EVASÃO ESCOLAR E ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA
DOI:
10.52367/BRJPD.2675-102X.2021.3.2.4-15Palavras-chave:
Evasão Escolar, Ensino Médio, BibliometriaResumo
A presente pesquisa trata do tema Evasão Escolar que parece relevante no contexto da educação, pois, produz significativos impactos no interior dos sistemas e instituições de ensino. Demonstrando também de grande importância na trajetória de vida dos estudantes e na elaboração de políticas públicas educacionais. Objetiva apresentar um mapeamento organizado das principais categorias de análises relacionadas com a Evasão Escolar no Ensino Médio. Pautou-se em uma revisão bibliográfica sistemática associadas ao fenômeno em estudo. Nela, descreveu-seas características das investigações que relacionavam Evasão Escolar e Ensino Médio indexados na base de dados Scopus Elsevier, entre os anos de 2014 e 2018. Enquanto resultado, verificou-se que a maior parte das investigações encontradas na base analisada foram pesquisas descritivas que apresentavam um “retrato detalhado” do problema educacional. Em menor proporção, apareceram as investigações que propuseram ações práticas para a redução da Evasão Escolar no Ensino Médio, no contexto escolar.
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