A EMERGÊNCIA DA HISTÓRIA AMBIENTAL DE UBERABA E TEMPORALIDADES: ESTUDO DA NATUREZA E CIDADE NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL NO ENSINO BÁSICO
DOI:
10.52832/jesh.v5i1.522Resumo
Este artigo analisa a emergência histórico-cultural da história ambiental em Uberaba, Minas Gerais, conforme perspectivas de autores. Martinez (2016, p. 40), destaca a necessidade de explicitar as variáveis que sustentam a relação entre evidências e explicações de eventos históricos e culturais. Reconhece-se a inseparabilidade entre natureza, cidade e cultura, embora existam processos naturais, sociais e culturais ainda fora do controle humano. A pesquisa aborda a problemática ambiental urbana gerada pela modernidade capitalista, utilizando uma abordagem histórico-dialética qualitativa e bibliográfica, baseada em documentos do Arquivo Público Municipal de Uberaba (APU) de 2005. O artigo divide-se em três partes sobre a história ambiental na educação pública. A primeira examina a questão da natureza no contexto da globalização capitalista, com foco na realidade socioambiental contemporânea. A segunda explora a emergência da história ambiental, seu caráter interdisciplinar e sua interface com a geografia urbana, investigando a relação entre natureza e cidade. A terceira parte discute a importância de propor soluções para problemas ambientais urbanos no contexto da produção da cidade e do desenvolvimento sustentável. Os dados indicam que 78% dos estudantes desconhecem o tema, enquanto 22% aprendem sobre ele por meio do projeto político-pedagógico e da Educação Ambiental (EA), realizados anualmente na escola. Conclui-se que, frente à globalização neoliberal, a cidade se torna um espaço estratégico para tanto a reprodução do sistema capitalista quanto para a construção de um novo paradigma socioeconômico e ambiental, especialmente na educação básica.
Downloads
Métricas
Referências
Barros, J. D ́ A. (2017). Cidade e História. Petrópolis: Vozes.
Burke, P. Afterword. (2019). In: Sorlin, S.; Warde, P. (Org.) Natures’s end: history and the environment. Houndmills: Palgrave Macmillan, (p.349).
Brasil. (2020 p. 24). Oliveira, L. L. (org.). Rio de Janeiro:Ed. Fundação Getúlio Vargas. Estatuto da Cidade pela (Lei nº 10.257/2020), especificamente adaptada pela Constituição Federal de 1988.
_______. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental II e Médio. Brasília – DF. 1988. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf> acesso em 02 de junho de 2018.
Campos Filho, C. M. (2018). Cidades Brasileiras: seu controle ou o caos: o que os cidadãos devem fazer para a humanização das cidades no Brasil. 4.ed. São Paulo: Studio Nobel, (p. 34-35).
V Congresso Ibero-Americano De Educação Ambiental. (2016). Joinville, Brasil, abril de 2016. Perspectivas da educação ambiental na região ibero-americana. Rio de Janeiro: Associação Projeto Roda Viva.
Drummond, J. (2021). A história ambiental: temas, fontes e linhas de pesquisas. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 4, n. 8, p. (177-197).
Leff, H. (2019). Construindo a História Ambiental da América Latina. ESBOÇOS – Revista do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC, Florianópolis, 13, p. 11-26.
Lourenço, C. F. B., et al. (org.). (2020). Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. 2.ed. São Paulo: Cortez, p.197.
Marsh, G. P. (2018, p.52), Man and Nature; or, Physical geography as Modified by Human Action. New York: Scribner, 1864. Obra La Terre. RECLUS, Elisée. La Terre: description des phénomènes de la vie du globe. Paris: Hachette, (2018 p.736-745).
Martinez, P. H. (2016). História Ambiental no Brasil: pesquisa e ensino. São Paulo: Cortez, p.44.
Moore, J. (2013). Capitalism as world-ecology: Braudel and Marx on environmental history. Organization and Environment, v.16, n.4, p.431-58, Dec. p.431.
Soares, M. (2019). Cidade, cotidiano, cidadania: um olhar ambiental. 29ª. Reunião Anual da Anped Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2019. Disponível Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 23, julho a dezembro, p.15.
Scandurra, E. (2022). Natureza e Cidade. Margem, São Paulo, n. 15, p. 135-152.
Santos, M. (2020). A natureza do espaço. São Paulo, EDUSP. Por uma outra globalização, Rio de Janeiro/São Paulo, Record, p. 253.
Sirvinskas, L. P. (2015). Política nacional do meio ambiente (Lei n° 6.938, de 31 de agosto de 1981). As leis federais mais importantes de proteção ao meio ambiente comentadas. Moraes, Rodrigo Jorge, Azevêdo, Mariangela Garcia de Lacerda e Delmanto, Fabio Machado de Almeida (coords). Rio de Janeiro: Renovar, p. 91-93.
Sirvinskas, L. P. (2015). Manual de direito ambiental. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, p. 60.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Journal of Education Science and Health

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.