EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E ECOPEDAGOGIA: Um olhar sobre Educação em Mudanças Climáticas (EMC)
DOI:
10.52832/jesh.v5i1.526Resumen
A crescente preocupação com os problemas socioambientais, especialmente as mudanças climáticas, reforça a necessidade de uma Educação Ambiental (EA) que vá além da simples transmissão de informações e ações pontuais que visam apenas a gestão dos recursos naturais em benefício do desenvolvimento humano. Este artigo buscou dialogar a respeito da EA Crítica e da Ecopedagogia como bases para o desenvolvimento da Educação em Mudanças Climáticas (EMC), visando estabelecer uma conexão entre elas e como seus princípios e suas abordagens podem contribuir para o fazer pedagógico. Realizou-se uma pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa-exploratória, utilizando-se do método dedutivo. Foram analisadas bibliografias publicadas entre os anos de 2000 e 2024, coletadas a partir de livros físicos e bases eletrônicas. Os resultados demonstram que a EA Crítica e a Ecopedagogia apresentam grande potencial para fundamentar a EMC, no que diz respeito aos conceitos centrados no fomento do pensamento crítico e holístico, buscando modificar a compreensão das futuras gerações sobre as mudanças climáticas e seus encadeamentos sociais. Conclui-se que uma EMC bem fundamentada na EA Crítica e na Ecopedagogia é essencial para a formação de alunos comprometidos com a justiça socioambiental e climática, oferecendo um caminho promissor para os desafios do século XXI.
Descargas
Métricas
Citas
Barbosa, B., Oliveira, L. R. M. C. de, Silva, R. B. V., Santos, D. dos, Azeiteiro, U. M. & Andrade, M. (2018). A importância da educação superior na percepção e compreensão de universitários do curso de educação física sobre as alterações climáticas. Revista Brasileira de Educação Ambiental, [S. l.], v.13, n.3, p.209–232. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2499. https://www.researchgate.net/publication/333685927_A_importancia_da_educacao_superior_na_percepcao_e_compreensao_de_universitarios_do_curso_de_educacao_fisica_sobre_as_alteracoes_climaticas.
Barbosa, A. C. da S. (2022). Justiça Climática à Luz Da Litigância: Quem precisa de justiça climática no Brasil? GT de Gênero e Justiça Climática, do Observatório do Clima, Hivos. https://generoeclima.oc.eco.br/lancamento-quem-precisa-de-justica-climatica-no-brasil/.
Busch, Kc, Ardoin, N., Gruehn, D. & Stevenson, K. (2019). Exploring a theoretical model of climate change action for youth. International Journal of Science Education. 41 (17), 2389–2409. DOI: https://doi.org/10.1080/09500693.2019.16809033. https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09500693.2019.1680903.
Carta da Terra. https://cartadaterrainternacional.org/leia-a-carta-da-terra/a-carta-da-terra/.
Carvalho, E. A. de. (2020) Educação Ambiental, Ecopedagogia e Sustentabilidade: consciência pedagógica e ecológica nas práticas ambientais da humanidade. Belo Horizonte: Dialética. ISBN: 978-65-88065-82-2. 104p.
Carvalho, I. C. de M. (2008). Educação para Sociedades Sustentáveis e Ambientalmente Justas. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, [S. l.] DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3387. https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3387/2033.
Dickmann, I. (2022). Reinventando a ecopedagogia: Patriarcado, modernidade e capitalismo. Revista Sergipana de Educação Ambiental, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–16. DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v9i1.18105. https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18105.
Fernandes Silva, C. M. L.; Costa, F. A. & Borba, G. L. (2016). A Educação Em Mudanças Climáticas: uma abordagem interdisciplinar. HOLOS, [S. l.], v. 4, p. 176–188, DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2016.3950. https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3950.
Gadotti, M. Pedagogia da Terra. (2000) São Paulo: ed. Petrópolis. 217p
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas.
Gutiérrez; F. & Prado, C. (2013). Ecopedagogia e Cidadania Planetária. 3 ed. São Paulo: Cortez.
IPCC, Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas-IPCC. (2023). Relatório de Síntese AR6: Mudanças Climáticas. https://www.ipcc.ch/report/sixth-assessment-report-cycle/.
