História da matemática e geometria dinâmica: um novo olhar ao teorema de Viviani para o ensino médio

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v3i1.178

Palavras-chave:

Ensino de Geometria, Tecnologias Digitais, Demonstração, Atividades

Resumo

Na atualidade o uso de História da Matemática e das Tecnologias Digitais, tem sido tema de interesse na comunidade internacional, bem como, no âmbito nacional. Neste trabalho temos por objetivo é descrever as possibilidades de utilizar o software de matemática dinâmica GeoGebra para um novo ponto de vista da demonstração do Teorema do matemático italiano Vincenzo Viviani, com o intuito de promover o ensino de conteúdos matemáticos na Educação Básica. Nos baseamos numa pesquisa bibliográfica tendo como fonte primaria tratados antigos de matemática. Foram discutidas as formas de uso do GeoGebra como ferramenta de construção, visualização de descoberta. Para finalizar as considerações finais ao respeito da experiência de dinamizar a representação e exploração de um teorema que contribui ao desenvolvimento da matemática.

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Biografia do Autor

Iara Martins Coelho, Universidade Federal do Tocantins

icencianda em Matemática na Universidade Federal do Tocantins (UFT-Câmpus de Arraias), Concluiu Ensino Fundamental na Escola Municipal Felipe de Lyon cidade de Planaltina GO, e Ensino Médio no Colégio Estadual Alda Ferreira-São Gabriel-GO, atualmente participa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência-PIBID, como bolsista.

Lucas Santos Teixeira, Universidade Federal do Tocantins

Licenciando em Matemática na Universidade Federal do Tocantins (UFT - Câmpus de Arraias). Concluiu o Ensino Médio pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) Concluiu o Ensino Fundamental Pelo Colégio da Policia Militar (CPM-IV) na cidade de Arraias(TO). Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Licenciatura em Matemática.

Luis Andrés Castillo, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas com bolsa de estudo da FAPESPA (2021-2025 | Edital 14/2021 PROPESP-UFPA) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração: Educação Matemática - (PPGECM/UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduado em Licenciatura em Educação Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016) e revalidada como Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2022). Atualmente é Professor Convidado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Universitário de Arraias, no Curso de Licenciatura em Matemática. Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Pesquisador nível A-1 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Pertence ao corpo Editorial de periódicos nacionais e internacionais, como parte do Conselho Consultivo, Equipe Técnica e Parecerista ad hoc. Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de Professores com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática, Modelagem Matemática com GeoGebra.

Ivonne Coromoto Sánchez, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas com bolsa de estudo da FAPESPA (2021-2025 | Edital 14/2021 PROPESP-UFPA) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas - área de concentração: Educação Matemática - (PPGECM/UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduada na Licenciatura em Educação menção Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016) e revalidada como Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2022). Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA). Pesquisadora nível A-2 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de Professores com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática.

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Publicado

26-02-2023

Como Citar

Coelho, I. M., Teixeira, L. S., Castillo, L. A., & Sánchez, I. C. (2023). História da matemática e geometria dinâmica: um novo olhar ao teorema de Viviani para o ensino médio. Journal of Education Science and Health, 3(1). https://doi.org/10.52832/jesh.v3i1.178

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO