ISSO É BRASIL [?]: SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O COMBATE ÀS DROGAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Praising #vidaspretasimportam and #nóspornós

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v1i4.41

Palavras-chave:

Ensino, Prevenção, Consumo, Repressão

Resumo

Uma problemática com o combate as drogas e suas implicações estão intimamente ligadas a saúde, a segurança pública e as desigualdades sociais do país, sendo importante elencar negações de direitos, violência urbana e as vulnerabilidades que o país não consegue sanar por meio de políticas públicas, uma delas é a dependência química. Este artigo apresenta uma sequência didática (SD) com o objetivo de promover debates sobre o combate as drogas, interligar o tráfico com as questões culturais e sociais e propor reflexão sobre a condição das pessoas de baixa renda, mais vulneráveis, as ações de combate atualmente propostas. A SD foi aplicada para 34 alunos, idades entre 16 a 17, Educação de Jovens e Adultos, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental da Educação Básica. A atividade apresentada como um relato de experiência com análise qualitativa e descritiva. A aplicação da SD, com a utilização de mídias em sala de aula se mostraram de bom aproveitamento, usando letras de músicas populares de estilos que permeiam o funk, o rap e o hip hop foi possível fazer uma aproximação com os estudantes, que apresentaram interesse nas discussões propostas pelos versos, sons e imagens que constituem as obras audiovisuais. Os filmes “A vida é feita de escolhas” e “Escritores da Liberdade” foram importantes para refletir sobre problemas com drogas e interligar com as problemáticas sociais. Dessa forma, a SD fica como sugestão a ser trabalhada em outras turmas para possíveis ampliações e ajustes do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mauricio de Oliveira Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (UNIVASF). Mestre em Ciências Ambientais (UESB). Especialista em Educação e Direitos Humanos (Alfa América). Licenciado em Ciências Biológicas (UESB). Professor da rede municipal de Vitória da Conquista - BA (SMED), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Marcos Anjos de Moura

Doutorando em Ecologia e Conservação da Biodiversidade -UESC, Ilhéus, Bahia, Brasil. Mestre em Ciências Ambientais – UESB, Itapetinga, Bahia, Brasil. Licenciado em Ciências Biológicas – UESB, Itapetinga, Bahia, Brasil.

Referências

Adichie, C. N. (2019). O perigo de uma história única. São Paulo/SP: Companhia das Letras.

Albernaz, A. L. G. & Passos, S. R. L. (2001). Uso de substâncias psicoativas. In: Coutinho, M. F. G. & Barros, R. R. Adolescência: uma abordagem prática. Atheneu.

Andrade, L. T. (2018). Reflexões sobre a performance a partir do rap-canção de Criolo. In: Congresso Internacional Circulação, tramas & Sentidos na Literatura: Associação Brasileira de Literatura Comparada.

Antidrogas. SOS Vida. (2016). Impacto das drogas na sociedade brasileira – busca de soluções. Obtido em: http://www.antidrogas.com.br/mostrasosvida.php?c=52

Bortolanza, G. E. & Ansay, N. N. (2014). A emergência de conteúdos de violência presentes nas letras de músicas escutadas pelos jovens. Revista Brasileira de Musicoterapia, 14(17), 86-108.

Bourdieu, P. (1989). O poder simbólico. Editora Bertrand Brasil. Rio de Janeiro.

Brasil. (1990). Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Obtido em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm

Criolo. (2014). Duas de cinco. Convoque seu Buda. São Paulo: Oloko Records. Obtido em: https://www.youtube.com/watch?v=QnCs2nsZGRk

Cristina, P. (2016). A música consciente de MC Garden. Revista Arruaça, 1(4), 1-4.

Debord, G. (2003). A sociedade do espetáculo (1931-1994). Projeto Periferia.

Garcia, M. L. T.; Leal, F. X. & Abreu, C. C. (2008). A política antidrogas brasileira: velhos dilemas. Psicologia & Sociedade, 20(2), 267-276. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822008000200014

Gil, A. C. (1999). Métodos e técnicas de pesquisa social. (5. ed). São Paulo: Atlas.Lemos, A. S. & Barboza, L. M. (2008). Escritores da Liberdade (Freedoom Writers, EUA, 2007). Revista Ensaios, 1(1), 1-2. DOI: https://doi.org/10.22409/re.v1i1.66

Lima, J. M. B. (2010). Combate às drogas: fracasso anunciado. Revista da EMERJ, 13(51), 297-303.

Lipovetsky, G. & Serroy, J. (2013). A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. Companhia das Letras. São Paulo: Editora Schwarcz S. A.

Marghoti, A. M. et al. (2018). Educação, adolescentes e uso de drogas: abordagens necessárias. Florianópolis: Gráfica Coan.

MC Carol. (2016). Delação premiada. Bandida. Heavy Baile Records. Rio de Janeiro, 2016. Obtido em: https://www.youtube.com/watch?v=ZfZLPXLGwUs

MC Garden. (2016). Isso é Brasil. 2016. Independente. Rio de Janeiro, 2013. Obtido em: https://www.youtube.com/watch?v=nRF0QLYYCe4

Moura, M.A.; Peruna, A.M.S.; Freitas, M.S & Almeida, O. A. (2017). Sequência didática sobre anatomia humana aplicada pelos bolsistas do PIBID: um relato de experiência. In: Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, 6 (6), 2995-3006.

Movimentos. (2017). Movimentos: drogas, juventude e favela. [s.l.].

Pessoa, M. (2017). A poética nas canções de Criolo: rap e vivências. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Departamento de Letras. Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês. Pato Branco: Paraná.

Ribeiro, L. S. (2009). Elaboração do gênero roteiro cinematográfico com o uso de mídias na sala de aula. Revista dos Alunos da Graduação em Letras: Ao Pé da Letra, 11(2), 141-156.

Sanchez, Z.; Van Der Meer, O. L. G. & Nappo S. A. (2004). Fatores protetores de adolescentes contra o uso de drogas com ênfase na religiosidade. Rio de Janeiro: Ciência: Saúde Coletiva, 9(1), 43-55. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232004000100005

Silva, M. O. (2019). Lourinha e sua turma: os quadrinhos como metodologia de ensino em temáticas socioambientais. Educação Ambiental em Ação, 17(67), 1-15.

Silva, M. O. & Ferreira, V. B. A. V. (2017). Debates sobre os riscos das drogas e suas formas de prevenção: um projeto do PIBID Interdisciplinar. In: V Seminário Institucional do Projeto Micro rede Ensino-Aprendizagem-Formação (PIBID-UESB): PIBID: Formação, Pesquisa e Prática. Itapetinga-Vitória da Conquista, Bahia, 1105-1109.

Vaccarelli, E. A. (2016). A música como recurso pedagógico no ensino da geografia: subsídios à análise das transformações socioespaciais causadas pelo processo de globalização. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: Produções didáticos-pedagógicas. Governo do Paraná. Curitiba: PR, (1).

VI Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio das Redes Pública e Privada de Ensino nas 27 Capitais Brasileiras. (2010). In: Carlini, E. A. et. al. CEBRID - Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas: UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. SENAD - Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Brasília – SENAD, 503 p.

Zabala, A. (1998). A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed.

Downloads

Publicado

09-11-2021

Como Citar

de Oliveira Silva, M., & Anjos de Moura, M. (2021). ISSO É BRASIL [?]: SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O COMBATE ÀS DROGAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Praising #vidaspretasimportam and #nóspornós. Journal of Education Science and Health, 1(4), 1–18. https://doi.org/10.52832/jesh.v1i4.41

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO