Contribuições da Monitoria Acadêmica para a Formação de Futuros Professores de Ciências e Biologia
DOI:
10.52832/jesh.v5i3.567Palavras-chave:
Formação Docente, Ensino Superior, Ciências da NaturezaResumo
Este estudo buscou analisar o papel da monitoria acadêmica na formação inicial de professores de Ciências e Biologia, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de competências técnicas, metodológicas e interpessoais. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, complementada por elementos quantitativos, com aplicação de um questionário online a 20 estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vinculados ao Centro Acadêmico de Vitória (CAV). Os dados foram analisados a partir de quatro eixos: habilidades no campo de estágio, metodologias desenvolvidas, preparação profissional e aplicabilidade da monitoria no ensino básico. Os resultados revelaram percepções positivas da atividade pelos participantes, que relataram melhorias na atuação docente, maior segurança em sala de aula, uso de abordagens pedagógicas mais criativas e reconhecimento da monitoria como prática transferível para outros níveis de ensino. Dessa forma, a monitoria acadêmica constitui uma estratégia pedagógica relevante para a formação docente, sendo fundamental que as instituições de ensino superior fortaleçam seus programas por meio de acompanhamento qualificado, objetivos formativos bem definidos e incentivo à inovação educacional.
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