MOTIVAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE BAIXO CUSTO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Neuza Rejane Wille Lima Universidade Federal Fluminense
  • Lisânia Cardoso Tederixe Instituto Benjamin Constant, Brasil

DOI:

10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.4.184-216

Palavras-chave:

Revisão de Literatura, Materiais Didáticos de Baixo Custo, Deficiência Visual.

Resumo

A educação é um processo dinâmico e, assim, espera-se que o professor promova experiências criativas e críticas. Desse modo, o ensinar e aprender não podem ser reduzidos a um saber pronto e indiscutível, principalmente para aqueles tem têm impedimentos psíquicos e/ou físicos como o visual. Assim, o objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão bibliográfica para identificar quais eram as motivações que desencadearam a criatividade docente ao produzir estratégias e materiais didáticos adaptados para o ensino de desses alunos com impedimento visual, utilizando materiais economicamente acessíveis. Esse levantamento foi realizado até 20 março de 2020 nos sites: ERIC, Google Acadêmico, SciELO e Periódicos CAPES e ReasearchGate aplicando dez palavras-chaves. Após considerar cinco critérios de exclusões, foram encontradas 40 publicações. Verificamos que sete tipos de motivações impulsionaram a produção de estratégias e materiais inclusivos para o processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual.

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Biografia do Autor

Lisânia Cardoso Tederixe, Instituto Benjamin Constant, Brasil

Mestre em Diversidade e Inclusão

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

LIMA, N. R. W.; CARDOSO TEDERIXE, L. . MOTIVAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE BAIXO CUSTO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL . Brazilian Journal of Policy and Development, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 184–216, 2020. DOI: 10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.4.184-216. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/brjpd/article/view/309. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos