VYGOTSKY: LA SEMIOLOGÍA INTERACCIONISTA Y SU PAPEL CRUCIAL EN EL DESARROLLO INTELECTUAL EN EL ÁMBITO TRANSDISCIPLINARIO
DOI:
10.52832/jesh.v4i2.440Palabras clave:
Aprendizagem, Experimentação social, Implementação cognitiva, Interacionismo, Sistema de signosResumen
A Teoria Histórico-Cultural, elaborada por Vygotsky, fundamentada na experimentação social, estimula Funções Psicológicas Superiores. Aprendizagem do panorama coletivo para o panorama individual internaliza elementos culturais simbólicos, sendo crucial no desenvolvimento cognitivo quando o uso dos signos é incorporado a linguagem na execução de tarefas. Objetivou apresentar a concepção do sistema de signos na Teoria Histórico-Cultural, correlacionando a interação e aquisição de signos ao desenvolvimento intelectual no âmbito educacional. Este trabalho foi realizado através de uma revisão bibliográfica integrativa. Foram consultadas as bases de dados ScienceDirect e Scielo, através dos termos “vygotsky”, “intellectual development” e “semiology”. Foram encontrados 16 e 5 resultados em ScienceDirect e Scielo, respectivamente. Signos, linguagem e pensamento culminam em intercomunicação e aprendizagem, permitindo a compreensão da realidade, sendo fatores estimulantes das Funções Psicológicas Superiores. Avanços no desenvolvimento são de origem social interacionista. Atividades escolares serão potencializadas quando priorizarem a interação social na sua execução, direcionando para uma vertente transdisciplinar. Este modelo rompe com a compartimentalização do ensino, onde os sujeitos autuam ativamente na apropriação cultural, intercambiando signos, mediados pela linguagem. Interacionismo social gera desenvolvimento, logo a transdisciplinaridade é propicia para o implemento cognitivo. Concluímos que o sistema educacional transdisciplinar permite uma elevada interação interpessoal, criando a experimentação social que é capaz de fornecer variados signos, que implementarão a capacidade cognitiva.
Descargas
Métricas
Citas
Barbosa, M. V.; Miller, S.; & Mello, S. A. (2016). Teoria Histórico-Cultural: Questões Fundamentais Para a Educação Escolar. 1st ed. edited by M. S. L. Fujita. Marília, SP: Cultura Acadêmica.
Cenci, A.; & Damiani, M. F. (2018). “Desenvolvimento Da Teoria Histórico-Cultural Da Atividade Em Três Gerações: Vygotsky, Leontiev e Engeström.” Roteiro 43(3):919–48.
Corrêa, A. B.; & Bortolanza, A. M. E. (2018). “Desenvolvimento Humano e o Papel Do Signo Na Constituição Da Linguagem Verbal, Da Fala e Da Consciência Humana: Pressupostos de Vigotski, Leontiev e Luria.” Eutomia 1(21):97.
Fávero, M. H. (2005). “Desenvolvimento Psicológico, Mediação Semiótica e Representações Sociais: Por Uma Articulação Teórica e Metodológica.” Psicologia: Teoria e Pesquisa 21(1):17–25.
Fonseca, L. E. G. (2016). “A Transdisciplinaridade Na Educação Superior.” Outras Palavras 12(1):18–24.
González Moreno, C. X.; Solovieva, Y.; & Quintanar Rojas, L. (2010). “Actividad Reflexiva En Preescolares: Perspectivas Psicológicas y Educativas.” Universitas Psychologica 10(2):423–440.
Hasan, R. (1992). “Speech Genre, Semiotic Mediation and the Development of Higher Mental Functions.” Language Sciences 14(4):489–528.
Jones, P. E. (2009). “From ‘External Speech’ to ‘Inner Speech’ in Vygotsky: A Critical Appraisal and Fresh Perspectives.” Language & Communication 29(2):166–81.
Jones, P. E. (2018). “Karl Marx and the Language Sciences – Critical Encounters: Introduction to the Special Issue.” Language Sciences 70:1–15.
Jones, P. E. (2022). “Vygotsky’s Machinery of the Will. Or: Descartes in the Dog House.” Language & Communication 86:52–59.
Labunskaya, V. A. (2014). “Preschool Children’s Coding of Facial Expression of Emotions: Humanistic-Psychological Approach.” Procedia - Social and Behavioral Sciences 146(863):246–51.
