NEUROPLASTICIDADE E O PENSAMENTO MATEMÁTICO: PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS
DOI:
10.52832/jesh.v5i3.618Abstract
Este artigo analisa a influência da neuroplasticidade no desenvolvimento do pensamento matemático, com ênfase nas implicações pedagógicas para práticas inclusivas. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e caráter teórico-bibliográfico, orientada pela Análise Textual Discursiva (ATD). O corpus foi composto por obras científicas publicadas entre 2012 e 2025, envolvendo temas como neurociência, cognição, aprendizagem e ensino de matemática. A análise permitiu a identificação de quatro categorias temáticas: neuroplasticidade e desenvolvimento cognitivo; aprendizagem matemática como processo neural; papel do educador na mediação do pensamento matemático; e implicações pedagógicas para práticas inclusivas. Os resultados indicam que a neuroplasticidade permite a reorganização funcional do cérebro diante de estímulos específicos, tornando possível o aprimoramento de habilidades matemáticas por meio de experiências significativas. Embora presente ao longo da vida, os efeitos educacionais da neuroplasticidade podem ser potencializados ou limitados por fatores emocionais, sociais e culturais. Conclui-se que a articulação entre os conhecimentos da neurociência e as estratégias didáticas no ensino de matemática pode contribuir para práticas mais equitativas, sensíveis e baseadas em evidências. O estudo reforça a importância de uma pedagogia adaptativa, que considere as singularidades dos estudantes e promova o desenvolvimento pleno de suas potencialidades
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