A TRANSIÇÃO DO CENÁRIO EDUCACIONAL EM MEIO À PANDEMIA DO COVID-19

DESAFIOS E PROBLEMÁTICAS ENVOLVIDAS NA PRÁTICA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DAS TIC’S COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.4.67-94

Palavras-chave:

Educação; Tic’s 2; Docente; Aluno; Famílias

Resumo

O presente artigo tem como finalidade o estudo dos reflexos ocasionados pela pandemia do Coronavírus (COVID-19) na educação, com a implementação do ensino EAD (Ensino a Distância). Observamos por meio dos relatos de experiências, as dificuldades vividas pelos docentes das turmas de Educação Infantil durante as aulas remotas, questionando e demonstrando se é possível o ensino remoto para essas crianças. Ao decorrer de nossas pesquisas, foram apresentadas muitas dificuldades por parte dos professores  durante o ensino remoto, sendo uma delas a utilização dos TIC’s em suas aulas, pois muitos não tinham conhecimento de quais ferramentas utilizar e, os que tinham, não sabiam manusear de forma correta. Outro fator observado foi o comportamento das famílias que se sentem inseguras em ajudar seus filhos no processo educativo, resultando na grande parcela de cancelamento de matrículas de alunos na educação infantil principalmente nas instituições de pequeno porte. Este trabalho proporcionará aos docentes uma nova visão sobre como e de que maneira trabalhar com esses alunos de forma significativa, apresentando formas para utilizar as TIC’s, durante as aulas remotas, como ferramenta de ensino, nos auxiliando por meio dos estudos da neurociência sobre o funcionamento do cérebro na aprendizagem, da primeira infância, a BNCC como reguladora do currículo para a educação infantil e a LDB como lei regulamentadora. E, por fim, promoverá a conscientização das famílias sobre a importância de não desistir momentaneamente da educação de seus filhos durante as aulas remotas, proporcionando, alternativas para que o desenvolvimento do aluno continue de forma auto suficiente, mesmo que sem estar presente nas atividades escolares.

 

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Biografia do Autor

Priscila Caldas Sapucaia, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

 

SAPUCAIA, Priscila Caldas: Aluna Ouvinte na Pós Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como Inspetora de Alunos, no Colégio Cruzeiro (Sociedade Beneficência Humboldt). Professora na escola I9 Educação, no Rio de Janeiro, nas turmas de Berçário e Maternal. Instrutora do curso de auxiliar de creche na instituição Sinai cursos Técnicos e Profissionalizantes. Possui Extensão Universitária nas áreas de Inclusão, Autismo, Introdução a Neuropsicopedagogia, Neurociência e Aprendizagem, Alfabetização e Gestão Pedagógica pela Faculdade Única de Ipatinga (Pró-Minas). Teve seu último trabalho científico: “O inspetor der alunos: dos corredores escolares ao agente educador inclusivo”, publicado pela revista Amplamente Cursos, no E-book Educação para a vida. 1º Ed. Vol. 02. ISBN:978-65-882-43015. DOI: 10.29327/516301.2 e DOI – Capítulo: 10.29327/516301.2-28

Paula Dias Alves, Universidade CCAA

 

ALVES, Paula Dias: Especialista em Docência do Ensino Superior. Graduada em Letras Português, Espanhol e Respectivas Literaturas. Lecionou no Colégio Ary Quintella e Colégio ESC, localizados na cidade do Rio de Janeiro, como professora de Espanhol. Realizou curso de Educação Inclusiva pelo Portal da educação. Atuou como intérprete / tradutora de espanhol nos Jogos Mundiais Militares em 2011. Atualmente, ocupa cargo efetivo na Secretaria Estadual da Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) como professora de espanhol, lecionando também nas disciplinas de língua portuguesa, produção textual e letramento). Teve seu último trabalho científico: “O inspetor der alunos: dos corredores escolares ao agente educador inclusivo”, publicado pela revista Amplamente Cursos, no E-book Educação para a vida. 1º Ed. Vol. 02. ISBN:978-65-882-43015. DOI: 10.29327/516301.2 e DOI – Capítulo: 10.29327/516301.2-28

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

CALDAS SAPUCAIA, P.; DIAS ALVES, P. A TRANSIÇÃO DO CENÁRIO EDUCACIONAL EM MEIO À PANDEMIA DO COVID-19: DESAFIOS E PROBLEMÁTICAS ENVOLVIDAS NA PRÁTICA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DAS TIC’S COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Brazilian Journal of Policy and Development, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 67–94, 2020. DOI: 10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.4.67-94. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/brjpd/article/view/314. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático