OFICINA DE JORNAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
10.52832/jesh.v5i3.627Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência na Oficina de Jornal com alunos surdos do Ensino Fundamental do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro. O objetivo da oficina foi desenvolver habilidades de leitura e escrita por meio de gêneros jornalísticos como lead, notícia e legenda, considerando as especificidades linguísticas dos alunos surdos, cuja primeira língua é a Língua Brasileira de Sinais (Libras). As atividades foram adaptadas ao nível de proficiência dos discentes, com foco na produção textual em língua portuguesa e no letramento crítico. A metodologia envolveu práticas pedagógicas com apoio visual, leitura de jornais impressos e produção de conteúdos contextualizados ao cotidiano escolar. Apesar dos desafios enfrentados, como a baixa adesão após greve escolar, os resultados revelaram progressos significativos na expressão escrita dos participantes, evidenciando a eficácia de estratégias que respeitam o ritmo de aprendizagem dos alunos. A oficina também promoveu um ambiente colaborativo e significativo, reafirmando a importância de propostas inclusivas e adaptadas para o ensino de alunos surdos.
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