EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E ECOPEDAGOGIA: Um olhar sobre Educação em Mudanças Climáticas (EMC)

Autores/as

DOI:

10.52832/jesh.v5i1.526

Resumen

A crescente preocupação com os problemas socioambientais, especialmente as mudanças climáticas, reforça a necessidade de uma Educação Ambiental (EA) que vá além da simples transmissão de informações e ações pontuais que visam apenas a gestão dos recursos naturais em benefício do desenvolvimento humano. Este artigo buscou dialogar a respeito da EA Crítica e da Ecopedagogia como bases para o desenvolvimento da Educação em Mudanças Climáticas (EMC), visando estabelecer uma conexão entre elas e como seus princípios e suas abordagens podem contribuir para o fazer pedagógico. Realizou-se uma pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa-exploratória, utilizando-se do método dedutivo. Foram analisadas bibliografias publicadas entre os anos de 2000 e 2024, coletadas a partir de livros físicos e bases eletrônicas. Os resultados demonstram que a EA Crítica e a Ecopedagogia apresentam grande potencial para fundamentar a EMC, no que diz respeito aos conceitos centrados no fomento do pensamento crítico e holístico, buscando modificar a compreensão das futuras gerações sobre as mudanças climáticas e seus encadeamentos sociais. Conclui-se que uma EMC bem fundamentada na EA Crítica e na Ecopedagogia é essencial para a formação de alunos comprometidos com a justiça socioambiental e climática, oferecendo um caminho promissor para os desafios do século XXI.

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Biografía del autor/a

Priscila Maria Souza da Silva, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Pós-doutora em Educação- Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO- Brasil. Doutora em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)- Brasil.

Suelen Bomfim Nobre, Universidade Luterana do Brasil

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)- Brasil.

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Publicado

11/03/2025

Cómo citar

Silva, P. M. S. da, & Nobre, S. B. (2025). EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E ECOPEDAGOGIA: Um olhar sobre Educação em Mudanças Climáticas (EMC). Journal of Education Science and Health, 5(1), 1–11. https://doi.org/10.52832/jesh.v5i1.526

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REVISÕES DA LITERATURA