Aulas práticas no ensino de zoologia dos invertebrados: um relato no âmbito de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas
DOI:
10.52832/jesh.v2i4.173Palabras clave:
Aulas práticas. Ensino-aprendizagem. Laboratório. MetodologiasResumen
O campo de estudo das Ciências Biológicas é muito vasto, com extensos conteúdos, que, em sua grande maioria são mais bem compreendidos quando se faz uso de metodologias práticas e dinâmicas variadas que introduzam o discente de forma efetiva no que está sendo abordado. A disciplina Zoologia dos Invertebrados faz parte o currículo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alfenas-Minas Gerais, Brasil. Ela é dividida em dois semestres letivos, Zoologia dos Invertebrados I e Zoologia dos Invertebrados II. Nas disciplinas os grupos de invertebrados são abordados e minuciosamente estudadas, sendo que, as disciplinas apresentam 50% de sua carga horária de aulas teóricas e 50% de aulas práticas. O objetivo do presente estudo foi mostrar a importância da realização de aulas práticas na disciplina de Zoologia de Invertebrados como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem. Foram realizadas atividades durante as aulas práticas das disciplinas e a entrega de coleções zoológicas como parte das avaliações semestrais. A realização de aulas práticas associadas aos conteúdos teóricos da disciplina, e os trabalhos práticos avaliativos contribuíram em muito para a aprendizagem da Zoologia dos Invertebrados. Os discentes tiveram um contato direto com as etapas de coleta, acondicionamento, eutanásia, identificação dos grupos, montagem de coleções, dissecções para estudo de anatomia externa e interna dos animais. Essas atividades aumentaram o interesse e o desempenho dos discentes nas disciplinas, trazendo para a realidade deles conceitos antes restritos aos livros didáticos.
Descargas
Métricas
Citas
Abreu, D. J. M.; Santos, C. C. A. A. (2020). Estratégia didática proporcionou aos alunos compreender sua participação ativa em pesquisas como fator enriquecedor de sua formação no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, favorecendo um futuro profissional mais preparado para enfrentar as dificuldades. Revista Desafios 7, 1. DOI:http://dx.doi.org/10.20873/uftv7-7460R .
Amaral Filho, Santos, C. M.; Parahym, A. M. R. C. (2021). Práticas de laboratório e campo na disciplina de bioindicadores ambientais: Percepção dos alunos de graduação do curso de Ciências Biológicas numa faculdade particular em Pernambuco. Educação Ambiental (Brasil), 2, 3, 25-34.
Azevedo, H. J. C. C.; Figueiró, R.; Alves, D. R.; Vieira, V.; Senna, A. R. O uso de coleções zoológicas como ferramenta didática no ensino superior: um relato de caso. Revista Práxis, ano IV, 7, 43-48. DOI: https://doi.org/10.25119/praxis-4-7-548 DOI: https://doi.org/10.25119/praxis-4-7-548
Costa, M. F. S.; Campos, R. D. C.; Silva, J. S.; Leite, H.; Soares, F.; Silva, V. B.; Brito, M. (2021) Práticas laboratoriais como ferramenta de ensino aprendizagem na disciplina de biologia celular, no curso de licenciatura em ciências biológicas. Brazilian Journal of Development 7(8):83518-83528 DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-521
DOI:10.34117/bjdv7n8-521 DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-521
Interaminense, B. K. S. (2019). A Importância das aulas práticas no ensino da Biologia: Uma Metodologia Interativa/The Importance of practical lessons in the teaching of Biology: An Interactive Methodology. ID on line. Revista de Psicologia, 13(45), 342-354. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1842
Leite, A.; Silva, P. A. B.; Vaz, A. C. R. (2005). A importância das aulas práticas para alunos jovens e adultos: uma abordagem investigativa sobre a percepção dos alunos do PROEF II. Ensaio pesquisa em educação em ciências (Belo Horizonte), 7, 166-181. https://doi.org/10.1590/1983-21172005070302 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172005070302
Lima, D. B.; Garcia, R. N. (2011). Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no Ensino Médio. Cadernos do Aplicação, 24(1). DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.22262 DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.22262
Magalhães, C.; Santos, J. L. C.; Salem, J. I. (2001). Automação de coleções biológicas e informações sobre a biodiversidade da Amazônia. Parcerias Estratégicas, 12, 294- 312.
Possobom, C. C. F.; Okada, F. K.; Diniz, R. E da S. Atividades práticas de laboratório no ensino de biologia e de ciências: relato de uma experiência. Núcleos de ensino. São Paulo, Unesp, Pró-reitora de Graduação, p.113-123, 2003.
Prigol, S.; Giannott, S. M. (2008). In: 1º SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - XX SEMANA DA PEDAGOGIA. A importância da utilização de práticas no processo de ensino-aprendizagem de ciências naturais enfocando a morfologia da flor. Paraná.
Richter, E.; Hermel, E. E.S.; Gulish, R. I. C. (2017). Ensino de Zoologia: concepções e metodologias na prática docente. Revista Transmutare, 2, 1, 71-86. DOI: 10.3895/rtr.v2n1.6057
Santos, D. C. J.; Souto, L. S. (2011). Coleção entomológica como ferramenta facilitadora para a aprendizagem de Ciências no ensino fundamental. Scientia plena, 7(5).
Santos, F. A. (2017). Importância das aulas práticas como estratégia de ensino em zoologia. Revista Vivências em Ensino de Ciências 1ª Edição Especial, 1(1), 95-99.
Santos, P. R. C.; Silva, J. O. A.; Aragão, V. L.; Rocha, M. F. C. Nascimento, R. F. O. (2021). coleção didática zoológica: divulgação científica e auxílio para o ensino e aprendizagem de ciências. Experiências em Ensino de Ciências, 16, 1, 656-669.
Xavier, R. M.; Almeida, J. E. (2021). Atividades práticas no ensino de Biologia: um estudo sobre a percepção de professores em um município de Rondônia. Brazilian Journal of Development. 7, 1, 3089-3100. DOI:10.34117/bjdv7n1-210. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-210
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Journal of Education Science and Health
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.