VYGOTSKY: LA SEMIOLOGÍA INTERACCIONISTA Y SU PAPEL CRUCIAL EN EL DESARROLLO INTELECTUAL EN EL ÁMBITO TRANSDISCIPLINARIO

Autores/as

DOI:

10.52832/jesh.v4i2.440

Palabras clave:

Aprendizagem, Experimentação social, Implementação cognitiva, Interacionismo, Sistema de signos

Resumen

A Teoria Histórico-Cultural, elaborada por Vygotsky, fundamentada na experimentação social, estimula Funções Psicológicas Superiores. Aprendizagem do panorama coletivo para o panorama individual internaliza elementos culturais simbólicos, sendo crucial no desenvolvimento cognitivo quando o uso dos signos é incorporado a linguagem na execução de tarefas. Objetivou apresentar a concepção do sistema de signos na Teoria Histórico-Cultural, correlacionando a interação e aquisição de signos ao desenvolvimento intelectual no âmbito educacional. Este trabalho foi realizado através de uma revisão bibliográfica integrativa. Foram consultadas as bases de dados ScienceDirect e Scielo, através dos termos “vygotsky”, “intellectual development” e “semiology”. Foram encontrados 16 e 5 resultados em ScienceDirect e Scielo, respectivamente. Signos, linguagem e pensamento culminam em intercomunicação e aprendizagem, permitindo a compreensão da realidade, sendo fatores estimulantes das Funções Psicológicas Superiores. Avanços no desenvolvimento são de origem social interacionista. Atividades escolares serão potencializadas quando priorizarem a interação social na sua execução, direcionando para uma vertente transdisciplinar. Este modelo rompe com a compartimentalização do ensino, onde os sujeitos autuam ativamente na apropriação cultural, intercambiando signos, mediados pela linguagem. Interacionismo social gera desenvolvimento, logo a transdisciplinaridade é propicia para o implemento cognitivo. Concluímos que o sistema educacional transdisciplinar permite uma elevada interação interpessoal, criando a experimentação social que é capaz de fornecer variados signos, que implementarão a capacidade cognitiva.

 

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Biografía del autor/a

Flávio Antônio Zagotta Vital, Instituto Federal de Educação (IFPI)

FORMAÇÃO: Graduação em Agronomia através da Universidade Federal de Lavras (2013) e Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura através da Faculdade Única (2022). Mestrado em Botânica Aplicada pela Universidade Federal de Lavras (2015). Doutorado em Botânica Aplicada pela Universidade Federal de Lavras (2018), sendo parte deste na Universidade Federal do Ceará (2017-2018). Especializações na área botânica em Projeto de Paisagismo pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (2022), Melhoramento Genético de Plantas, pela Unyleya (2023) e Fitoterapia, pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (2023). Especializações na área do ensino e aprendizagem em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (2021) e Psicologia, Educação e Desenvolvimento pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (2021). ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Docente no Ensino Superior, experiência em disciplinas relacionadas a Agronomia, Ciências Biológicas e Farmácia, cuja a articulação pedagógica baseada nos preceitos epistemológicos gerais da Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Engenheiro Agrônomo e Paisagista (CREA-MG 1419995960). LINHAS DE PESQUISA: Na área de pesquisa científica, tem experiência na área de Agronomia, Biologia e Educação, com ênfase em [1] Melhoramento Genético Vegetal; [2] Paisagismo e Floricultura; [3] Propagação de Plantas Ornamentais; [4] Ecologia; [5] Agricultura de Precisão; [6] Anatomia de Órgãos Vegetativos e Reprodutivos; [7] Morfologia Vegetal Externa; [8] Taxonomia de Angiospermas; [9] Plantas Medicinais; e [10] Lev. S. Vygotsky e desenvolvimento da cognição.

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Publicado

06/06/2024

Cómo citar

Zagotta Vital, F. A. (2024). VYGOTSKY: LA SEMIOLOGÍA INTERACCIONISTA Y SU PAPEL CRUCIAL EN EL DESARROLLO INTELECTUAL EN EL ÁMBITO TRANSDISCIPLINARIO. Journal of Education Science and Health, 4(2), 1–9. https://doi.org/10.52832/jesh.v4i2.440

Número

Sección

REVISÕES DA LITERATURA