministério da Educação. Resolução CNE/CP Nº 01, de 15 de maio de 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em PedagogiaeLicenciatura. Conselho Nacional de Educação – Conselho Pleno. Brasília.
Brasil. (2015). Ministério da Educação. Parecer CNE/CP Nº 2/2015, de 9 de junho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Conselho Nacional de Educação – Conselho Pleno, Brasília, 2015.
Brasil. (2009). Decreto Nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências.
Fortaleza. (2014). Lei Complementar Nº 169, de 12 de setembro de 2014. Dispõe sobre a gestão democrática e participativa da Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza, institui o Programa Municipal de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (PMDE), modifica o Estatuto do Magistério de Fortaleza, e dá outras providências.
Fortaleza. (2022). Orientações gerais para o desenvolvimento do trabalho pedagógico do ensino fundamental.
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: atlas, 2008
Libâneo, J. C. (2015). Práticas de organização e gestão da escola: objetivos e formas de funcionamento a serviço da aprendizagem de professores e alunos. Texto organizado para uso dos diretores de escola e coordenadores pedagógicos da rede de ensino da Secretaria Municipal de Educação de Cascavel (PR), 3/2.
Lima, P. G.; & Dos Santos, S. M. O Coordenador Pedagógico na Educação Básica: Desafios e Perspectivas. Educere et Educare, 2(4), p. p. 77–90, 2000. DOI: 10.17648/educare. v2i4.1656.
Martins Torres, J. J. (2009). Rev. de Inv. Educ., La paz, 2(2), 189-202. Disponível: http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1997-40432009000200008&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 28/fev
Minayo, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade – Petrópolis, RJ: Vozes,2016.
Miziara, L. A. S., Ribeiro, R., & Bezerra, G. F. (2014). O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 95(241). Disponível em: https://doi.org/10.1590/S21766681/302712683. Acesso em: 28/fev
Nadal, B. G. (2010). Gestão e Formação Contínua: práticas articuladas da organização escolar. Olhar de Professor, 3(3).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Journal of Education, Science and Health – JESH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.