Contributions of Academic Tutoring to the Training of Future Science and Biology Teachers

Authors

DOI:

10.52832/jesh.v5i3.567

Keywords:

Teacher Education, Higher Education, Natural Sciences

Abstract

This study aimed to analyze the role of academic tutoring in the initial training of Science and Biology teachers, particularly regarding the development of technical, methodological, and interpersonal skills. It is a qualitative research study, complemented by quantitative elements, through an online questionnaire applied to 20 students of the Licentiate Degree in Biological Sciences at the Federal University of Pernambuco (UFPE), affiliated with the Academic Center of Vitória (CAV). The data were analyzed based on four axes: skills in the internship field, methodologies developed, professional preparation, and applicability of tutoring in basic education. The results revealed positive perceptions of the activity by the participants, who reported improvements in teaching performance, greater confidence in the classroom, use of more creative pedagogical approaches, and recognition of tutoring as a practice transferable to other educational levels. Thus, academic tutoring constitutes a relevant pedagogical strategy for teacher education, and it is essential that higher education institutions strengthen their programs through qualified supervision, well-defined educational objectives, and encouragement of educational innovation.

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Author Biographies

João Vitor Da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Eu, João Vitor da Silva, sou Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Especialista em Docência para o Ensino Superior pelo Instituto Mineiro de Educação Superior (IMES); Especialista em Hematologia pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP); e Mestre em Morfotecnologia pela UFPE. Atualmente, estou no terceiro semestre do Doutorado em Biociência Animal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na seguinte linha de pesquisa: Mecanismos de Aplicação de Compostos Naturais ou Sintéticos em Processos Funcionais e Patológicos. Minhas áreas de interesse são: *Biologia Celular, *Histologia, *Anatomia Humana e Animal, *Doenças neurodegenerativas, *Medicina Canábica, *Ensino de Ciências/Biologia e *Educação Ambiental. Estou disponível para colaborações acadêmicas, parcerias de pesquisa e oportunidades profissionais que estejam alinhadas com minha trajetória acadêmica e com as supracitadas *áreas de interesse. Endereços de e-mail para contato: joao.vsilva4@ufpe.br / joao.vsila11@ufrpe.br / jvprofbiologo@gmail.com

Juliana Oliveira Lopes Barbosa, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Eu, Juliana Oliveira Lopes Barbosa, sou Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, estou no segundo semestre do Mestrado em Biociência Animal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na seguinte linha de pesquisa: Mecanismos de Aplicação de Compostos Naturais ou Sintéticos em Processos Funcionais e Patológicos. Minhas áreas de interesse são: *Biologia Celular, *Histologia, *Anatomia Humana e Animal, *Zoologia (filo Arthropoda), *Educação Ambiental e *Ensino de Ciências e Biologia . Estou disponível para colaborações acadêmicas, parcerias de pesquisa e oportunidades profissionais que estejam alinhadas com minha trajetória acadêmica e com as supracitadas *áreas de interesse. Endereços de e-mail para contato: juliana.oliveiralopes@ufpe / juliana.barbosa1707@gmail.com

Maria Laura da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Graduada em Licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e bolsista por dois anos na área de bioquímica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Especialista em Ensino de Ciências e Biologia pela Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) com ano de conclusão 2022. Atualmente, desempenha sua função na Educação Básica, no Ensino Fundamental anos finals.

Bruno Vinicios Silva de Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Médico Veterinário pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2021), pós-graduado em Análises Clínicas e Microbiologia pela FAVENI (2022), mestre em Ciência Animal na área de Sanidade Animal pela UFERSA e Doutorando em Biociência Animal no programa de Pós-Graduação em Biociência Animal na Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Possui experiência técnica e científica nas áreas de Biologia Molecular (voltada para o diagnóstico de doenças infecciosas), Clonagem e Expressão de Proteínas, Saúde Pública (na perspectiva das zoonoses e endemias transmitidas por vetores) e Patologia Clínica Veterinária.

Bruno José do Nascimento, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Graduado no curso de licenciatura plena em ciências biológicas, Mestre e Doutorando em Biociência Animal na Universidade Federal Rural De Pernambuco . Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em histologia e biologia celular, atuando principalmente nos seguintes temas: Diabetes, Alcoolismo, Melatonina, Fígado, Rins, placenta e Coração.

