OFICINA DE JORNAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

DOI:

10.52832/jesh.v5i3.627

Abstract

Este artigo apresenta um relato de experiência na Oficina de Jornal com alunos surdos do Ensino Fundamental do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro. O objetivo da oficina foi desenvolver habilidades de leitura e escrita por meio de gêneros jornalísticos como lead, notícia e legenda, considerando as especificidades linguísticas dos alunos surdos, cuja primeira língua é a Língua Brasileira de Sinais (Libras). As atividades foram adaptadas ao nível de proficiência dos discentes, com foco na produção textual em língua portuguesa e no letramento crítico. A metodologia envolveu práticas pedagógicas com apoio visual, leitura de jornais impressos e produção de conteúdos contextualizados ao cotidiano escolar. Apesar dos desafios enfrentados, como a baixa adesão após greve escolar, os resultados revelaram progressos significativos na expressão escrita dos participantes, evidenciando a eficácia de estratégias que respeitam o ritmo de aprendizagem dos alunos. A oficina também promoveu um ambiente colaborativo e significativo, reafirmando a importância de propostas inclusivas e adaptadas para o ensino de alunos surdos.

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Author Biographies

Neyla Cristiane Rodrigues de Oliveira, nstituto Nacional de Educação de Surdos

Mestrado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora da Educação Básica pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Rio de Janeiro, Brasil.

Raquel Batista dos Santos, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Mestrado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Educação Básica pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Rio de Janeiro, Brasil.

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Published

16/08/2025

How to Cite

Rodrigues de Oliveira, N. C., & Santos, R. B. dos. (2025). OFICINA DE JORNAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Journal of Education, Science and Health – JESH, 5(3), 1–16. https://doi.org/10.52832/jesh.v5i3.627

Issue

Section

EDUCAÇÃO E ENSINO