Junior, M. Z. F., Amaral, W. da S. & Coltri, P. P. (2024). Análise e reflexão acerca da abordagem curricular dos conhecimentos geocientíficos e das mudanças climáticas no Ensino Fundamental (anos finais). Terræ Didatica. Campinas, SP, v. 20, n. 00, p. e024008. DOI: https://doi.org/10.20396/td.v20i00.8675224. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8675224.
Lösch, S.; Rambo, C. A. & Ferreira, J. L. (2023). A pesquisa exploratória na abordagem qualitativa em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 18, n. 00, p. e023141. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17958. https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17958.
Loureiro, C. F. B. (2003). Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 37–54, 2009. https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/897.
Morin, E. (2000). Os Sete Saberes Necessários para a Educação do Futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya ; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. – 2. ed. – São Paulo : Cortez ; Brasília, DF : UNESCO
ONU, Nações Unidas Brasil. (2020). Desigualdade fecha as portas para avanço econômico e social no mundo. https://brasil.un.org/pt-br/84959-onu-desigualdade-fecha-portas-para-avan%C3%A7o-econ%C3%B4mico-e-social-no-mundo.
_____, Nações Unidas Brasil. (2023). Desigualdade e clima são crises que ameaçam economia e coesão social. https://brasil.un.org/pt-br/254035-artigo-desigualdade-e-clima-s%C3%A3o-crises-que-amea%C3%A7am-economia-e-coes%C3%A3o-social.
_____, Nações Unidas. (2024). ONU lista cinco ações para impedir danos da mudança climática na alimentação.
https://news.un.org/pt/story/2024/03/1829121
Pena-Vega, A. (2023). Os Sete Saberes Necessários à Educação em Mudanças Climáticas. Trad. Marcelo Mori. São Paulo: Cortez Editora.
Prodanov, C. C.; Freitas & E. C. (2013) de. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. - 2. ed. – Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013. 277 p. https://www.feevale.br/Comum/midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf.
Reis, D. A. dos; Silva, L. F. & Figueiredo, N. (2015). As complexidades inerentes ao tema "mudanças climáticas": desafios e perspectivas para o ensino de física. Ensaio Pesquisa Em Educação Em Ciências. Belo Horizonte, 17(3), 535–554. https://doi.org/10.1590/1983-21172015170301. https://www.scielo.br/j/epec/a/9Nr4dzK474Szmtqg8fHCrCc/#.
Sampieri, R. H.; Collado, C. F. & Lucio, M. Del P. B.(2013) Metodologia de pesquisa [recurso eletrônico]; tradução: Daisy Vaz de Moraes – 5. ed. – PortoAlegre: Penso, 2013.
Silveira, D. P. da. (2024). A Proposição de Indicadores de Educação Ambiental Crítica: concepções, práticas e tendências. Tese de doutorado. Universidade Federal do Paraná. Curitiba-PR.. DOI: https://doi.org/10.13140/RG.2.2.15113.86885.
Sant'Ana, J. V. B. de, Cunha, R. C. A. da & Suanno, J. H. (2016). Para Além do Discurso: ressignificar a educação ambiental, repensar a escola. REVELLI - Revista de Educação, Linguagem e Literatura. ISSN 1984-6576 v.10 n.4 - Dezembro, p. 118 – 136 Inhumas/Goiás Brasil. https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/7344.
Schirts, M. (2022) Emergência Climática: o aquecimento global, o ativismo jovem e a luta por um mundo melhor. 1ª Ed. São Paulo: Claro Enigma.
Verges, J. V. G.; Góis, R. L. S. de & Senra, R. (2023). Uma Contribuição Ao Entendimento Da Educação Para As Mudanças Climáticas. EDUCA Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 10, p. 1–21, 2023. DOI: https://doi.org/10.26568/2359-2087.2023.7088.
Zezzo, L. V. & Coltri, P. P. (2022). Educação em Mudanças Climáticas no contexto brasileiro: uma revisão integrada. Terræ Didatica, 18(Publ. Contínua), 1-12, 2022. DOI: https://doi.org/10.20396/td.v18i00.8671305. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8671305.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Journal of Education Science and Health

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.