A GEOMETRIA NO AMBIENTE DOMÉSTICO: DESCOBERTA DA IMPORTÂNCIA E UTILIZAÇÃO NO DESIGN MODERNO

Autores/as

DOI:

10.52832/jesh.v5i3.624

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma proposta didática voltada ao ensino de geometria espacial com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, utilizando o jogo Minecraft como ferramenta para representar formas tridimensionais e construir maquetes físicas baseadas nos modelos virtuais. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter interventivo, foi desenvolvida em uma escola pública da rede estadual, com foco na aprendizagem significativa e no estímulo ao raciocínio geométrico. As atividades envolveram modelagem digital, construção concreta e exposições orais, buscando promover a integração entre diferentes linguagens matemáticas. Para além do engajamento observado, foram utilizados critérios descritivos e rubricas avaliativas para mensurar avanços na compreensão dos conceitos, mesmo diante da ausência de um grupo-controle. Embora desafios tenham sido registrados, como dificuldades na transposição do ambiente virtual para o concreto e limitações no acesso equitativo aos recursos digitais, o projeto demonstrou potencial para favorecer a aprendizagem ativa e contextualizada. Conclui-se que a articulação entre recursos tecnológicos, estratégias lúdicas e acompanhamento pedagógico intencional pode ampliar as possibilidades didáticas no ensino de matemática. Ressalta-se ainda a necessidade de formação docente voltada à integração crítica das tecnologias digitais, especialmente em contextos educacionais com restrições estruturais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roseane Gonçalves de Lima, SEDUC/AM

Especialista em Letramento Digital (UEA). Especialista em Educação Profissional na modalidade EJA – PROEJA (CEFET-AM). Especialização em Administração escolar, Supervisão e Orientação (UNIASSELVI). Graduada em Normal Superior (UEA). Cursando Licenciatura em Matemática (FAVENI). Professora de Matemática (SEDUC/AM), Amazonas, Brasil.

Angela Paula da Silva Pessoa, Instituto Federal do Amazonas

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Especialista em Educação Matemática (ESBAM). Graduada em Licenciatura Plena em Matemática (UNINILTONLINS). Graduada em Licenciatura Plena em Física (FAVENI). Bacharel em Teologia (FAEP). Professora de Matemática (SEMED/AM), Amazonas, Brasil.

Ádila Marta da Silva e Silva, Instituto Federal do Amazonas

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Graduada em Licenciatura Plena em Matemática (UNINILTONLINS). Especializada em Gestão do Trabalho Pedagógico e Administrativo (FAVENI). Coordenadora do Escritório de Governança e Gestão Estratégica (SEDUC/AM), Amazonas, Brasil.

Ana Claudia da Silva Barroso, UNIASSELVI

Especialista em Neuropsicopedagogia (UNIASSELVI). Psicopedagogia Institucional e Clínica, Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção. (FAVENI). Amazonas, Brasil.

Citas

Boaler, Jo. (2018). Mathematical mindsets: unleashing students' potential through creative math, inspiring messages and innovative teaching. San Francisco: Jossey-Bass.

Carlos, Soares, & Souza, Helena Tavares. (2016). O pensamento matemático avançado em pesquisas. In: Educação matemática na contemporaneidade: desafios e possibilidades.

Freire, Paulo. (2004). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Flick, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.

Galvão, Maria Elisa Esteves Lopes. (2022). Recursos didáticos para o ensino de Geometria no Ensino Médio identificados nos trabalhos apresentados no XIII ENEM. In: PANOSSIAN, Maria Lucia; GALVÃO, Maria Elisa Esteves Lopes (Org.). Recursos didáticos em aulas de matemática: o proposto pelas pesquisas e o praticado. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, 2022. p. 95-124.

Gil, Antonio Carlos. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Haetinger, Cláudia. (2005). Tecnologias educacionais e aprendizagem significativa. Porto Alegre: Mediação.

Kuenzer, Acácia Zeneida. (2005). Ensino e aprendizagem em tempos de transformação tecnológica. In: Educação profissional e tecnológica: reflexões e perspectivas. Brasília, DF: MEC/SETEC. p. 85-96.

Lakatos, Eva Maria, & Marconi, Marina de Andrade. (2001). Metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas.

Mattar, João. (2013). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo: Saraiva.

Oliveira, Marta Kohl de. Vygotsky e o processo de formação de conceitos. In: Taille, Yves De La, Oliveira, Marta Kohl De, & Dantas, Heloysa (Org.). Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 2. ed. São Paulo: Summus, 2019. p. 23-34.

Passos, Carmen Lúcia Brancaglion. (2000). A aprendizagem da geometria através da visualização e da manipulação de materiais concretos. Revista Zetetiké, Campinas, 8, 13, 65-76.

Santos, Rogério, & Nacarato, Adair Mendes. (2014). A geometria nos anos iniciais: um olhar investigativo através da fotografia. Bolema – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, 28, 48, 37-52.

Silva, Antônio Carlos Da, Sousa, José Roberto Lima, & Medeiros, Ana Clara Fernandes. (2020). A utilização de tecnologias digitais no ensino da matemática. Educação Matemática em Revista, São Paulo, 25, 69, 123-139.

Silva, Cláudia, Bozzi, Leonardo, & Ornellas, Marta. (2024). A Base Nacional Comum Curricular e as competências gerais: articulações entre conhecimento e formação humana. Educação e Sociedade Contemporânea, 8, 1, 56-72.

Thiollent, Michel. (2011). Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez.

Publicado

16/08/2025

Cómo citar

Lima, R. G. de, Pessoa, A. P. da S., Silva, Ádila M. da S. e, & Barroso, A. C. da S. (2025). A GEOMETRIA NO AMBIENTE DOMÉSTICO: DESCOBERTA DA IMPORTÂNCIA E UTILIZAÇÃO NO DESIGN MODERNO. Journal of Education Science and Health, 5(3), 1–11. https://doi.org/10.52832/jesh.v5i3.624

Número

Sección

EDUCAÇÃO E ENSINO