ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE A PRÁTICA DE PROFESORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO E O LETRAMENTO DIGITAL

Autores

DOI:

10.52367/BRJPD.2675-102X.2021.3.2.49-61

Palavras-chave:

Letramento digital, ensino, aprendizagem, professor, educação e ensino médio.

Resumo

O presente estudo constitui em um levantamento de pesquisas na base de dados Scopus, no qual tem como finalidade uma análise bibliométrica para investigar a relevância da questão-problema que se levanta acerca do desenvolvimento do Letramento Digital na prática docente na construção de competências dos estudantes do Ensino Médio. Seu objetivo principal é fornecer insumos para legitimação da proposta e realização de um levantamento do referencial teórico para dar fundamento à pesquisa de dissertação de Mestrado.  Assim, a utilização de métodos quantitativos auxiliará a busca das considerações a respeito de quais são os atuais desafios referentes ao letramento digital diante da produção científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução história e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, jan./jun. 2006. Disponível em :< https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/16/5> Acesso em : 01 jul. 20.
Aria, M. & Cuccurullo, C. bibliometrix: An R-tool for comprehensive science mapping analysis, Journal of Informetrics, 11(4), pp 959-975, Elsevier, 2017.
BIBLIOMETRIX. Disponível em< http://127.0.0.1:4911>. Acesso em 11 jun. 2020.
BUZATO, M.E.K.O que é letramento digital e qual a relevância desse conceito hoje? Em entrevista à E-Online. Postado em 27/02/2020. Disponível em<https://www.sescsp.org.br/online/revistas/> Acesso em 11 jun. 20.
Costa, H. G. (2010). Modelo para webibliomining: proposta e caso de aplicação Model for webibliomining: proposal and application.. Revista FAE, v. 13, p. 115-126. Disponível em: < https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/view/226> Acesso em 01 jul. 20.
CHUEKE, Gabriel Vouga; AMATUCCI, Marcos. O que é bibliometria? Uma introdução ao Fórum. Internext. São Paulo, v.10, n. 2, p. 1-5, mai./ago. 2015. Disponível em:<https://www.academia.edu/16124435/O_que_%C3%A9_bibliometria_Uma_introdu%C3%A7%C3%A3o_ao_F%C3%B3rum> Acesso em: 28 mai. 20.
GUEDES, V.L.S.; BORSCHIVE S. BIBLIOMETRIA: Uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. 2005. Disponível em: < http://www.cinform-anteriores.ufba.br/vi_anais/docs/VaniaLSGuedes.pdf>. Disponível em: 01 jul. 20.
LOPES, S. A Bibliometria e a Avaliação da Produção Científica: indicadores e ferramentas. ACTAS Congresso Nacional de bibliotecários, arquivistas e documentalistas. N.11.2012. Disponível em < encurtador.com.br/fFS09 >Acesso em 11 jun. 20.
SCOPUS. Disponível em <https://www.elsevier.com/pt-br/solutions/scopus> Acesso em 11 jun. 20.
PORTAL CAPES (SCOPUS). Disponível em: encurtador.com.br/pBKMR. Acesso em: 11 jun. 2020.
PRICE, Derek de Solla. O desenvolvimento da ciência: análise histórica, filosófica, sociológica e econômica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1976.
RIBEIRO, Ana Elisa. Escrever, hoje: palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. São Paulo: Parábola, 2018.

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

BARROSO, R.; LUQUETTI, E. .; SILVA, C. . .; OLIVEIRA, F. ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE A PRÁTICA DE PROFESORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO E O LETRAMENTO DIGITAL. Brazilian Journal of Policy and Development, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 49–61, 2021. DOI: 10.52367/BRJPD.2675-102X.2021.3.2.49-61. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/brjpd/article/view/354. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático