O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO

Authors

DOI:

10.52832/jesh.v4i3.461

Abstract

Este trabalho, que aborda o papel do coordenador pedagógico em uma das suas variadas atribuições que é a formação em serviço, foi apresentado como trabalho final do curso de especialização em Gestão, Coordenação e Supervisão escolar.  Tendo como um de seus objetivos discutir os desafios e estratégias enfrentados por esse profissional no seu papel de formador em serviço nas unidades escolares da rede municipal de ensino de Fortaleza. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica, exploratória e documental, considerando a escassez de referências sobre a temática ora pretendida. Foi então escolhido como contexto para fundamentar a discussão, a formação continuada oferecida pela rede municipal de educação de Fortaleza aos seus docentes. A partir dos resultados da pesquisa foi possível constatar a importância e o valor do coordenador pedagógico nas unidades escolares para a implementação das políticas públicas bem como no processo contínuo de busca por uma qualidade na educação oferecida nas instituições públicas da educação básica.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Neyla Cristiane Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Especialista em Gestão, Coordenação e Supervisão Educacional  pela Faculdade Plus. Mestranda em Linguística e Ensino na Universidade Federal da Paraíba(UFPB) e Professora efetiva na rede municipal de ensino de Fortaleza. Ceará, Brasil.

Leonete Cunha Fernandes, Universidade Federal da Paraíba

Especialista em Tradução de Inglês pela Universidade Estácio de Sá. Mestranda em Linguística e Ensino na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora da Secretaria Estadual do Maranhão (SEDUC/MA) Maranhão, Brasil.

Daniel Santos dos Carneiro, Universidade de São Paulo

Mestre em Humanidade pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) Doutorando em Mudança Social e Participação Política pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP) e Bolsista CAPES. São Paulo, Brasil.

Aline Cristina Nascimento da Silva Costa, Secretária Municipal de Educação de Fortaleza

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Mestranda em Linguística e Ensino na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Diretora Escolar na Secretária Municipal de Educação de Fortaleza(SME), Ceará, Brasil.

References

Bello, I. M., & Penna, M. G. de O. (2017). O papel do coordenador pedagógico nas escolas públicas paulistanas: entre as questões pedagógicas e o gerencialismo. Educar em Revista, (Educ. rev., 2017 (spe.1). Disponível em: http://doi.org/10.1590/0104-4060.49149. Acesso em: 28/fev

Brasil. (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF.

Brasil. (2006). Ministério da Educação. Resolução CNE/CP Nº 01, de 15 de maio de 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em PedagogiaeLicenciatura. Conselho Nacional de Educação – Conselho Pleno. Brasília.

Brasil. (2015). Ministério da Educação. Parecer CNE/CP Nº 2/2015, de 9 de junho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Conselho Nacional de Educação – Conselho Pleno, Brasília, 2015.

Brasil. (2009). Decreto Nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências.

Fortaleza. (2014). Lei Complementar Nº 169, de 12 de setembro de 2014. Dispõe sobre a gestão democrática e participativa da Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza, institui o Programa Municipal de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (PMDE), modifica o Estatuto do Magistério de Fortaleza, e dá outras providências.

Fortaleza. (2022). Orientações gerais para o desenvolvimento do trabalho pedagógico do ensino fundamental.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: atlas, 2008

Libâneo, J. C. (2015). Práticas de organização e gestão da escola: objetivos e formas de funcionamento a serviço da aprendizagem de professores e alunos. Texto organizado para uso dos diretores de escola e coordenadores pedagógicos da rede de ensino da Secretaria Municipal de Educação de Cascavel (PR), 3/2.

Lima, P. G.; & Dos Santos, S. M. O Coordenador Pedagógico na Educação Básica: Desafios e Perspectivas. Educere et Educare, 2(4), p. p. 77–90, 2000. DOI: 10.17648/educare. v2i4.1656.

Martins Torres, J. J. (2009). Rev. de Inv. Educ., La paz, 2(2), 189-202. Disponível: http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1997-40432009000200008&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 28/fev

Minayo, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade – Petrópolis, RJ: Vozes,2016.

Miziara, L. A. S., Ribeiro, R., & Bezerra, G. F. (2014). O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 95(241). Disponível em: https://doi.org/10.1590/S21766681/302712683. Acesso em: 28/fev

Nadal, B. G. (2010). Gestão e Formação Contínua: práticas articuladas da organização escolar. Olhar de Professor, 3(3).

Published

04/09/2024

How to Cite

Rodrigues de Oliveira, N. C., Fernandes, L. C., Carneiro, D. S. dos, & Costa, A. C. N. da S. (2024). O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO. Journal of Education, Science and Health – JESH, 4(3). https://doi.org/10.52832/jesh.v4i3.461

Issue

Section

CIÊNCIAS HUMANAS

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>