Joana Andresa Campelo Santos, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Graduada em Licenciatura de Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Centro Acadêmico de Vitória (CAV). Foi monitora da disciplina obrigatória de Genética Mendeliana do curso de Ciências Biológicas no período de 2018-2019 e monitora da disciplina de Fisiologia vegetal em 2021. Participante do projeto de extensão Adolescer como integrante no período de 2018-2019, coordenadora em 2020 e coordenadora bolsista em 2021. Aluna Laureada pela UFPE, especialista em Ensino de Biologia pela FAVENI, especialista em Ensino de Ciências e Matemática (EAD) pela UFPE e cursando a Pós-Graduação Lato sensu em Gestão na Educação Profissional e Tecnológica. Professora Destaque dos Anos Finais no município de João Alfredo em 2022 e ganhadora do "Educador Transformador" em 2023. Possuo experiência como professora de Ciências entre 2022-2024 e em cursos preparatórios para vestibulares - PREVUPE e RP cursos - como professora de Biologia no ano de 2024. Atualmente estou como gestora adjunta em uma escola municipal e atuo na RP Cursos como professora de Biologia. Tenho como áreas de interesse profissional, o Âmbito Educacional, as Práticas de Ensino e a Divulgação Científica. E-mail para contato: joana.andresa@ufpe.br.

Natan Cordeiro da Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestre em Morfotecnologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) pelo Programa de Pós-Graduação em Morfotecnologia UFPE com ênfase em extração e purificação de produtos naturais e cultura celular desde 2022. Dominante das áreas de biologia celular e molecular, farmacologia, fisiologia e bioquímica. Professor na Faculdade Aggeu Magalhães - FAMA nos cursos de Farmácia, Enfermagem e Nutrição, Coordenador do curso de Farmácia e Coordenador da Coordenação de Pesquisa e Extensão. Farmacêutico pela Faculdade de Integração do Sertão (FIS) 2017-2021 com bolsa integral pelo programa Universidade Para Todos (PROUNI). Onde foi bolsista de iniciação científica pela Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Trabalhou com síntese e avaliação farmacológica de inéditos 4-Tiazolidinonas. Pós Graduado em Docência do Ensino Superior com Ênfase em Sistema de Saúde pela Faculdade FACUMINAS.

Henllayane Nathani de Amorim Amaral, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Pós-graduada em Metodologia de Ensino de Biologia e Química pela Faculdade Venda Nova do Imigrante FAVENI (2022 - 2024) Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2016- 2021).

Thais da Silva Rezende, Universidade de Pernambuco (UPE(

Farmacêutica formada pela Faculdade de Integração do Sertão. A trajetória profissional abrange tanto o setor da indústria farmacêutica quanto a esfera da Saúde Pública. Além disso, desempenha um papel fundamental na promoção da educação farmacêutica e farmacovigilância por meio de treinamentos especializados. Atua no ensino superior, ministrando disciplinas relacionadas a farmácia clínica (Farmacologia, Toxicologia, Microbiologia, Parasitologia). Mestranda em Ciência e Tecnologia Ambiental pela UPE.

Emanuel Souto da Mota Silveira, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Educação Matemática e Tecnológica. Dedica-se atualmente às atividades docentes, à pesquisa e extensão na UFPE. Atua nas seguintes áreas: metodologia de ensino, gestão dos espaços de aprendizagem e inovação pedagógica. Em paralelo, também atua como gestor educacional em redes públicas de ensino, onde desenvolve atividades de formação profissional, projetos e programas destinados à renovação das práticas pedagógicas e políticas focadas na melhoria do desempenho escolar.

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Published

27/09/2025

How to Cite

Da Silva, J. V., Lopes Barbosa, J. O., da Silva, M. L., Silva de Araújo, B. V., do Nascimento, B. J., Campelo Santos, J. A., da Silva, N. C., de Amorim Amaral, H. N., da Silva Rezende, T., & da Mota Silveira, E. S. (2025). Contributions of Academic Tutoring to the Training of Future Science and Biology Teachers . Journal of Education, Science and Health – JESH, 5(3). https://doi.org/10.52832/jesh.v5i3.567

Issue

Section

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS