ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: PROPOSTA DE DESIGN INSTRUCIONAL A PARTIR DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM
DOI:
10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.4.118-144Palavras-chave:
Estilos de aprendizagem, Ensino Não Presencial, Pandemia, Novas Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas ao Ensino – NTICResumo
O objetivo deste estudo consistiu em identificar os Estilos de Aprendizagem de alunos matriculados na disciplina Gestão e Rotinas de Recursos Humanos de um Curso Técnico em Administração de uma instituição pública federal e propor o Design Instrucional para a modalidade de ensino remoto em função da Pandemia do Novo Coronavírus. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo a partir de um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário fechado (N-ILS - New Index of Learning Styles). Concluiu que os principais estilos de aprendizagem da turma foram voltados para os polos Sensitivo, Verbal, Reflexivo e Sequencial, que teve o design instrucional criado com atividades proporcionais aos Estilos identificados nessa turma.