Leonel, W. H. dos S.; & Leonardo, N. S. T. (2014). “Concepções de Professores Da Educação Especial (APAEs) Sobre a Aprendizagem e Desenvolvimento Do Aluno Com Deficiência Intelectual: Um Estudo a Partir Da Teoria Vigotskiana.” Revista Brasileira de Educação Especial 20(4):541–54.
Linask, L. (2019). “Vygotsky’s Natural History of Signs.” Sign Systems Studies 47(1–2):257–304.
Monteiro, R. R. (2016). “Os Signos Na Educação: Peirce, Bakhtin, Vygotsky E Feuerstein.” Divers@! 9(1/2):2–13.
Nunes, L. R. d’Oliveira de P.; Braun, P.; & Walter, C. C. de F. (2011). “Procedimentos e Recursos de Ensino Para o Aluno Com Deficiência: O Que Tem Sido Disseminado Nos Trabalhos Do GT 15 Da ANPED Sobre Estes Temas?” Revista Brasileira de Educação Especial 17:23–40.
Paes, P. C. D. (2020). “Funções Psicológicas Superiores e o Enraizamento Da Cultura Na Individualidade.” Brazilian Journal of Development 6(7):43489–500.
Pazos-López, Á. (2015). “Mente, Cultura y Teoría: Aproximaciones a La Psicología Del Arte.” Acción Psicológica 11(2):127.
Piaget, J. (2013). A Psicologia Da Inteligência. 1st ed. edited by G. J. de F. Teixeira. Petrópolis, RJ: Vozes.
Sawyer, J. E.; & Stetsenko, A. (2018). “Revisiting Marx and Problematizing Vygotsky: A Transformative Approach to Language and Speech Internalization.” Language Sciences 70:143–54.
Souza, M. T. C. C. de. (2011). “As Relações Entre Afetividade e Inteligência No Desenvolvimento Psicológico.” Psicologia: Teoria e Pesquisa 27(2):249–54.
Toassa, G. (2013). “A ‘Psicologia Pedagógica’ De Vigotski – Considerações Introdutórias.” Nuances: Estudos Sobre Educação 24(1):64–72.
Tosta, C. C. (2012). “Vigotski e o Desenvolvimento Das Funções Psicológicas Superiores.” Perspectivas Em Psicologia 16(1):57–67.
Vygotsky, L. S. (1979). Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. 2nd ed. edited by M. Cole, V. John-Steiner, S. Scribner, and E. Souberman. Cambridge: Harvard University Press.
Vygotsky, L. S. (1991). A Formação Social Da Mente. 4th ed. edited by M. Cole, V. John-Steiner, S. Scribner, and E. Souberman. São Paulo, SP: Martins Fontes.
Vygotsky, L. S. (2001). Pensamento e Linguagem. 1st ed. edited by R. C. Mores. São Paulo, SP: Jahr.
Vygotsky, L. S. (2003). Psicologia Pedagógica. 1st ed. edited by G. Blanck. Porto Alegre: Artmed.
Vygotsky, L. S.; & Luria, A. R. (1979). “Tool and Symbol in Child Development.” Pp. 99–174 in Mind in Society, edited by M. Cole, V. John-Steiner, S. Scribner, and E. Souberman. Cambridge, UK: Harvard University Press.
Vygotsky, L. S.; Luria, A. R.; & Leontiev, A. N. (2010). Liguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 11th ed. edited by J. P. dos Santos. São Paulo, SP: Ícone Editora.
Zagotta-Vital, F. A. (2020). “Vygotsky: A Interferência Da Semiologia No Implemento Da Cognição.” Revista Arquivos Científicos (IMMES) 3(2):13–17.
Zagotta-Vital, F. A. (2021). “Correlação Entre as Funções Psicológicas Superiores (FPS), Linguagem e Pensamento, Por Meio Da Perspectiva de Vygotsky.” Pp. 55–66 in Educação, Recursos Didáticos, Cotidiano Escolar e Pesquisas, edited by A. de B. Machado. Curitiba, PR: Editora Bagai.
Zagotta-Vital, F. A.; & Furtado, L. C. (2022). “A Teoria Histórico-Cultural, Postulada Por Vygotsky, Entrelaçada a Uma Abordagem Pedagógica Transdisciplinar.” Pp. 107–16 in Olhares Sobre a Educação: Reflexões Interdisciplinares. Vol. 1, edited by C. Bianchessi. Curitiba, PR: Editora BAGAI.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Journal of Education Science and Health
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.