A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA CIENTÍFICA PARA A FORMAÇÃO DO PESQUISADOR
DOI:
10.52832/jesh.v5i2.532Abstract
A escrita científica desempenha um papel crucial na formação do pesquisador — permitindo uma comunicação eficaz e direcionada —, a qual passa por diversas mudanças durante sua jornada acadêmica, visto que o desenvolvimento dessa habilidade e da ampliação do vocabulário científico é construído durante a trajetória de sua formação. Assim, o objetivo desta investigação é destacar a importância da escrita científica e o desenvolvimento dessa habilidade no pesquisador. Para tanto, foi realizada revisão integrativa de literatura dos artigos científicos, na qual foi utilizada a base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os artigos selecionados foram submetidos aos critérios de inclusão e exclusão, com período de publicação de 2014 a 2024. Diante dos resultados encontrados, é notório que a formação do pesquisador e sua jornada são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades e competências no campo da ciência, pois o desenvolvimento da sua carreira tem início na graduação e se estende para programas de pós-graduação. Ademais, é possível ter uma compreensão aprofundada sobre o tema e sobre a comunicação realizada pelo pesquisador por meio da escrita científica.
Abreu, R. M. A., & Junior, A. S. L. (2016). A formação do pesquisador e a Pós-Graduação em Educação no Brasil. Revista de Educação PUC-Campinas, 21(1), 89-101.
Almeida, D. M. (2017). O desenvolvimento da escrita argumentativa nas aulas de imunologia do ensino superior por metodologias ativas. Compartilhe Docência, 1(2), 3-19.
Bertoldi, A. (2020). Alfabetização científica versus letramento científico: um problema de denominação ou uma diferença conceitual?. Revista Brasileira de Educação, 25.
Bessa, J. C. R. (2016). O discurso citado na macroestrutura textual de artigos científicos de jovens pesquisadores. Ilha do Desterro, 69(3), 45-61.
Bessa, J. C. R. (2017). A dimensão valorativa em discursos sobre o uso de citações na escrita de textos científicos. Linguagem em (Dis)curso, 17, 197-213.
Borges, F. A., & Silva, A. R. N. D. (2020). O diário de pesquisa como instrumento de acompanhamento da aprendizagem e de análise de implicação do estudante/pesquisador. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 24.
Garcia, D. C. F., Gattaz, C. C., & Gattaz, N. C. (2019). A relevância do título, do resumo e de palavras-chave para a escrita de artigos científicos. Revista de Administração Contemporânea, 23(3), 1-9.
Junior, N. K. (2014). Estrutura, estilo e escrita de artigo científico: a maneira com que pesquisadores reconhecem seus pares. Revista Brasileira de Oftalmologia, 73(5), 257-259.
Machado, J., & Alves, J. M. (2014). Coordenação, supervisão e liderança–escola, projetos e aprendizagens. Porto: Universidade Católica Editora.
Massi, L., & Queiroz, S. L. (2015). Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro.
Mainardes, J., & Stremel, S. (2019). Aspectos da formação do pesquisador para o campo da política educacional na pós-graduação no Brasil. Educação & Sociedade, 40.
Mercado, L. P. L., & Rêgo, A. P. M. (2023). Formação de pesquisadores em integridade na pesquisa: espaços e subsídios relacionados aos cuidados éticos na pesquisa educacional. Práxis Educativa, 18.
Neder, R. T. (2001). A iniciação científica como ação de fomento do CNPq: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório institucional UnB.
Oliveira, C. T. D., Santos, A. S. D., Souto, D. D. C., & Dias, A. C. G. (2014). Oficinas de elaboração de comunicação e escrita científica com estudantes universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, 34, 252-263.
Rodrigues, R. F. L. (2022). Competência em informação, escrita científica e educação do cientista. Perspectivas em Ciência da Informação, 27, 221-241.
Downloads
Metrics
References
Abreu, R. M. A., & Junior, A. S. L. (2016). A formação do pesquisador e a Pós-Graduação em Educação no Brasil. Revista de Educação PUC-Campinas, 21(1), 89-101.
Almeida, D. M. (2017). O desenvolvimento da escrita argumentativa nas aulas de imunologia do ensino superior por metodologias ativas. Compartilhe Docência, 1(2), 3-19.
Bertoldi, A. (2020). Alfabetização científica versus letramento científico: um problema de denominação ou uma diferença conceitual?. Revista Brasileira de Educação, 25.
Bessa, J. C. R. (2016). O discurso citado na macroestrutura textual de artigos científicos de jovens pesquisadores. Ilha do Desterro, 69(3), 45-61.
Bessa, J. C. R. (2017). A dimensão valorativa em discursos sobre o uso de citações na escrita de textos científicos. Linguagem em (Dis)curso, 17, 197-213.
Borges, F. A., & Silva, A. R. N. D. (2020). O diário de pesquisa como instrumento de acompanhamento da aprendizagem e de análise de implicação do estudante/pesquisador. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 24.
Garcia, D. C. F., Gattaz, C. C., & Gattaz, N. C. (2019). A relevância do título, do resumo e de palavras-chave para a escrita de artigos científicos. Revista de Administração Contemporânea, 23(3), 1-9.
Junior, N. K. (2014). Estrutura, estilo e escrita de artigo científico: a maneira com que pesquisadores reconhecem seus pares. Revista Brasileira de Oftalmologia, 73(5), 257-259.
Machado, J., & Alves, J. M. (2014). Coordenação, supervisão e liderança–escola, projetos e aprendizagens. Porto: Universidade Católica Editora.
Massi, L., & Queiroz, S. L. (2015). Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro.
Mainardes, J., & Stremel, S. (2019). Aspectos da formação do pesquisador para o campo da política educacional na pós-graduação no Brasil. Educação & Sociedade, 40.
Mercado, L. P. L., & Rêgo, A. P. M. (2023). Formação de pesquisadores em integridade na pesquisa: espaços e subsídios relacionados aos cuidados éticos na pesquisa educacional. Práxis Educativa, 18.
Neder, R. T. (2001). A iniciação científica como ação de fomento do CNPq: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório institucional UnB.
Oliveira, C. T. D., Santos, A. S. D., Souto, D. D. C., & Dias, A. C. G. (2014). Oficinas de elaboração de comunicação e escrita científica com estudantes universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, 34, 252-263.
Rodrigues, R. F. L. (2022). Competência em informação, escrita científica e educação do cientista. Perspectivas em Ciência da Informação, 27, 221-241.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Journal of Education, Science and Health – JESH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.