DESAFIOS E SOLUÇÕES PARA O CAPACITISMO NO AMBIENTE ESCOLAR
DOI:
10.52832/jesh.v5i1.524Abstract
O capacitismo é uma forma de discriminação baseada na crença de que a habilidade física ou mental de um indivíduo determina seu valor e sua capacidade de contribuir com a sociedade. Este trabalho consiste em investigar e analisar o capacitismo na comunidade escolar. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales, em Sobral, Ceará. A análise foi realizada por meio da aplicação de um questionário pelo Google Forms. As perguntas foram organizadas em três grupos: percepção do capacitismo, experiências pessoais vivenciadas e atitudes em relação às pessoas com deficiências. A amostra foi composta por 19 membros da comunidade escolar, incluindo estudantes do 3º ano, professores e núcleo gestor. Os resultados indicaram um nível razoável de conscientização sobre o capacitismo, com a maioria afirmando já ter ouvido falar sobre o tema. No entanto, ainda há uma parcela significativa que não está familiarizada com o conceito, ressaltando a necessidade contínua de educação e sensibilização. As respostas revelaram uma compreensão ampla do termo "capacitismo" como uma forma de exclusão, preconceito e discriminação contra PCDs. Também foi observado que mais da metade dos participantes presenciou situações de discriminação ou preconceito contra PCDs na escola. Esses resultados destacam a importância de promover uma cultura escolar mais inclusiva e igualitária, por meio de políticas e práticas que assegurem a acessibilidade física e cognitiva, o desenvolvimento de currículos e materiais didáticos acessíveis, além da promoção de uma cultura de respeito, empatia e inclusão em todo o ambiente escolar.
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