A ESTRUTURA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ENSINO DE HISTÓRIA
DOI:
10.52832/jesh.v4i2.445Palabras clave:
BNCC. Educação Antineoliberal. Formação de professores. Padronização curricular.Resumen
O estudo examina a estrutura da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em relação ao ensino de História, utilizando uma abordagem metodológica que combina pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica foi realizada no Portal de Periódicos da CAPES, utilizando descritores relacionados à BNCC e História. A pesquisa documental analisou relatórios técnicos, legislações e normativas do Ministério da Educação, incluindo documentos como a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A pesquisa ressalta a importância de não padronizar o currículo, argumentando que a uniformização pode limitar a diversidade e a liberdade educacional. Destaca se a necessidade de uma proposta educacional antineoliberal que promova a compreensão da sociedade como um todo, enfatizando a importância de condições adequadas de ensino e de professores bem preparados. Por fim, o texto também sinaliza para os riscos de uma abordagem simplista na resolução dos desafios educacionais, principalmente na área de História, enfatizando a importância de uma reformulação abrangente do pensamento educacional no Brasil.
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