MICHEL FOUCAULT (1926-1984)

TEMPO, HISTÓRIA E A TRANSFORMAÇÃO DO PENSAMENTO

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v5i2.510

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos, Educação não Formal, intercultural, Cuidado de si

Resumo

Michel Foucault efetuou um resgate da cultura clássica, vislumbrando nos antigos gregos e romanos um complexo entendimento das relações humanas, uma via que conduz ao autoconhecimento. o objetivo foi apresentar o contexto histórico, institucional e cultural, da vida e da trajetória do filósofo francês Michel Foucault, autor desta recuperação semiológica e política do conceito e da prática definida como “o cuidado de si”. Assim, Michel Foucault começa a frequentar os cafés intelectuais de Paris e ali conhece Jean Barraqué, músico, que seria seu companheiro por muito tempo. Foi nesse torvelinho epistemológico que Foucault retemperou suas concepções, avaliando o sentido do conceito de poder no filósofo, e apreciando o passeio pela cultura clássica. O “cuidado de si” em terras brasileiras, como vimos, revestiu-se de preocupações singulares que, a semelhança do legado foucaultiano, descambou para o campo da educação.

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Biografia do Autor

Francisco Demontiei Luna, UniMT Faculdades Integradas

Mestre em História e Filosofia da Educação, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Diretor geral da UniMT Faculdades Integradas (UNIMT), Água Boa, Mato Grosso, Brasil.

Wanderson Benerval De Lucena, UNIMT Faculdades Integradas

Professor do Curso Superior de Bacharelado em Engenharia Agronômica da UniMT Faculdades Integradas, Água Boa, Mato Grosso. Professor-Orientador de TCC no programa SolloAgro (Esalq/USP) no programa de pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas (Atividade Remota). Sou Doutor em Agronomia (Ciência do solo) (2024) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp). Mestre em Agronomia (Ciência do solo) (2020) também pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Engenheiro agrônomo (2018) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - Campus Vitória de Santo Antão. Técnico em Segurança do Trabalho (2015). Atualmente pós-graduando (Lato sensu) em Ciência de Dados e Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade FOCUS. Também pós-graduando em Educação do Campo pelo Instituto Mineiro de Ensino Superior (IMES). Tenho experiência em Soluções Baseadas na Natureza (SBN) em parceria com grupo de pesquisa RCGI/USP. Possuo experiência docente no curso de Agronomia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal entre 2022 e 2023 nas disciplinas de "Estatística e Informática" e "Experimentação Agrícola" atividade desenvolvida por meio do Programa de Atividades e Aperfeiçoamento em Docência no Ensino Superior - PAADES (Unesp/FCAV). Áreas de atuação: Agronomia, Ciência do solo, Matéria orgânica do solo, Agroflorestas e florestas plantadas, Fertilidade do solo, Respiração do solo, Uso e manejo do solo, Agroenergia, Mitigação das mudanças climáticas antrópicas, Poluição em sistemas agrícola-ambiental, Indicadores da qualidade do solo, Dinâmica de gases no solo, Agroecologia, Transição agroecológica, Extensão e desenvolvimento rural sustentável, Qualidade da água mineral natural, Bioestatística, Estatística de séries temporais, Análise multivariadas (PCA, Cluster, APH), Análise de Dados. 

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Publicado

19-05-2025

Como Citar

Luna, F. D., & De Lucena, W. B. (2025). MICHEL FOUCAULT (1926-1984): TEMPO, HISTÓRIA E A TRANSFORMAÇÃO DO PENSAMENTO. Journal of Education Science and Health, 5(2), 1–18. https://doi.org/10.52832/jesh.v5i2.510

Edição

Seção

REVISÕES DA LITERATURA