A INSERÇÃO ACELERADA DAS TDIC NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I DIANTE A PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.4.95-117Palavras-chave:
TDIC, Educação, Pandemia, Educação Infantil, Ensino Fundamental I.Resumo
Tratando-se de paradigmas educacionais, os que incluem as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC são de grande relevância, especialmente diante do cenário atual, pois observa-se a importância e necessidade da inserção dessas tecnologias ao dia a dia das escolas no processo de ensino e aprendizagem. Porém, uma questão relacionada à saúde mundial, o novo coronavírus, impôs o uso dessas ferramentas de maneira abrupta e com pouco planejamento. Assim, estudantes de toda a educação básica, bem como professores, coordenadores, gestores e toda a equipe pedagógica, precisaram, repentinamente, familiarizar-se com o uso das plataformas digitais de aprendizagem e suas ferramentas. Levando tais afirmações em consideração, surgiram os seguintes questionamentos: Frente a conjuntura educacional imposta pela pandemia, será que o modelo de educação (online) conseguiu englobar a maioria das crianças da Educação Infantil, principalmente as crianças da pré-escola (4 e 5 anos) e do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), em especial as advindas de instituições públicas e menos favorecidas? Será que houve qualidade no processo de ensino e aprendizagem com esse novo modelo de educação? Portanto, a pesquisa consiste em exploração bibliográfica de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados a partir de leituras realizadas em obras publicadas, artigos científicos disponíveis na internet, congressos e palestras virtuais.
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