CARTOGRAFANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA POR MEIO DE REFLEXÕES E MONITORIA TECNOLÓGICA NO ESTÁGIO ESCOLAR DO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Autores/as

DOI:

10.52832/jesh.v5i2.531

Resumen

A pesquisa teve como objetivo investigar o ensino da Geografia nos Ensinos Fundamental e Médio, com ênfase na Cartografia, especialmente nas escolas públicas, onde os professores enfrentam dificuldades nesse conteúdo. O estudo foi fundamentado em pesquisa bibliográfica, com a finalidade de diagnosticar deficiências dos alunos relacionadas à alfabetização cartográfica. Propôs-se a construção do conhecimento em Cartografia Escolar no estágio, com base na Epistemologia Genética e da Complexidade. A metodologia adotada foi descritiva e qualitativa, com foco em temas relevantes para o campo de estudo. O artigo busca ampliar os conceitos sobre a importância da Cartografia no contexto escolar, destacando seu papel no desenvolvimento da compreensão do espaço geográfico. Foram exploradas atividades que envolvem o uso de tecnologias digitais, como softwares de georreferenciamento e mapas interativos, para enriquecer as práticas pedagógicas. O uso do livro didático também foi analisado, em paralelo a atividades que favorecem uma compreensão mais profunda do espaço geográfico. Os resultados indicam que a inserção da Cartografia Escolar, mediada por tecnologias digitais, pode aprimorar o ensino-aprendizagem, promovendo maior engajamento dos alunos e fortalecendo sua consciência crítica sobre o espaço na sociedade. A Cartografia se revela, assim, como uma ferramenta pedagógica essencial para a formação de cidadãos críticos e participativos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Alexandar Maria de Carvalho Alves , Professora Escola Estadual Lauro Fontoura

Graduada em Pedagogia UNIPAC, História UNIUBE e Educação Especial UNISANTA, Pós- Graduada África e suas Diásporas pela UNIFESP e Graduanda em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pela IFTM- Brasil Uberaba MG, Professora Escola Estadual Lauro Fontoura.

Geisla Aparecida de Carvalho , Professora Escola Estadual Professor Chaves, Uberaba MG

Graduada em Matemática e Física UNIPAC, Graduanda em Engenharia Elétrica – UFTM e Pós-Graduada em Robótica Educacional e suas Tecnologias no Ensino de Matemática  UFCAT, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática UFU,  Professora Escola Estadual Professor Chaves, Uberaba MG.

Citas

Andrade, S. C. de., Cordeiro, M. F., & Freitas, C. R. (2015). Currículo do ensino médio: uma reflexão sobre as contribuições do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e do PIBIC. In: V Seminário Nacional Interdisciplinar em Experiências Educativas, Paraná, 14-69.

Ascenção, V. O. R., & Valadão, R. C. (2023). Professor de geografia: entre o estudo do fenômeno e a interpretação da espacialidade do fenômeno. In: Anais do XII Colóquio Internacional de Geocrítica: El control del espacio y los espacios de control, Barcelona, 5-10 de maio, p. 99.

Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal. planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm

Brasil. (1996). Lei n.º 9.394/96. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação. planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm

Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Ministério da Educação. agbbauru.org.br/publicacoes/revista/anoXXV_5/agb_xxv_5_web/agb_xxv_5-09.pdf

Callai, H. C. (2020). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. In: A. C. Castrogiovanni (Org.), Porto Alegre: Editora da UFRGS/Associação dos Geógrafos Brasileiros.

Castellar, S. M. V., & Moraes, J. V. (2017). Metodologias ativas: resolução de problemas. São Paulo: FTD.

Castrogiovanni, A. C., & Abreu, P. R. (2017). A cartografia escolar nas aulas de Geografia. In: R. Z. Costella, Brincar e cartografar com os diferentes mundos geográficos (p. 28). Porto Alegre: Ed. PUCRS.

Corrêa, R. L. (2021). Espaço: um conceito-chave da geografia. In I. Castro et al. (Orgs.), Geografia: conceitos e temas (p. 23). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Minayo, M. C. de S., Deslandes, S. F., & Cruz Neto, O. (2022). (Orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade (18ª ed.). Petrópolis: Vozes.

Moran, J. M., Masetto, M., & Behrens, M. (2003). Novas tecnologias e mediação pedagógica (7ª ed.). São Paulo: Papirus. eca.usp.br/prof/moran

Secretaria de Educação de Ensino Fundamental. (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF.

Souza, M. L. (2021). Os conceitos fundamentais da pesquisa socioespacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Thiollent, M. (2015). Metodologia da pesquisa-ação (17ª ed.). São Paulo: Cortez.

Publicado

16/04/2025

Cómo citar

Alves , A. M. de C., & Carvalho , G. A. de. (2025). CARTOGRAFANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA POR MEIO DE REFLEXÕES E MONITORIA TECNOLÓGICA NO ESTÁGIO ESCOLAR DO FUNDAMENTAL E MÉDIO. Journal of Education Science and Health, 5(2), 1–10. https://doi.org/10.52832/jesh.v5i2.531

Número

Sección

ARTIGO ORIGINAL