A ouvidoria como ferramenta de gestão participativa na saúde municipal de Boa Vista- Roraima
The ombudsman as a tool for participatory management in the municipal health of Boa Vista-Roraima
DOI:
10.52832/jesh.v2i2.131Palavras-chave:
Saúde Pública, Gestão da Qualidade, Gestão em SaúdeResumo
A Ouvidoria no Sistema Único de Saúde – SUS é uma ferramenta de gestão participativa da população, buscando compreender seu papel como instrumento de controle nos serviços de saúde, bem como, avaliar sua contribuição para a tomada de decisão na gestão municipal. O objetivo da pesquisa foi verificar o conhecimento dos usuários do SUS acerca Dos serviços prestados pela ouvidoria desse sistema e identificar o funcionamento manifestações da ouvidoria municipal de Boa Vista - Roraima Para responder aos questionamentos que este estudo propôs, foi realizada pesquisa documental em livros, revistas, periódicos, sítios eletrônicos, constituindo revisão na literatura sobre o tema. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pela Ouvidoria Municipal do SUS, de Boa Vista – Roraima e aplicados questionários aos usuários dos serviços prestados pelas Unidades Básicas de Saúde do Município. Após análise dos resultados, percebeu-se que a Ouvidoria Municipal do SUS, de Boa Vista- Roraima, desenvolve de modo satisfatório suas obrigações, com 64% das manifestações atendidas totalmente ou parcialmente, apesar do tempo de respostas ser insatisfatório a população, e faz uso das manifestações dos seus usuários para aprimorar a gestão municipal de saúde, bem como, para melhorar a oferta de serviços de saúde.
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