MICHEL FOUCAULT (1926-1984): TIME, HISTORY AND THE TRANSFORMATION OF THOUGHT

TEMPO, HISTÓRIA E A TRANSFORMAÇÃO DO PENSAMENTO

Authors

DOI:

10.52832/jesh.v5i2.510

Keywords:

Educação em Direitos Humanos, Educação não Formal, intercultural, Cuidado de si

Abstract

Michel Foucault revived classical culture, seeing in the ancient Greeks and Romans a complex understanding of human relations, a path that leads to self-knowledge. The objective was to present the historical, institutional and cultural context of the life and trajectory of the French philosopher Michel Foucault, author of this semiological and political recovery of the concept and practice defined as “the care of the self”. Thus, Michel Foucault began to frequent the intellectual cafés of Paris and there he met Jean Barraqué, a musician, who would be his companion for a long time. It was in this epistemological whirlwind that Foucault re-energized his conceptions, evaluating the meaning of the concept of power in the philosopher, and appreciating the journey through classical culture. “Self-care” in Brazil, as we have seen, was characterized by unique concerns that, similar to Foucault’s legacy, extended to the field of education.

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Author Biographies

Francisco Demontiei Luna, UniMT Faculdades Integradas

Mestre em História e Filosofia da Educação, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Diretor geral da UniMT Faculdades Integradas (UNIMT), Água Boa, Mato Grosso, Brasil.

Wanderson Benerval De Lucena, UNIMT Faculdades Integradas

Professor do Curso Superior de Bacharelado em Engenharia Agronômica da UniMT Faculdades Integradas, Água Boa, Mato Grosso. Professor-Orientador de TCC no programa SolloAgro (Esalq/USP) no programa de pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas (Atividade Remota). Sou Doutor em Agronomia (Ciência do solo) (2024) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp). Mestre em Agronomia (Ciência do solo) (2020) também pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Engenheiro agrônomo (2018) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - Campus Vitória de Santo Antão. Técnico em Segurança do Trabalho (2015). Atualmente pós-graduando (Lato sensu) em Ciência de Dados e Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade FOCUS. Também pós-graduando em Educação do Campo pelo Instituto Mineiro de Ensino Superior (IMES). Tenho experiência em Soluções Baseadas na Natureza (SBN) em parceria com grupo de pesquisa RCGI/USP. Possuo experiência docente no curso de Agronomia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal entre 2022 e 2023 nas disciplinas de "Estatística e Informática" e "Experimentação Agrícola" atividade desenvolvida por meio do Programa de Atividades e Aperfeiçoamento em Docência no Ensino Superior - PAADES (Unesp/FCAV). Áreas de atuação: Agronomia, Ciência do solo, Matéria orgânica do solo, Agroflorestas e florestas plantadas, Fertilidade do solo, Respiração do solo, Uso e manejo do solo, Agroenergia, Mitigação das mudanças climáticas antrópicas, Poluição em sistemas agrícola-ambiental, Indicadores da qualidade do solo, Dinâmica de gases no solo, Agroecologia, Transição agroecológica, Extensão e desenvolvimento rural sustentável, Qualidade da água mineral natural, Bioestatística, Estatística de séries temporais, Análise multivariadas (PCA, Cluster, APH), Análise de Dados. 

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Published

19/05/2025

How to Cite

Luna, F. D., & De Lucena, W. B. (2025). MICHEL FOUCAULT (1926-1984): TIME, HISTORY AND THE TRANSFORMATION OF THOUGHT: TEMPO, HISTÓRIA E A TRANSFORMAÇÃO DO PENSAMENTO. Journal of Education, Science and Health – JESH, 5(2), 1–18. https://doi.org/10.52832/jesh.v5i2.510

Issue

Section

REVISÕES DA LITERATURA