AGRICULTURA URBANA COMO FERRAMENTA NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE (RELATO DE EXPERIÊNCIA)

Autores/as

DOI:

10.52832/jesh.v5i1.523

Resumen

O presente relato descreve a implementação de um projeto de intervenção nas Escolas Públicas de Cabedelo, PB, focado no uso da agricultura urbana como uma ferramenta pedagógica para promoção da educação ambiental e alimentar. A proposta envolveu o plantio de hortaliças pelos alunos em suas residências, além de atividades interdisciplinares em parceria com outros docentes. O projeto buscou estimular o protagonismo estudantil, fomentar hábitos alimentares saudáveis e desenvolver a consciência crítica sobre a preservação do meio ambiente e o uso de agrotóxicos. Os resultados evidenciam o fortalecimento do senso de responsabilidade dos alunos e a integração de suas famílias no processo de aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Rafaela Oliveira Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Biologia Celular e Molecular (UFPB), Professora (SEEPB), Paraíba, Brasil.

Citas

Amaral, J. J. F. (2007). Como fazer uma pesquisa bibliográfica. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará.

Altieri, M. A. (2004). Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 5. ed. Porto Alegre: Editora UFRGS.

Brasil. (1998). Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Saúde e Educação Ambiental. Brasília: MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 13 Set 2024.

Carvalho, H. M. A. (2006). Agrotóxicos, Saúde e Ambiente. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006.

Carvalho, I. C. de M. (2005). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. São Paulo: Cortez. p. 43-62.

Carvalho, H. M. A.; Figueiredo, S. R. (2014). Práticas de educação ambiental em espaços urbanos. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz.

Dias, G. F. (1998). Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 6. ed. São Paulo: Gaia.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Guimarães, M. (2005). Educação ambiental crítica: enfrentando os desafios da formação de educadores. In: Sato, M.; Carvalho, I. C. M. Educação ambiental: pesquisa e desafios. São Paulo: Cortez.

Irala, L. et al. (2011). A horta escolar como ferramenta pedagógica interdisciplinar. Revista Brasileira de Educação Ambiental, 6 (2).

Loureiro, C. F. B. (2012). Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez.

Silveira, M. L. et al. (2011). Concepções espontâneas sobre bactérias de alunos do 6º ao 9º ano. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 8., 2011, Campinas. Anais... Campinas: ENPEC.

Tilman, D. et al. (2011). Global food demand and the sustainable intensification of agriculture. Proceedings of the National Academy of Sciences, 108 (50).

Publicado

22/02/2025

Cómo citar

Araújo, R. O. (2025). AGRICULTURA URBANA COMO FERRAMENTA NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE (RELATO DE EXPERIÊNCIA). Journal of Education Science and Health, 5(1), 1–8. https://doi.org/10.52832/jesh.v5i1.523

Número

Sección

ARTIGO ORIGINAL