Gestão de Equipamentos de Proteção Individual no enfrentamento à pandemia de COVID-19 em um Hospital Universitário: relato de experiência

Autores/as

DOI:

10.52832/jesh.v2i4.155

Palabras clave:

Equipo de protección personal, Administración, Buenas prácticas de distribución, COVID-19, Seguridad en el trabajo

Resumen

La gestión de suministros y su logística es un área desafiante en los servicios hospitalarios. Toda la cadena de gestión de EPIS se vio impactada por la pandemia, que ahora requiere un mantenimiento de la calidad combinado con el control de la dispensación, y así reducir pérdidas y costos, para evitar desabastecimientos. Este artículo describe una experiencia de manejo de equipos de protección personal (EPIS) ante la pandemia de COVID-19 en un Hospital Universitario. Utilizando el método de informe de experiencia (RE) de las intervenciones realizadas ante el riesgo inminente de desabastecimiento hospitalario, por el gran consumo de EPI por parte de los empleados y la necesidad de protección específica para los trabajadores en áreas COVID, desde abril de 2020, culminando en la institución un Centro EPIS, como estrategia de gestión de insumos y optimización de buenas prácticas de distribución. El uso racional de los EPIS se volvió imperativo, ya que es un recurso finito e indispensable para la seguridad de los trabajadores, sin embargo, la adopción de buenas prácticas de distribución eliminó el riesgo de desabastecimiento. La creación del Centro EPIS facilitó la gestión del equipamiento, en todas sus etapas, racionalizando su uso y tuvo un impacto positivo en las áreas administrativa y asistencial, por el impacto financiero positivo en la institución. 

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Biografía del autor/a

Flavia Maria da Silva Andrade Dias, Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU/UFPI)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Piauí, Teresina- PI, Brasil, em 2006. Possui títulos de Mestrado Profissionalizante em Terapia Intensiva pelo Instituto Brasileiro de Terapia Intensiva, São Paulo-SP, Brasil; Especialização em Nefrologia Multidisciplinar pela Universidade FEderal do Maranhão, 2017; Docência Superior pela Christus Faculdade do Piauí, Piripiri-PI, Brasil, em 2010; Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Piauí, Teresina- PI, Brasil, em 2012; Especialização em Linhas de Cuidado em Enfermagem: Urgência e Emergência pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil, em 2014. Especialização em Enfermagem do Trabalho pela UNINTER, 2017 . Atualmente trabalha como enfermeira no Hospital de Urgência de Teresina- HUT onde é enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva Neurotraumatológica e Hospital Universitário HU/UFPI onde é preceptora de residência Multiprofissional em Teparia Intensiva. Membro da Comissão de Biossegurança. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa. Coordenadora do Grupo de Never Events. Atuou como chefe do Setor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho

Natalia Silva Andrade, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI (2008), graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Piauí (2013), especialização em Saúde Pública pelo IBPEX (2010), especialização em Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais (2017), mestrado em Odontologia pela Universidade Federal do Piauí (2015) e doutorado em Ciências Odontológicas pela Universidade de São Paulo (2019). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Sergipe em regime de dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Odontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: defeitos de desenvolvimento do esmalte dentário, saúde bucal de pessoas com necessidades especiais e qualidade de vida relacionada à saúde bucal.

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Publicado

25/11/2022

Cómo citar

Dias, F. M. da . S. A., & Andrade, N. S. (2022). Gestão de Equipamentos de Proteção Individual no enfrentamento à pandemia de COVID-19 em um Hospital Universitário: relato de experiência. Journal of Education Science and Health, 2(4), 01–09. https://doi.org/10.52832/jesh.v2i4.155

Número

Sección

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E ESTUDO DE CASO