MOTIVAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE BAIXO CUSTO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.4.184-216Palavras-chave:
Revisão de Literatura, Materiais Didáticos de Baixo Custo, Deficiência Visual.Resumo
A educação é um processo dinâmico e, assim, espera-se que o professor promova experiências criativas e críticas. Desse modo, o ensinar e aprender não podem ser reduzidos a um saber pronto e indiscutível, principalmente para aqueles tem têm impedimentos psíquicos e/ou físicos como o visual. Assim, o objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão bibliográfica para identificar quais eram as motivações que desencadearam a criatividade docente ao produzir estratégias e materiais didáticos adaptados para o ensino de desses alunos com impedimento visual, utilizando materiais economicamente acessíveis. Esse levantamento foi realizado até 20 março de 2020 nos sites: ERIC, Google Acadêmico, SciELO e Periódicos CAPES e ReasearchGate aplicando dez palavras-chaves. Após considerar cinco critérios de exclusões, foram encontradas 40 publicações. Verificamos que sete tipos de motivações impulsionaram a produção de estratégias e materiais inclusivos para o processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual.