DESAFIOS E SOLUÇÕES PARA O CAPACITISMO NO AMBIENTE ESCOLAR

Authors

DOI:

10.52832/jesh.v5i1.524

Abstract

O capacitismo é uma forma de discriminação baseada na crença de que a habilidade física ou mental de um indivíduo determina seu valor e sua capacidade de contribuir com a sociedade. Este trabalho consiste em investigar e analisar o capacitismo na comunidade escolar. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales, em Sobral, Ceará. A análise foi realizada por meio da aplicação de um questionário pelo Google Forms. As perguntas foram organizadas em três grupos: percepção do capacitismo, experiências pessoais vivenciadas e atitudes em relação às pessoas com deficiências. A amostra foi composta por 19 membros da comunidade escolar, incluindo estudantes do 3º ano, professores e núcleo gestor. Os resultados indicaram um nível razoável de conscientização sobre o capacitismo, com a maioria afirmando já ter ouvido falar sobre o tema. No entanto, ainda há uma parcela significativa que não está familiarizada com o conceito, ressaltando a necessidade contínua de educação e sensibilização. As respostas revelaram uma compreensão ampla do termo "capacitismo" como uma forma de exclusão, preconceito e discriminação contra PCDs. Também foi observado que mais da metade dos participantes presenciou situações de discriminação ou preconceito contra PCDs na escola. Esses resultados destacam a importância de promover uma cultura escolar mais inclusiva e igualitária, por meio de políticas e práticas que assegurem a acessibilidade física e cognitiva, o desenvolvimento de currículos e materiais didáticos acessíveis, além da promoção de uma cultura de respeito, empatia e inclusão em todo o ambiente escolar.

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Author Biographies

Neyla Cristiane Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Graduando(a) em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Ceará, Brasil.

Inêis de Maria Silva Rodrigues, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduando(a) em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Ceará, Brasil.

Eduardo Johny da Silva Almeida, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduando(a) em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Ceará, Brasil.

Cleverson Mesquita Ferreira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduando(a) em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Ceará, Brasil.

Gleice Kézia de Oliveira da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduando(a) em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Ceará, Brasil.

Manoel Gustavo Marques Santana, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduando(a) em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Ceará, Brasil.

Ana Carolayne Silva Carneiro, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduando(a) em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Ceará, Brasil.

Lucas Costa dos Santos, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduando(a) em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Ceará, Brasil.

Jacinto Lima Farias, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Ensino de Biologia, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e professor da Escola (EEEP) Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales (SEDUC), Sobral, Ceará, Brasil.

Ricardo de Oliveira Tavares, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutor, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Professor Associado da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Ceará, Brasil.

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Published

22/02/2025

How to Cite

Rodrigues de Oliveira, N. C., Inêis de Maria Silva Rodrigues, Eduardo Johny da Silva Almeida, Cleverson Mesquita Ferreira, Gleice Kézia de Oliveira da Silva, Manoel Gustavo Marques Santana, Ana Carolayne Silva Carneiro, Lucas Costa dos Santos, Jacinto Lima Farias, & Ricardo de Oliveira Tavares. (2025). DESAFIOS E SOLUÇÕES PARA O CAPACITISMO NO AMBIENTE ESCOLAR. Journal of Education, Science and Health – JESH, 5(1), 1–9. https://doi.org/10.52832/jesh.v5i1.524

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