Projeto de vida: O que estudantes do ensino médio de Cáceres, Mato Grosso, Brasil pensam sobre isso?

Life project and the high school

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v3i2.195

Palavras-chave:

Identidade, Planejamento de vida, Escolha profissional

Resumo

Saber qual caminho seguir na vida muitas vezes é um grande desafio, principalmente no caso de estudantes que ainda estão em processo de aprendizagem e amadurecimento. Dessa maneira, essa pesquisa teve por objetivo analisar a visão de estudantes do ensino médio sobre a disciplina Projeto de Vida. Foi aplicado um questionário semiestruturado composto por sete perguntas para 50 estudantes matriculados em quatro turmas de 1ª série do Ensino Médio em uma escola estadual de Cáceres, Mato Grosso, Brasil. As respostas foram obtidas utilizando a plataforma Google Formulários. Os estudantes entrevistados tinham entre 14 e 15 anos, e demonstraram boa aceitação para a disciplina Projeto de Vida ao longo das aulas. Apesar de ser uma disciplina nova na educação básica, apresenta-se como uma boa oportunidade de diálogo para que os estudantes possam construir seus projetos de vida de forma concreta e viável dentro das possibilidades de cada um. É fundamental ações por parte do governo para viabilizar a atuação da escola e professores nesse processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Milaine Fernandes dos Santos, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Doutora em Entomologia – Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora vinculada à Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres, Mato Grosso, Brasil. 

Referências

Alchorne, I., & Carvalho, S. (2020). Vivências (1. ed.). São Paulo: Editora Scipione.

Alves, M. F., & Oliveira, V. A. de. (2020). Política educacional, projeto de vida e currículo do Ensino Médio: teias e tramas formativas. Humanidades e Inovação, 7(8), 20–35.

Brasil. (2018). Diário oficial da união. Ministério Da Educação, 2018, 1–11.

Brasil (2017). Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília: Ministério da Educação. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v11i20.773

Brasil. (2020). Referenciais Curriculares para a elaboração de itinerários formativos. Ministério da Educação. Brasília: Ministério da Educação.

Calvosa, M. V. D. (2020). Perspectivas e Decisões de Carreira: dilemas entre a vida profissional e pessoal. Revista de Casos e Consultoria, 11(1), e11129. https://doi.org/https://orcid.org/0000-0003-2724-9431

Castro, S. P., & Malavasim, A. (2017). A Relação Da Pedagogia Da Autonomia De Paulo Freire Com a Prática Docente No Contexto Educacional. E-Mosaicos, 6(13), 105–111. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30808 DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30808

Costa, C. S. da S., Alberto, M. de F. P., & Silva, E. B. F. de L. (2019). Vivências nas Medidas Socioeducativas: Possibilidades para o Projeto de Vida dos Jovens. Psicologia: Ciência e Profissão, 39, 1–16. https://doi.org/10.1590/1982-3703003186311 DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703003186311

Dellazzana-Zanon, L. L., Zanon, C., Noronha, A. P. P., de Oliveira, M. V., & de Paula Rosado, A. F. (2020). Preliminary evidence of validity for the purpose in life scale for adolescents. Avaliacao Psicologica, 18(4), 429–437. https://doi.org/10.15689/AP.2019.1804.18602.11 DOI: https://doi.org/10.15689/ap.2019.1804.18602.11

Gobbo, J. P., Nakano, T. D. C., & Dellazzana-Zanon, L. L. (2019). Escala de projetos de vida para adolescentes: evidências de validade de conteúdo. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 10(1), 20. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n1p20 DOI: https://doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n1p20

Klein, A. M., & Arantes, V. A. (2016). Life Projects of High School Young Students and School. Educação e Realidade, 41(1), 135–154. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623656117 DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623656117

Lopes, A. C. (2019). Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis. Retratos Da Escola, 13(25), 59. https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.963 DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.963

Mussi, R. F. de F., Flores, F. F., & Almeida, C. B. de. (2021). Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, 17(48), 60–77. https://doi.org/https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010 DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010

Pereira, B. C., Zanon, C., & Dellazzana-Zanon, L. L. (2021). Influência dos Contextos Escolar e Familiar nos Projetos de Vida de Adolescentes. Psicologia: Ciência e Profissão, 41, 1–14. https://doi.org/10.1590/1982-3703003227915 DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703003227915

Pinheiro, L. M., & Santos, M. F. (2022). Atividades lúdicas para subsidiar o ensino de Ciências durante período pandêmico em Mato Grosso. Research, Society and Development, 11(16), e580111638549. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i16.38549 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i16.38549

Rocha, S. C., Brito, R. de O., & Cerce, L. M. R. (2022). O protagonismo estudantil e os desafios da sociedade contemporânea: um diálogo sobre projeto de vida. Research, Society and Development, 11(1), e39511125070. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i1.25070 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i1.25070

Santos, M. F. (2022). Conhecimentos entomológicos de estudantes no ensino médio de uma escola pública de Cáceres, Mato Grosso, Brasil. Journal of Education, Science and Health, 2(1), 1–10. https://doi.org/10.52832/jesh.v2i2.123 DOI: https://doi.org/10.52832/jesh.v2i2.123

Silva, I. M. M., & Leme, M. I. S. (2019). Projetos De Vida E Educação: Narrativas De Jovens Das Camadas Populares Sobre Suas Experiências. Revista Inter Ação, 44(1), 77–92. https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.55686 DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.55686

Valore, L. A., & Viaro, R. V. (2007). Profissão e sociedade no Projeto de Vida de Adolescentes em Orientação Profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 8(2), 57–70.

Downloads

Publicado

19-04-2023

Como Citar

Fernandes dos Santos, M. (2023). Projeto de vida: O que estudantes do ensino médio de Cáceres, Mato Grosso, Brasil pensam sobre isso? Life project and the high school. Journal of Education Science and Health, 3(2), 1–8. https://doi.org/10.52832/jesh.v3i2.195

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E ESTUDO DE CASO