MICHEL FOUCAULT (1926-1984)
TEMPO, HISTÓRIA E A TRANSFORMAÇÃO DO PENSAMENTO
DOI:
10.52832/jesh.v5i2.510Palavras-chave:
Educação em Direitos Humanos, Educação não Formal, intercultural, Cuidado de siResumo
Michel Foucault efetuou um resgate da cultura clássica, vislumbrando nos antigos gregos e romanos um complexo entendimento das relações humanas, uma via que conduz ao autoconhecimento. o objetivo foi apresentar o contexto histórico, institucional e cultural, da vida e da trajetória do filósofo francês Michel Foucault, autor desta recuperação semiológica e política do conceito e da prática definida como “o cuidado de si”. Assim, Michel Foucault começa a frequentar os cafés intelectuais de Paris e ali conhece Jean Barraqué, músico, que seria seu companheiro por muito tempo. Foi nesse torvelinho epistemológico que Foucault retemperou suas concepções, avaliando o sentido do conceito de poder no filósofo, e apreciando o passeio pela cultura clássica. O “cuidado de si” em terras brasileiras, como vimos, revestiu-se de preocupações singulares que, a semelhança do legado foucaultiano, descambou para o campo da educação.
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